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Nômade consolidado

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São poucas mudanças visuais, mas o Volkswagen Touareg
está mais potente e traz refinamentos em segurança

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

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Os faróis e a grade cromada são as novidades visuais mais evidentes, mas a VW diz que há 2.300 peças novas no que ela chama de segunda geração do Touareg

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O interior é praticamente igual, mas agora traz um controlador de velocidade com radar na versão V8

Dividindo a plataforma e diversos componentes de projeto com o Porsche Cayenne e o Audi Q7, o Volkswagen Touareg carregava o estigma de "primo pobre" desses modelos de maior prestígio. Com a primeira alteração estética e de componentes mecânicos desde seu lançamento, que agora chega ao Brasil, o Touareg mantém sua identidade e espera ganhar espaço no segmento de utilitários esporte de luxo.

As mudanças ficam evidentes na frente, dotada de novos faróis com a parte inferior arredondada e um aplique cromado em toda a região da grade, englobando esta e a entrada de ar inferior do pára-choque — o padrão de identificação da marca. Na traseira houve alteração nas lanternas, que agora têm dois tons de vermelho (um mais escuro onde não há iluminação, outro mais claro na parte em que estão as luzes). No interior as alterações não foram grandes. O painel agora tem tela do computador de bordo um pouco maior.

Embora as alterações estéticas tenham sido pequenas e discretas (veja o modelo anterior), serviram para atualizar o carro e nos permitem concluir que os 2.300 componentes alterados — como informa a fábrica, que considera esta reestilização uma nova geração — se encontram mesmo na mecânica. De fato, as duas versões ganharam injeção direta de gasolina, o que trouxe aumento de potência e torque, em boa parte por causa da maior taxa de compressão permitida pelo sistema.

O motor V6 de 3,6 litros e 24 válvulas rende potência de 280 cv e torque máximo de 36,7 m.kgf, contra 241 cv e 31 m.kgf da versão anterior, de 3,2 litros e injeção indireta. Acoplado ao câmbio automático de seis marchas com modo manual Tiptronic (acionado na alavanca ou por hastes atrás do volante), é capaz de levar o carro a uma velocidade final de 218 km/h e a acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, conforme dados da fábrica. Para um utilitário esporte que pesa 2.238 kg, é um desempenho respeitável. A tração permanece integral permanente.

Como não poderia ser diferente para o preço sugerido de US$ 106.555 (R$ 196 mil pela cotação de R$ 1,84), seu pacote de equipamentos é muito generoso: bancos revestidos em couro, ar-condicionado automático com controle individual para motorista e passageiro, computador de bordo com diversas funções, controlador de velocidade, sistema de áudio com 10 alto-falantes, limpador de pára-brisa automático, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas) e controle de estabilidade. Continua

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Data de publicação: 27/9/07

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