Discreto, mas evoluído

Clique para ampliar a imagem

Conservadores na remodelação visual, o VW Passat e a perua Variant
ganham avanços importantes em técnica, conforto e segurança

Texto: Fabrício Samahá e Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Grade inspirada na do Phaeton, linhas mais retas, sensação de maior largura: a reforma de estilo deixou o sedã com aspecto menos ousado

Mal chegou ao mercado o novo Jetta e a Volkswagen já lança mais três modelos importados com grandes novidades. Para o Passat sedã e a perua Variant, trata-se de uma extensa reestilização sobre a geração lançada aqui em 2006, incluindo avanços técnicos e em itens de segurança e conveniência. No caso do utilitário esporte Touareg (leia avaliação), o que estreia é uma geração toda nova.

As duas opções de Passat vêm agora em versão única, com motor turbo de 2,0 litros e tração dianteira, sem alternativa do V6 de 3,2 litros com tração integral oferecido até então. Os preços sugeridos começam em R$ 106.700 para o sedã e R$ 113.130 para a Variant, e os dois modelos trazem de série um pacote compatível com esses valores.

Entre os itens estão controle de estabilidade e tração, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas para área lateral de vidros), rodas de 17 pol (incluindo estepe), bancos revestidos em couro Nappa com aquecimento nos dianteiros, ajuste elétrico para o encosto e o apoio lombar do banco do motorista, rádio/toca-CDs para seis discos com tela sensível ao toque, ar-condicionado automático de duas zonas, freio de estacionamento com acionamento elétrico, sistema de identificação de fadiga do condutor, computador de bordo e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Os opcionais são bancos dianteiros com ventilação e ajuste elétrico (o do motorista com memória), acesso ao veículo e partida do motor sem chave, auxílio ao estacionamento, faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e fila de leds, controle automático de distância e velocidade, teto solar elétrico com células solares (sedã) ou teto solar panorâmico (Variant) e rádio com navegador integrado.

A remodelação do Passat, que assume um aspecto conservador, afeta sobretudo a frente e a traseira. A grade dianteira segue o estilo adotado no topo de linha Phaeton, com altura semelhante à dos novos faróis, que trazem uma fila de 15 leds em cada lado para luz diurna. É mais um VW a abandonar a ampla grade cromada que invadia o para-choque. Na parte de trás, a tampa do porta-malas do sedã faz parecer mais baixa e larga, enquanto as lanternas perdem os elementos circulares. O Cx continua expressivo, 0,29 no sedã e 0,30 na Variant.

O interior tem poucas alterações visíveis, caso dos bancos, da iluminação ambiente e de alguns comandos, como os de ventilação e do console central, redesenhados. Os bancos dianteiros podem ter ventilação apenas quando o revestimento é em couro preto — as opções em bege e marrom, cuja oferta é elogiável, não trazer tal recurso. No topo da parte central do painel surge um relógio analógico, em um contraste entre o moderno e o tradicional.

Ao lado da alavanca de câmbio vem o botão de partida do motor caso o carro tenha sistema de acesso e partida sem uso de chave, opcional. O rádio/toca-CDs ganhou uma ampla tela sensível ao toque pela qual se comanda também o navegador por satélite. No sedã o teto solar traz células que obtêm energia dos raios solares para acionar a ventilação interna, o que ajuda a conter o aumento de temperatura quando exposto ao sol. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 28/5/11

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados