Best Cars Web Site

Retoque mais que discreto

Clique para ampliar a imagem

Depois de seis anos a minivan Citroën Xsara Picasso
passa pela primeira evolução de estilo, mas bem leve

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Com mais de 700 mil unidades vendidas desde o lançamento em 2001, o que lhe dá a liderança do segmento com mais de 40% de participação, a Citroën apresentou nesta terça-feira, no Guarujá, SP, a evolução da minivan Picasso, que identifica o modelo 2008. As diferenças são estéticas apenas e envolvem, na dianteira, pára-choque mais retilíneo e com uma barra cromada, a grade que identifica melhor a família — especialmente a dupla espinha que é o símbolo da marca — e faróis. Na traseira, o pára-choque foi redesenhado, e o logo Citroën, aumentado, além da relocalização dos demais emblemas de identificação.

As mudanças atingem só o modelo brasileiro, segundo a Citroën, mas na verdade são muito semelhantes às da versão chinesa apresentada no início do ano, que tem inclusive faróis de duplo refletor, não adotados aqui. Constituem a primeira alteração feita no Brasil, na fábrica de Porto Real, RJ. Há duas novas cores cinza, mais preto e azul, bem como nova calota na versão GLX. No interior, as padronagens dos revestimentos de bancos e portas mais escuras visaram atender a uma exigência do mercado, segundo a fábrica, mas o Best Cars prefere interiores mais claros.

Não houve alteração dos preços sugeridos: R$ 58.315 (1,6 GLX), R$ 64.080 (1,6 Exclusive), R$ 61.270 (2,0 GLX), R$ 67.935 (2,0 Exclusive), R$ 68.180 (2,0 GLX com câmbio automático) e R$ 73.380 (2,0 Exclusive automático). Todas as demais características da Picasso permanecem sem alteração.

A Citroën aproveitou para anunciar modificação na sistemática de assistência técnica, visando a baixar o custo de manutenção. Acaba a primeira revisão aos 2.500 km, que passa para 10.000 km e continua neste intervalo por toda a vida do veículo. A mudança inclui o C3 e o C4 Pallas, este com comercialização a se iniciar em setembro. Os preços das revisões são fixos em todo o país: R$ 195, R$ 295, R$ 395 e R$ 295 para 10, 20, 30 e 40 mil quilômetros, no caso da Picasso.

Durante o lançamento foi comunicada modificação importante no grupo PSA Peugeot Citroën: a criação da unidade de negócios Mercosul, com sede no Rio de Janeiro e comandada pelo francês Vicent Rambaud. A autonomia passa a ser total, ao contrário de antes, em que cada área precisava se reportar à sua respectiva na França, longe de ser a melhor solução em termos administrativos.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 138 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 20 m.kgf a 4.100 rpm.
CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - assistida, de pinhão e cremalheira.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, independente, braço arrastado.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 185/65 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,276 m; largura, 1,751 m; altura, 1,66 m; entreeixos, 2,76 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 550 l; peso, 1.326 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 198 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,8 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 31/7/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados