Abaixo das saídas de ar para o banco traseiro, um prático local para copos; a caixa automática de seis marchas funciona bem e permite mudanças manuais
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No interior bem-acabado, destaque à posição de dirigir, à clareza dos instrumentos e comandos e à opção do agradável revestimento bege

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Teto solar em duas partes, em que só a primeira abre: um dos poucos opcionais de uma perua que não tem concorrência direta hoje no Brasil

 
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 5 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 2.480 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 170 cv a 5.700 rpm. Torque máximo: 24,5 m.kgf a 4.250 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente multibraço.
RODAS - 17 pol; pneus, 215/45 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,556 m; largura, 1,781 m; altura, 1,467 m; entreeixos, 2,578 m; capacidade do tanque, 55 l; portamalas, 505 l; peso, 1.515 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 205 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,2 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

O espaço interno é bom. A Jetta acomoda com conforto os passageiros de trás e o terceiro deles conta com espaço razoável, mas tem seu conforto prejudicado pelo apoio de braço central, duro e de formato incômodo. O compartimento de bagagem traz espaço de 505 litros, condizente com a proposta do carro, e conta com ganchos para fixação de carga e tomada de 12 volts. A Variant ainda pode vir equipada com o teto solar panorâmico de acionamento elétrico, dividido em duas seções. A primeira levanta apenas a parte posterior ou se abre por inteiro, correndo sobre a segunda porção de vidro. Há uma persiana, também elétrica, que cobre toda a área envidraçada do teto.

O ar-condicionado, muito eficiente, conta com regulagem de temperatura independente para motorista e passageiro e saídas para o banco traseiro e para o portaluvas. Os vidros podem ser abertos e fechados a distância pela chave. E agradam detalhes como mola a gás para manter o capô aberto, porta do motorista destravada em separado (mais seguro) e ajuste de apoio lombar até para o passageiro da frente. Embora a cabine e a posição de dirigir da Jetta Variant sejam praticamente impecáveis, há alguns pontos que podem melhorar. Um deles é a instalação de uma alça do teto no local do motorista: seria mais útil ali um porta-óculos, como no New Beetle e no Golf. E o apoio de braço para o motorista poderia ser um pouco mais longo ou então corrediço.

Ronco de esportivo   A Jetta Variant é equipada com o mesmo motor do sedã, de cinco cilindros em linha, 2,5 litros e 20 válvulas, que rende potência de 170 cv e torque de 24,5 m.kgf. Embora a rotação de torque máximo (4.250 rpm) pareça um tanto alta, grande parte dessa força aparece em rotações mais baixas. A caixa de câmbio automática de seis marchas, com possibilidade de trocas manuais pela alavanca, é fabricada pela japonesa Aisin e a mesma que equipa Golf, New Beetle e Bora. Funciona muito bem, com trocas suaves e silenciosas e mudanças manuais realizadas de maneira rápida e eficiente.

A VW escolheu marchas longas, que privilegiam o funcionamento do motor em rotações mais baixas, para menores consumo, ruído e emissões poluentes, mas não exploram o melhor do motor. Para que isso ocorra, o melhor é usar as trocas manuais do câmbio e manter o motor em rotação mais alta, onde se obtém uma resposta mais viva e pronta do motor. Vale destacar o ronco desse cinco-cilindros, que cativa durante as acelerações com seu agradável tempero esportivo.

A evolução da plataforma da linha Golf da quarta para a quinta geração foi digna de nota. A VW atualizou a arquitetura anterior e passou a oferecer um conjunto moderno em todos os sentidos. Além da ampliação de medidas, como a distância entre eixos (passou de 2,51 para 2,58 metros, ainda modesta para a classe), adotou-se nova arquitetura de suspensão traseira. Foi abandonado o eixo de torção, que vinha no Golf desde o modelo original de 1974, para a adoção de um sistema multibraço, bem mais eficiente, moderno, leve e que rouba menos espaço do compartimento de bagagem.

De fato, o comportamento do carro é exemplar. Tomam-se curvas quase que sem tomar conhecimento da velocidade, pois o carro transmite muita confiança. Sem dúvida, contribuem os pneus Continental Sport Contact 2 de medida 225/45 R 17. Outro reflexo da moderna construção é o conforto de marcha, embora se note certa aspereza na absorção dos impactos de pisos irregulares. Como exemplo, os modelos da Fiat com pneus de medida semelhante (como Stilo Sporting e Linea/Punto T-Jet) têm melhor absorção.

No todo, a Jetta Variant é um carro muito interessante e com uma longa lista de equipamentos de série: bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (com possibilidade de desligar a bolsa do passageiro), controle de estabilidade (pode ser desabilitado por um botão no console), rodas de 17 pol, ar-condicionado com duas zonas, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade e freios com sistema antitravamento (ABS). A lista de opcionais é curta: revestimento em couro, faróis de xenônio em ambos os fachos com lavador, acionamento automático de faróis e limpador de parabrisa, retrovisor interno fotocrômico e o teto solar panorâmico.

Todo esse pacote tem o preço sugerido de R$ 91.990 sem opções, chegando a R$ 108.200 quando equipado com todos os opcionais, o que a deixa sem concorrência direta (a mais próxima, a Renault Mégane Privilege de 138 cv, sai a R$ 78.190; a Peugeot deixou de trazer a 307 SW). Não é pouco dinheiro, mas o carro traz muito em termos de equipamentos, comportamento e desempenho. Quem busca um carro para a família com uma grande dose de conforto e algum toque de esportividade deve colocar a Jetta Variant na lista de alternativas.

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