Antes mesmo do início de
vendas do Phaeton, a Volkswagen
decidiu escalar os altos patamares do segmento de luxo no Brasil com o
utilitário esporte Touareg. Apresentado só agora à imprensa, já teve 50
unidades encomendadas e 30 entregues, de um total anual estimado em 110
veículos. O BCWS esteve em Santana do Parnaíba, a 44 quilômetros
da capital paulista, para avaliar o novo modelo de topo da marca no
mercado nacional, cujo nome se origina de um povo do deserto do Saara.
Dos quatro motores disponíveis no exterior, vem apenas o V8 de 4,2
litros e 310 cv, já bem conhecido da linha Audi. Os demais são um V6 de
ângulo estreito, 3,2 litros e 250 cv (a gasolina) e dois turbodiesel: um
cinco-cilindros de 2,5 litros e 174 cv e o V10 de 5,0 litros e 313 cv,
que lhe cairia muito bem — segundo a VW, porém, a baixa qualidade do
diesel brasileiro inviabiliza seu uso aqui.
O V8 custa US$ 117.315 (conversão pelo dólar do dia, o que dá R$ 337,8
mil pela
cotação a R$ 2,88), podendo chegar a US$ 120.876 (R$ 348 mil) com teto
solar elétrico e pintura metálica (há também opção por madeira murta ou vavona,
sem custo adicional). Um teto solar
com células solares, que acionam a ventilação interna quando se
estaciona sob sol, será oferecido na linha 2005. Boa medida foi a
opção entre revestimento interno em couro cinza-escuro, cinza-claro e
bege, este belíssimo.
Mesmo não sendo expoente em estilo, o Touareg agrada aos olhos. É
moderno — foi lançado em 2002 —, robusto e, para alguns, mais harmonioso
que o Porsche Cayenne, fruto do projeto em parceria entre as marcas. As lanternas traseiras
destoam um pouco, mas o conjunto é correto. Os pára-lamas dianteiros são
de plástico, o capô, de alumínio, e os faróis contam com
lâmpadas de xenônio para fachos baixo
e alto e lavadores. O
coeficiente aerodinâmico (Cx) é razoável, 0,41, mas a área frontal
assusta: 2,78 m², o que resulta em valor final de 1,14.
Continua |
O Touareg avaliado em uma
pista de lama (fotos superiores): facilidade e conforto no
fora-de-estrada, combinados a um rodar confortável e seguro no asfalto |