


Apenas na Locker: molduras de
pára-lamas com linhas retas, luzes de direção nos retrovisores e barras
de teto como as da Idea Adventure

O bloqueio de diferencial é
acionado pelo motorista e só atua até 20 km/h: o objetivo é ganhar
tração e vencer obstáculos no fora-de-estrada


Suspensão e acessórios da antiga
Adventure agora vêm na Trekking, mas os pneus são menores e o motor é de
1,4 litro, com 85/86 cv |
Ele está entre os opcionais, junto das bolsas infláveis frontais, freios
com sistema antitravamento (ABS), vidros e travas elétricas, rodas de
alumínio, sensor de estacionamento
traseiro e volante revestido em couro, entre outros. Embora seja
possível escolher os itens em separado, a Fiat oferece o kit Attractive
com os mais solicitados: ar-condicionado, vidros e travas elétricas,
rodas de alumínio e as barras no teto.
A Trekking é semelhante à ELX em termos de equipamentos e acabamento
interno. As diferenças estão na parte externa: usa o conjunto de
suspensão da antiga Adventure e pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR,
só que na medida 175/70-14 (não 175/80-14 como eram na Adventure), além
de soleira externa das portas em preto, moldura nas caixas de rodas,
grade frontal preta, faróis com molduras cromadas e elementos internos
negros, faróis de neblina com moldura em preto e barras longitudinais
duplas no teto. Faltou diferenciação na frente, que poderia contar com
pára-choque específico. O conjunto de opcionais é o mesmo da ELX.
O preço da ELX não foi alterado: parte de R$ 39.920. O kit Attractive
custa para essa versão R$ 4.880, levando-a para R$ 44.800. A Trekking
custa R$ 2.000 a mais, partindo de R$ 41.920, e com o kit Attractive (R$
4.410) passa a R$ 46.330. As duas versões são equipadas com o motor
1,4-litro de 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, incremento de 5 cv
em relação ao anterior. Causou boa impressão no percurso de
experimentação dos carros, na região de Porto de Galinhas, em
Pernambuco.
Esperava-se desempenho mediano, mas a Weekend — sobretudo a Trekking —
foi uma grata surpresa em termos de desempenho. O motor responde
prontamente e com certo vigor em todas as rotações. Mostrou-se bem
adequado ao carro em uso normal. Certamente colaborou, no caso da
Trekking, a pequena redução nas relações de marchas e do diferencial. De
qualquer forma, a 120 km/h o carro se mantém na faixa de 3.500 rpm, o
que não causa incômodo.
Bloqueio e amortecedores
A menina dos olhos da Fiat é mesmo a Adventure Locker. Foi para ela que
a marca guardou as grandes novidades. Começou pelos elementos visuais
que a distinguem das demais por qualquer ângulo que se olhe, até mesmo
pelo teto, pois é equipada com um arranjo inspirado no da Idea
Adventure. O pára-choque dianteiro, mais robusto, traz um desenho que
pronuncia a grade cromada e sugere um quebra-mato.
Continua com faróis de neblina e de longo alcance sobrepostos. Os faróis
principais são como os da Trekking e, em conjunto com os instalados no
pára-choque, formam um conjunto de iluminação muito eficiente. Nas
laterais, as molduras das caixas de roda têm contorno anguloso e não
circular, como na antiga Adventure e agora na Trekking. As molduras
dianteiras e traseiras se comunicam por apliques que correm toda a parte
inferior das portas, trazendo ali a inscrição em relevo Adventure. Há
também novas rodas de 15 pol e pneus Pirelli Scorpion ATR em medida
205/70-15, a mesma da Idea Adventure, certo exagero para o porte e o
peso da Weekend.
Os novos espelhos retrovisores, exclusivos dessa versão, são maiores e
trazem repetidores das luzes de direção, item que deveria estar em toda
a linha. Uma ressalva é que as molduras dianteiras cresceram muito e
acabaram por invadir um pedaço dos faróis, o que deixa a sensação de
adaptação. Na parte traseira há novos apliques na parte inferior do
pára-choque, que numa primeira impressão parecem pesados e rebuscados,
mas ao vivo se nota que todo o conjunto casa muito bem com a proposta.
Internamente a Adventure mudou muito pouco. Além do terceiro encosto de
cabeça, ganhou bússola e clinômetro longitudinal e transversal no topo
do painel, como na Idea Adventure. O quadro de instrumentos mantém o
mostrador de combustível analógico. No mais, a Locker é bem mais
equipada: possui de série rodas de alumínio, ar-condicionado, vidros e
travas elétricas e banco do motorista com regulagem de altura, entre
outros. Seus opcionais passam pelo rádio/CD/MP3, bolsas infláveis
dianteiras e laterais, freios ABS, faróis e limpador de pára-brisa
automáticos, sensor de estacionamento e, como novidade, revestimento dos
bancos em couro com a inscrição Adventure.
O motor 1,8 já conhecido rende 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool.
As grandes novidades são o diferencial, que pode ser bloqueado ao
comando do motorista, e os amortecedores dianteiros batizados de Power
Shock, que detêm tecnologia Magneti Marelli-Cofap. Esses amortecedores
são equipados com uma mola interna, cuja função é participar do controle
da rolagem (inclinação) da carroceria em curvas e permitir diâmetro da
barra estabilizadora menor do que seria necessário.
É que um
estabilizador mais grosso contém a rolagem, mas deixa o rodar mais duro
quando apenas um lado da suspensão passa por oscilações. Com a solução
adotada, a espessura do estabilizador dianteiro aumentou apenas 2 mm,
frente ao considerável aumento de 20 mm na altura do carro, que passou
para 190 mm de vão livre mínimo.
Continua |