Best Cars Web Site

Valentia do deserto

Clique para ampliar a imagem

Chega ao Brasil o Touareg, um Volkswagen sofisticado e
de técnica primorosa, mas vendido a preço de Porsche

Texto e fotos: Fabrício Samahá (com divulgação)

Antes mesmo do início de vendas do Phaeton, a Volkswagen decidiu escalar os altos patamares do segmento de luxo no Brasil com o utilitário esporte Touareg. Apresentado só agora à imprensa, já teve 50 unidades encomendadas e 30 entregues, de um total anual estimado em 110 veículos. O BCWS esteve em Santana do Parnaíba, a 44 quilômetros da capital paulista, para avaliar o novo modelo de topo da marca no mercado nacional, cujo nome se origina de um povo do deserto do Saara.

Dos quatro motores disponíveis no exterior, vem apenas o V8 de 4,2 litros e 310 cv, já bem conhecido da linha Audi. Os demais são um V6 de ângulo estreito, 3,2 litros e 250 cv (a gasolina) e dois turbodiesel: um cinco-cilindros de 2,5 litros e 174 cv e o V10 de 5,0 litros e 313 cv, que lhe cairia muito bem — segundo a VW, porém, a baixa qualidade do diesel brasileiro inviabiliza seu uso aqui.

O V8 custa US$ 117.315 (conversão pelo dólar do dia, o que dá R$ 337,8 mil pela cotação a R$ 2,88), podendo chegar a US$ 120.876 (R$ 348 mil) com teto solar elétrico e pintura metálica (há também opção por madeira murta ou vavona, sem custo adicional). Um teto solar com células solares, que acionam a ventilação interna quando se estaciona sob sol, será oferecido na linha 2005. Boa medida foi a opção entre revestimento interno em couro cinza-escuro, cinza-claro e bege, este belíssimo.

Mesmo não sendo expoente em estilo, o Touareg agrada aos olhos. É moderno — foi lançado em 2002 —, robusto e, para alguns, mais harmonioso que o Porsche Cayenne, fruto do projeto em parceria entre as marcas. As lanternas traseiras destoam um pouco, mas o conjunto é correto. Os pára-lamas dianteiros são de plástico, o capô, de alumínio, e os faróis contam com lâmpadas de xenônio para fachos baixo e alto e lavadores. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é razoável, 0,41, mas a área frontal assusta: 2,78 m², o que resulta em valor final de 1,14. Continua

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O Touareg avaliado em uma pista de lama (fotos superiores): facilidade e conforto no fora-de-estrada, combinados a um rodar confortável e seguro no asfalto

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 13/4/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados