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Apenas na Locker: molduras de pára-lamas com linhas retas, luzes de direção nos retrovisores e barras de teto como as da Idea Adventure

O bloqueio de diferencial é acionado pelo motorista e só atua até 20 km/h: o objetivo é ganhar tração e vencer obstáculos no fora-de-estrada

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Suspensão e acessórios da antiga Adventure agora vêm na Trekking, mas os pneus são menores e o motor é de 1,4 litro, com 85/86 cv

Ele está entre os opcionais, junto das bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS), vidros e travas elétricas, rodas de alumínio, sensor de estacionamento traseiro e volante revestido em couro, entre outros. Embora seja possível escolher os itens em separado, a Fiat oferece o kit Attractive com os mais solicitados: ar-condicionado, vidros e travas elétricas, rodas de alumínio e as barras no teto.

A Trekking é semelhante à ELX em termos de equipamentos e acabamento interno. As diferenças estão na parte externa: usa o conjunto de suspensão da antiga Adventure e pneus de uso misto Pirelli Scorpion ATR, só que na medida 175/70-14 (não 175/80-14 como eram na Adventure), além de soleira externa das portas em preto, moldura nas caixas de rodas, grade frontal preta, faróis com molduras cromadas e elementos internos negros, faróis de neblina com moldura em preto e barras longitudinais duplas no teto. Faltou diferenciação na frente, que poderia contar com pára-choque específico. O conjunto de opcionais é o mesmo da ELX.

O preço da ELX não foi alterado: parte de R$ 39.920. O kit Attractive custa para essa versão R$ 4.880, levando-a para R$ 44.800. A Trekking custa R$ 2.000 a mais, partindo de R$ 41.920, e com o kit Attractive (R$ 4.410) passa a R$ 46.330. As duas versões são equipadas com o motor 1,4-litro de 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, incremento de 5 cv em relação ao anterior. Causou boa impressão no percurso de experimentação dos carros, na região de Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Esperava-se desempenho mediano, mas a Weekend — sobretudo a Trekking — foi uma grata surpresa em termos de desempenho. O motor responde prontamente e com certo vigor em todas as rotações. Mostrou-se bem adequado ao carro em uso normal. Certamente colaborou, no caso da Trekking, a pequena redução nas relações de marchas e do diferencial. De qualquer forma, a 120 km/h o carro se mantém na faixa de 3.500 rpm, o que não causa incômodo.

Bloqueio e amortecedores   A menina dos olhos da Fiat é mesmo a Adventure Locker. Foi para ela que a marca guardou as grandes novidades. Começou pelos elementos visuais que a distinguem das demais por qualquer ângulo que se olhe, até mesmo pelo teto, pois é equipada com um arranjo inspirado no da Idea Adventure. O pára-choque dianteiro, mais robusto, traz um desenho que pronuncia a grade cromada e sugere um quebra-mato.

Continua com faróis de neblina e de longo alcance sobrepostos. Os faróis principais são como os da Trekking e, em conjunto com os instalados no pára-choque, formam um conjunto de iluminação muito eficiente. Nas laterais, as molduras das caixas de roda têm contorno anguloso e não circular, como na antiga Adventure e agora na Trekking. As molduras dianteiras e traseiras se comunicam por apliques que correm toda a parte inferior das portas, trazendo ali a inscrição em relevo Adventure. Há também novas rodas de 15 pol e pneus Pirelli Scorpion ATR em medida 205/70-15, a mesma da Idea Adventure, certo exagero para o porte e o peso da Weekend.

Os novos espelhos retrovisores, exclusivos dessa versão, são maiores e trazem repetidores das luzes de direção, item que deveria estar em toda a linha. Uma ressalva é que as molduras dianteiras cresceram muito e acabaram por invadir um pedaço dos faróis, o que deixa a sensação de adaptação. Na parte traseira há novos apliques na parte inferior do pára-choque, que numa primeira impressão parecem pesados e rebuscados, mas ao vivo se nota que todo o conjunto casa muito bem com a proposta.

Internamente a Adventure mudou muito pouco. Além do terceiro encosto de cabeça, ganhou bússola e clinômetro longitudinal e transversal no topo do painel, como na Idea Adventure. O quadro de instrumentos mantém o mostrador de combustível analógico. No mais, a Locker é bem mais equipada: possui de série rodas de alumínio, ar-condicionado, vidros e travas elétricas e banco do motorista com regulagem de altura, entre outros. Seus opcionais passam pelo rádio/CD/MP3, bolsas infláveis dianteiras e laterais, freios ABS, faróis e limpador de pára-brisa automáticos, sensor de estacionamento e, como novidade, revestimento dos bancos em couro com a inscrição Adventure.

O motor 1,8 já conhecido rende 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool. As grandes novidades são o diferencial, que pode ser bloqueado ao comando do motorista, e os amortecedores dianteiros batizados de Power Shock, que detêm tecnologia Magneti Marelli-Cofap. Esses amortecedores são equipados com uma mola interna, cuja função é participar do controle da rolagem (inclinação) da carroceria em curvas e permitir diâmetro da barra estabilizadora menor do que seria necessário.

É que um estabilizador mais grosso contém a rolagem, mas deixa o rodar mais duro quando apenas um lado da suspensão passa por oscilações. Com a solução adotada, a espessura do estabilizador dianteiro aumentou apenas 2 mm, frente ao considerável aumento de 20 mm na altura do carro, que passou para 190 mm de vão livre mínimo. Continua

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