![Clique para ampliar a imagem](../carros/vw/2008/touareg-12.jpg)
![Clique para ampliar a imagem](../carros/vw/2008/touareg-v6-10.jpg)
Os faróis e a grade cromada são
as novidades visuais mais evidentes, mas a VW diz que há 2.300 peças
novas no que ela chama de segunda geração do Touareg
![Clique para ampliar a imagem](../carros/vw/2008/touareg-8.jpg)
![Clique para ampliar a imagem](../carros/vw/2008/touareg-9.jpg)
O interior é praticamente igual,
mas agora traz um controlador de velocidade com radar na versão V8 |
Dividindo a plataforma e diversos componentes de projeto com o Porsche
Cayenne e o Audi Q7, o Volkswagen
Touareg carregava o estigma de "primo pobre" desses modelos de maior
prestígio. Com a primeira alteração estética e de componentes mecânicos
desde seu lançamento, que agora chega ao Brasil, o Touareg mantém sua
identidade e espera ganhar espaço no segmento de utilitários esporte de
luxo.
As mudanças ficam evidentes na frente, dotada de novos faróis com a
parte inferior arredondada e um aplique cromado em toda a região da
grade, englobando esta e a entrada de ar inferior do pára-choque — o
padrão de identificação da marca. Na traseira houve alteração nas
lanternas, que agora têm dois tons de vermelho (um mais escuro onde não
há iluminação, outro mais claro na parte em que estão as luzes). No
interior as alterações não foram grandes. O painel agora tem tela do
computador de bordo um pouco maior.
Embora as alterações estéticas tenham sido pequenas e discretas (veja
o modelo anterior),
serviram para atualizar o carro e nos permitem concluir que os 2.300
componentes alterados — como informa a fábrica, que considera esta
reestilização uma nova geração — se encontram mesmo na mecânica. De
fato, as duas versões ganharam injeção
direta de gasolina, o que trouxe aumento de potência e torque, em
boa parte por causa da maior taxa de
compressão permitida pelo sistema.
O motor V6 de 3,6 litros e 24 válvulas rende potência de 280 cv e torque
máximo de 36,7 m.kgf, contra 241 cv e 31 m.kgf da versão anterior, de
3,2 litros e injeção indireta. Acoplado ao câmbio automático de seis
marchas com modo manual Tiptronic (acionado na alavanca ou por hastes
atrás do volante), é capaz de levar o carro a uma velocidade final de
218 km/h e a acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, conforme dados da
fábrica. Para um utilitário esporte que pesa 2.238 kg, é um desempenho
respeitável. A tração permanece integral permanente.
Como não poderia ser diferente para o preço sugerido de US$ 106.555 (R$
196 mil pela cotação de R$ 1,84), seu pacote de equipamentos é muito
generoso: bancos revestidos em couro, ar-condicionado automático com
controle individual para motorista e passageiro, computador de bordo com
diversas funções, controlador de velocidade,
sistema de áudio com 10 alto-falantes, limpador de pára-brisa
automático, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas) e
controle de estabilidade.
Continua |