

Por dentro mudam as formas e o
material do
painel de instrumentos, que ganha aspecto mais refinado e mostradores em
três módulos



Evoluções como o câmbio, agora
com comando a cabo, convivem com antigos inconvenientes como a posição
de controles elétricos de vidros |
No mais, todos os comandos estão no lugar de sempre e os de
ar-condicionado continuam um pouco baixos, dificultando a visão. E a
Peugeot perdeu a chance de corrigir um aspecto que incomoda: os botões
dos vidros elétricos dianteiros no console central, junto à alavanca do
freio de estacionamento, e os traseiros na parte final do console,
posição infeliz. O carro ganharia muito se adotasse comandos semelhantes
aos do 307, nas portas.
A parte mecânica sofreu alterações na suspensão, no sistema de
ar-condicionado, no comando de câmbio e na central eletrônica dos
motores, mas estes continuam com o mesmo desempenho. A versão de 1,4
litro e duas válvulas por cilindro rende 80/82 cv com gasolina e álcool,
na ordem, e torque máximo de 12,8 m.kgf nos dois casos. Já o motor 1,6
de quatro válvulas por cilindro fornece 110/113 cv e 14,2/15,5 m.kgf, na
mesma ordem.
Os amortecedores possuem nova tecnologia e foram recalibrados a fim de
deixar o rodar mais confortável. Foram revistas buchas e batentes de
ambos os eixos, mas a suspensão traseira recebeu mais atenção dos
engenheiros. Sua geometria foi alterada e agora as rodas estão mais
convergentes (próximas na parte dianteira) e com a
cambagem mais negativa (mais distantes
na base dos pneus que no topo), em busca de deixar a traseira do carro
mais estável. O intuito foi anular a tendência de escapar com esse eixo
em situações extremas — quando o motorista alivia o pé do acelerador em
curvas de raio longo em alta velocidade, por exemplo — que o 206 sempre
teve. Tal comportamento, que requer habilidade especial do motorista,
ainda pode ser notado na nova versão, mas está mais brando e parece
ocorrer em limite mais alto.
Os pneus possuem novas medidas, 185/60 com rodas de 15 pol e 185/65 com
as de 14 pol. Esta última, que vinha nas versões 1,6, está agora nos
carros de 1,4 litro. No geral, pode-se dizer que o 206 ganhou com as
mudanças na suspensão, tornando-se mais confortável sem prejuízo da
estabilidade. Esse conforto é complementado pelo isolamento acústico
digno de elogios. Mal se escuta ruído do motor ou da transmissão,
havendo somente invasão de ruídos de rodagem dos pneus. Mesmo em
rotações mais altas, o barulho que invade a cabine é menor que em
concorrentes como Polo e Punto.
O ar-condicionado passou a ser mais potente e outra evolução — talvez a
principal e mais perceptível — foi a troca dos varões de acionamento do
câmbio por cabos. Com o novo sistema o 207 encaixa-se no perfil de
carros com engates fáceis e precisos, distanciando-se muito do 206, e os
engates já não são ruidosos como antes. Ficaram bem perto das
referências do segmento nesse aspecto, o Fox e o Polo. O câmbio
automático, avaliado na SW, tem espaço para melhora em tempo de resposta
ao comando do acelerador, pois continua um intervalo excessivo entre o
pedido de redução e a resposta do câmbio.
As versões
A denominação da linha mudou por causa do Passion: se antes usavam
nomes, haveria combinações extensas no caso do sedã, tendo então sido
adotadas siglas. XR corresponde à mais simples, com motor 1,4, e XS se
refere aos carros mais equipados e com propulsor 1,6. Há ainda a XR
Sport (esportiva só na aparência, que fique claro), com mais
equipamentos e motor 1,4. Como o antigo 206 permanece disponível em
versão 1,4 básica, a Peugeot definiu um pacote com bom equipamento de
série para o 207.
O XR já vem com ar-condicionado, direção assistida hidráulica e controle
elétrico dos vidros dianteiros e das travas. A XR Sport acrescenta rodas
de alumínio de 14 pol e faróis de neblina. A XS tem ainda faróis,
limpador de pára-brisa e ar-condicionado automáticos; rodas de 15 pol,
computador de bordo, bancos mais envolventes, freios traseiros a disco,
alarme, itens internos (como pedais) em alumínio e banco traseiro
bipartido. A XS pode contar com um pacote que abrange câmbio automático
de quatro marchas com opção de trocas manuais e freios com sistema
antitravamento (ABS). Esta configuração pode ser associada a outro
pacote, com bolsas infláveis frontais e laterais (inéditas no modelo) e
revestimento dos bancos em couro. Outra opção é de rádio/CD com
MP3. No caso da 207 SW, a XS vem apenas
com câmbio automático e ABS.
Continua |