S10 e Blazer, enfim flexíveis O motor de 2,4 litros dos utilitários Chevrolet
passa a admitir |
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Demorou mas saiu o motor 2,4-litros flexível em combustível para o picape S10 e o utilitário esporte Blazer. Com a novidade, toda a produção nacional da General Motors agora consiste de motores flexíveis, sempre que trate de ignição por centelha. A exceção seria o Celta 1,4-litro, mas a versão foi oficiosamente descontinuada pouco depois do início das vendas do Prisma, em novembro, e deverá voltar em breve com o motor flexível do sedã. O ganho
expressivo em potência deixou o S10 O
S10 com motor 2,4, apenas em versão Advantage de cabine dupla, custa R$
53.735 e chega a R$ 59.931 quando dotado de itens de conforto,
conveniência e aspecto. Ar-condicionado e direção assistida hidráulica
com volante regulável em altura vêm de série, enquanto controles
elétricos (vidros, travas e retrovisores), alarme, rodas de alumínio e
freios com sistema antitravamento (ABS) são opcionais. O Blazer, também
Advantage, parte de R$ 60.489 e chega a R$ 67.438 com os mesmos itens. O
consumidor comum não terá acesso ao S10 de cabine simples com o novo
motor, em versão Colina, destinada a frotistas em geral e órgãos
governamentais, assim como o Blazer Colina. As versões a diesel
permanecem sem alteração. Apenas o
acabamento Advantage é vendido ao |
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A maior taxa de compressão
explica o aumento Como
tem sido dito no Best Cars — em particular na coluna Do Banco
do Motorista —, a chegada do motor flexível teve como efeito
colateral positivo a melhoria dos motores no funcionamento a gasolina.
Isso comprova que a indústria automobilística (em geral, não só a GM)
poderia ter oferecido motores melhores e mais econômicos desde 1992,
quando a gasolina brasileira adquiriu as características que tem hoje.
Houve realmente acomodação da indústria nesse caso. O exemplo do novo
2,4 da GM fala por si só: 10% mais de potência. O interior de
ambos os modelos é simples, mas há Seja como for, o motor é bem adequado à finalidade de emprego. Pode ser usado em toda a faixa de rotação e proporciona a desenvoltura que se espera. O corte de rotação ocorre a 6.000 rpm, bem além da potência máxima (5.200 rpm), como deve ser. Com relação r/l desfavorável (0,34) e sem o uso de árvores de balanceamento — aplicadas só à versão de 16 válvulas do Vectra —, nota-se certa aspereza, mas não chega a incomodar. Por falar no Vectra, fica um tanto estranha a proximidade de potência (146 cv com gasolina e 150 com álcool) ao S10/Blazer, efeito da taxa de compressão baixa demais do sedã. |
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