Saiba como anunciar
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Similar ao 206 Sedan produzido no Irã, o Passion mantém a identidade do hatch até nas lanternas; a harmonia de linhas provoca discussões

Clique para ampliar a imagem

O espaço traseiro é como no hatch, mas cabem 420 l no porta-malas

A definição de versões deixa algumas carências: o comprador do carro com câmbio manual não poderá usufruir de freios ABS e bolsas infláveis, enquanto na SW não é possível associar motor 1,6 a caixa manual. Também desaparecem por enquanto as versões Moonlight (com teto solar) e a opção "aventureira" Escapade para a SW, com suspensão mais alta e pneus de uso misto, mas é provável que ela seja relançada mais tarde.

Os preços sugeridos são: hatch XR 1,4, R$ 37.790; XR Sport 1,4, R$ 39.590; XS 1,6, R$ 43.300; XS 1,6 automático, R$ 48.800; SW XR 1,4, R$ 43.000; SW XR Sport 1,4, R$ 44.790; e SW XS 1,6 (só automática), R$ 52.500. Houve ligeira redução em relação aos do 206, mas deve ser considerado que o modelo anterior era vendido há tempos com expressivo desconto. Na prática, se os novos preços forem concretizados nas vendas, o carro será um pouco mais caro ao consumidor que o antigo.

Do Irã para o Brasil   Embora as vendas comecem só em outubro, a Peugeot já colocou para avaliação o 207 Passion, versão sedã três-volumes do 206 renovado. O desenho da traseira repete o do 206 Sedan produzido desde 2005 pela Khodro, marca iraniana que fabrica modelos da Peugeot. Com o mesmo padrão do restante da linha para motores, versões e equipamentos, o sedã mede 4,23 metros de comprimento, aumento de 36 cm sobre o hatch, e já chega dividindo opiniões.

A nosso ver, a adaptação de uma traseira longa e volumosa ao 206 não foi feliz. Há volume em excesso na região, como nas espessas colunas e até no novo pára-choque, o que destoa da compacta seção central da carroceria. Lanternas maiores poderiam amenizar essa sensação. A nova versão é exatamente igual aos demais carros da linha até as portas traseiras, incluindo o espaço interno um tanto escasso (a distância entre eixos não muda), mas acrescenta um porta-malas com capacidade anunciada de 420 litros no Brasil (no Irã são apenas 384, o que é estranho). As articulações da tampa não são pantográficas, mas evitam danos à bagagem por operar dentro de espaços reservados. E, novidade na linha, seu estepe vem por dentro sob o carpete.

Polêmicas do nome e da estratégia de marketing à parte, a linha 207 constitui válida evolução dos 206. Houve melhora em pontos importantes, como suspensão e acionamento do câmbio, e o desenho externo e interno é atraente e o identifica com os demais modelos da marca. Resta saber como o mercado brasileiro, com sua exagerada importância ao estilo, receberá a versão três-volumes Passion.

Ficha técnica
    207 XR 1,4 hatch 5p 207 SW XS 1,6 16V 207 Passion XS 1,6 16V
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 75 x 77 mm 78,5 x 82 mm
Cilindrada 1.360 cm3 1.587 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 11:1
Potência máxima (gas.) 80 cv a 5.250 rpm 110 cv a 5.600 rpm
Potência máxima (álc.) 82 cv a 5.250 rpm 113 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas.) 12,8 m.kgf a 3.250 rpm 14,2 m.kgf a 4.000 rpm
Torque máximo (álc.) 12,8 m.kgf a 3.250 rpm 15,5 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 5 automático, 4 manual, 5
(opc.: automático, 4)
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim sim (apenas com câmbio automático)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro ND
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, braço arrastado, estabilizador
RODAS
Rodas 5,5 x 14 pol 6 x 15 pol
Pneus 185/65 R 14 185/60 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 3,872 m 4,073 m 4,235 m
Largura 1,669 m
Altura 1,446 m 1,484 m 1,447 m
Entreeixos 2,443 m
Capacidade do tanque 50 l
Porta-malas 245 l 313 l 420 l
Peso 1.045 kg 1.230 kg 1.134 kg (manual)
Dados do fabricante; ND = não disponível; desempenho e consumo não informados; o peso do Passion refere-se a câmbio manual

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade