

Bem-acabado e farto em
equipamentos, o interior tem aspecto moderno no V6 (em cima) e
tradicional no V8, com apliques que imitam madeira


Dotado de suspensão com controle
eletrônico no caso do V8, o Touareg ganhou eficiência na tração
integral, que usa diferencial central Torsen

O controlador de velocidade
mantém distância segura do tráfego que está à frente e, em caso de
colisão iminente, os cintos são tensionados |
No interior sofisticado, a disposição dos comandos não mudou, mas o
aspecto como um todo está mais moderno e menos sisudo, caso da troca do
volante de quatro raios por um de três. Na versão V8 o painel conta com
acabamento imitando madeira, enquanto no V6 é de alumínio escovado.
Entre as conveniências estão sistema de áudio com toca-DVDs, tela de 8
pol sensível ao toque, interface Bluetooth
com comando de voz e disco rígido de 60 Gb, dos quais 18 são reservados
para músicas e vídeos; e banco traseiro com ajustes de distancia do
assento e inclinação do encosto.
O teto solar panorâmico é um show à parte: com quase 1 x 1,5 metro, tem
duas seções de vidro, a dianteira móvel e a traseira fixa, e a VW
garante que ele não produz ruídos a até 300 km/h e pode ser fechado a
até 260 km/h, velocidades que o veículo nem mesmo alcança. Além disso,
seu vidro especial absorve quase 90% do calor e da luz solar e 96% dos
raios ultravioleta, para grande conforto térmico.
Auxílios eletrônicos estão presentes em grande número. Há quatro câmeras
ao redor do carro para que o motorista possa ver seus arredores. O
controlador de velocidade monitora o tráfego à frente e mantém distância
segura, podendo frear o carro até a imobilidade se for preciso. Em caso
de risco de colisão, a folga dos cintos é reduzida. O sistema Side
Assist alerta, por leds nos retrovisores laterais, se houver veículo em
ponto sem visibilidade quando se troca de faixa de rolamento. Embora não
haja — o que é inexplicável — assistente de estacionamento, uma câmera
mostra imagens da traseira ao rodar de ré e linhas na tela sinalizam
para onde o veículo vai de acordo com a posição do volante.
Os motores adotados no modelo 2008 do Touareg
anterior, com injeção direta e
outras evoluções, foram mantidos na nova geração. O V6 fornece potência
de 280 cv e torque de 37 m.kgf para um peso de 2.032 kg, enquanto o V8
entrega 360 cv e 45,4 m.kgf para carregar 2.075 kg. Mesmo com toda essa
massa, eles aceleram como carros esportivos: de 0 a 100 km/h bastam 7,8
segundos na versão menos potente e 6,5 s na mais vigorosa.
Permanece também a tração integral 4Motion, que usa diferencial central
Torsen (sensível ao torque) e bloqueio eletrônico dos diferenciais
dianteiro e traseiro. Na versão V8 a suspensão conta com molas a ar e
controle eletrônico, que ajusta o amortecimento, a altura de rodagem e o
nivelamento da carroceria. Pode-se escolher entre quatro posições de
altura e três modos de amortecimento (normal, conforto e esporte —
neste, a altura de rodagem diminui em 25 mm).
Ao volante
Tivemos a oportunidade de avaliar as duas versões em condições bem
variadas, incluindo um leve fora-de-estrada. Começamos pelo Touareg V6
com um roteiro misturado em estrada muito sinuosa, de asfalto bom, e um
bom — ou melhor, ruim — trecho de terra.
Um dos destaques é a praticidade de mudar a configuração da suspensão
para uso dentro ou fora de estrada, ao simples girar de um comando no
console. A maior dificuldade de projetar um veículo todo-terreno é
justamente acertar o compromisso entre desempenho e conforto nas várias
condições de piso. Com o uso da eletrônica, tornou-se possível aumentar
ou reduzir a distância livre do solo (por meio de bombas
eletroidráulicas) e adaptar outros sistemas de controle do veículo.
A bordo da versão V6 do Touareg, ao escolher a posição para estrada
asfaltada, o utilitário esporte fica mais próximo do solo, deslocando o
centro de massa mais para baixo, o que reduz um dos grandes efeitos
colaterais desse tipo de veículo — a tendência a "rolar" muito nas
curvas. Auxiliado por pneus de medidas generosas (265/50 R 19 no V6 e
275/45 R 20 no V8), pode-se dirigi-lo nas curvas quase como se fosse um
automóvel.
No trecho de terra, com subida e descida radicais, pudemos constatar a
diferença de funcionamento do sistema de configuração. Ao escolher a
posição fora-de-estrada, o carro fica mais alto e nas descidas conta com
um auxílio eletrônico, que retém a velocidade em cerca de 20 km/h. Nem é
preciso pisar no freio para manter a velocidade e a tração é distribuída
mais à traseira. A tela de cristal líquido no painel mostra tanto a
distribuição da tração, nos eixos dianteiro e traseiro, quando o grau de
esterço das rodas dianteiras.
Continua |