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Bem-acabado e farto em equipamentos, o interior tem aspecto moderno no V6 (em cima) e tradicional no V8, com apliques que imitam madeira

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Dotado de suspensão com controle eletrônico no caso do V8, o Touareg ganhou eficiência na tração integral, que usa diferencial central Torsen

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O controlador de velocidade mantém distância segura do tráfego que está à frente e, em caso de colisão iminente, os cintos são tensionados

No interior sofisticado, a disposição dos comandos não mudou, mas o aspecto como um todo está mais moderno e menos sisudo, caso da troca do volante de quatro raios por um de três. Na versão V8 o painel conta com acabamento imitando madeira, enquanto no V6 é de alumínio escovado. Entre as conveniências estão sistema de áudio com toca-DVDs, tela de 8 pol sensível ao toque, interface Bluetooth com comando de voz e disco rígido de 60 Gb, dos quais 18 são reservados para músicas e vídeos; e banco traseiro com ajustes de distancia do assento e inclinação do encosto.

O teto solar panorâmico é um show à parte: com quase 1 x 1,5 metro, tem duas seções de vidro, a dianteira móvel e a traseira fixa, e a VW garante que ele não produz ruídos a até 300 km/h e pode ser fechado a até 260 km/h, velocidades que o veículo nem mesmo alcança. Além disso, seu vidro especial absorve quase 90% do calor e da luz solar e 96% dos raios ultravioleta, para grande conforto térmico.

Auxílios eletrônicos estão presentes em grande número. Há quatro câmeras ao redor do carro para que o motorista possa ver seus arredores. O controlador de velocidade monitora o tráfego à frente e mantém distância segura, podendo frear o carro até a imobilidade se for preciso. Em caso de risco de colisão, a folga dos cintos é reduzida. O sistema Side Assist alerta, por leds nos retrovisores laterais, se houver veículo em ponto sem visibilidade quando se troca de faixa de rolamento. Embora não haja — o que é inexplicável — assistente de estacionamento, uma câmera mostra imagens da traseira ao rodar de ré e linhas na tela sinalizam para onde o veículo vai de acordo com a posição do volante.

Os motores adotados no modelo 2008 do Touareg anterior, com injeção direta e outras evoluções, foram mantidos na nova geração. O V6 fornece potência de 280 cv e torque de 37 m.kgf para um peso de 2.032 kg, enquanto o V8 entrega 360 cv e 45,4 m.kgf para carregar 2.075 kg. Mesmo com toda essa massa, eles aceleram como carros esportivos: de 0 a 100 km/h bastam 7,8 segundos na versão menos potente e 6,5 s na mais vigorosa.

Permanece também a tração integral 4Motion, que usa diferencial central Torsen (sensível ao torque) e bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro. Na versão V8 a suspensão conta com molas a ar e controle eletrônico, que ajusta o amortecimento, a altura de rodagem e o nivelamento da carroceria. Pode-se escolher entre quatro posições de altura e três modos de amortecimento (normal, conforto e esporte — neste, a altura de rodagem diminui em 25 mm).

Ao volante   Tivemos a oportunidade de avaliar as duas versões em condições bem variadas, incluindo um leve fora-de-estrada. Começamos pelo Touareg V6 com um roteiro misturado em estrada muito sinuosa, de asfalto bom, e um bom — ou melhor, ruim — trecho de terra.

Um dos destaques é a praticidade de mudar a configuração da suspensão para uso dentro ou fora de estrada, ao simples girar de um comando no console. A maior dificuldade de projetar um veículo todo-terreno é justamente acertar o compromisso entre desempenho e conforto nas várias condições de piso. Com o uso da eletrônica, tornou-se possível aumentar ou reduzir a distância livre do solo (por meio de bombas eletroidráulicas) e adaptar outros sistemas de controle do veículo.

A bordo da versão V6 do Touareg, ao escolher a posição para estrada asfaltada, o utilitário esporte fica mais próximo do solo, deslocando o centro de massa mais para baixo, o que reduz um dos grandes efeitos colaterais desse tipo de veículo — a tendência a "rolar" muito nas curvas. Auxiliado por pneus de medidas generosas (265/50 R 19 no V6 e 275/45 R 20 no V8), pode-se dirigi-lo nas curvas quase como se fosse um automóvel.

No trecho de terra, com subida e descida radicais, pudemos constatar a diferença de funcionamento do sistema de configuração. Ao escolher a posição fora-de-estrada, o carro fica mais alto e nas descidas conta com um auxílio eletrônico, que retém a velocidade em cerca de 20 km/h. Nem é preciso pisar no freio para manter a velocidade e a tração é distribuída mais à traseira. A tela de cristal líquido no painel mostra tanto a distribuição da tração, nos eixos dianteiro e traseiro, quando o grau de esterço das rodas dianteiras. Continua

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