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A Trekking mostrou bom desempenho e mantém o acerto de suspensão já apreciado na antiga Adventure; deve responder por 30% das vendas

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Na ELX, a mesma frente do Siena combina-se a uma traseira de ótimo resultado; o vidro lateral traseiro tem novo formato em toda Weekend

Já o bloqueio de diferencial consiste em um auxílio para uso fora-de-estrada em baixa velocidade. Não se trata de um diferencial autobloqueante, como o dos esportivos Civic Si e Golf GTI, que tem como principal intuito evitar a perda de tração da roda interna em curvas. No sistema da Adventure, desenvolvido em parceria com a Eaton, a anulação do efeito do diferencial acontece só até 20 km/h e apenas se o motorista o comandar pelo botão no painel.

Quando uma das rodas dianteiras perde a aderência e a outra continua parada, o Locker, por meio de sistema eletromagnético, faz com que um anel, que vence uma mola de retorno, trave juntas as planetárias que transmitem potência às semi-árvores e estas, às rodas. Isso faz com que as duas rodas girem juntas e permite que aquela com tração mova o carro. Esse recurso deve ser acionado pelo motorista nas situações criticas, caso em que a mensagem ELD On aparece no painel. O veículo precisa estar parado e o motorista acionando o freio. Uma vez utilizado para sair do trecho difícil, o mecanismo pode ser desligado pelo botão ou automaticamente, bastando passar de 20 km/h. Então a mensagem ELD Off surge no quadro de instrumentos.

A adoção desses equipamentos deixou-nos curiosos quanto ao comportamento da Adventure Locker. Em termos dinâmicos, os ajustes de suspensão fizeram efeito: o carro continua muito bem acertado e preciso em curvas e mudanças rápidas de faixa. É perceptível em situações mais extremas pequena tendência do pneu em dobrar, o que é normal frente a sua altura, mas sem prejudicar a estabilidade.

Além disso, o carro está muito confortável, seja no fora-de-estrada, seja no asfalto, e não incomoda pelo barulho de rolagem dos pneus. Mérito tanto da Pirelli, com este Scorpion de moderna geração, quanto do bom isolamento acústico da Locker. A direção ficou um pouco mais pesada, em parte em razão dos 30 kg a mais, em parte por modificações como as bitolas maiores (há novos braços de suspensão e semi-árvores mais compridas), sem esquecer os pneus de largura 30 mm superior aos da antiga Adventure.

A Adventure mantém o bom desempenho, embora seu motor, ágil em baixas rotações, fique devendo um pouco nas altas. O bloqueio de diferencial tem utilização simples e mostrou-se muito eficaz. Em trechos do percurso de teste e numa pista montada pela Fiat, foi possível usá-lo e comprovar a ajuda do equipamento. Este é um carro que pode ser usado sem problema por uma família, em especial aquelas que às vezes precisem chegar a locais de acesso mais difícil, ou por quem tenham espírito de aventura e goste de passeios longe do asfalto. É prazeroso na condução e honesto em sua proposta. Claro que não se espera dele a aptidão fora-de-estrada de um modelo de tração integral.

O preço da Adventure foi mantido em R$ 53.850, mesmo diante da adoção de equipamentos. Segundo a Fiat, o Locker e os amortecedores acrescentariam R$ 3.500 ao valor. A empresa pretende vender por volta de 2.500 carros por mês, sendo metade Adventure Locker, 30% Trekking e 20% ELX. Para isso tem um produto interessante, de belas linhas — ainda que muitos achem que na Adventure Locker o desenho ficou rebuscado —, com tecnologias úteis na versão de topo e preços competitivos. Pelo alvoroço que o carro causou na avaliação, fazendo as pessoas virarem o pescoço para vê-lo, apontar e fazer todo tipo de pergunta quando era estacionado, parece que a Fiat acertou a mão.

Ficha técnica
    ELX 1,4 Trekking 1,4 Adventure Locker 1,8
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 72 x 84 mm 80,5 x 88,2 mm
Cilindrada 1.368 cm3 1.796 cm3
Taxa de compressão 10,35:1 10,5:1
Potência máxima (gas.) 85 cv a 5.750 rpm 112 cv a 5.500 rpm
Potência máxima (álc.) 86 cv a 5.750 rpm 114 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas.) 12,4 m.kgf a 3.500 rpm 17,8 m.kgf a 2.800 rpm
Torque máximo (álc.) 12,5 m.kgf a 3.500 rpm 18,5 m.kgf a 2.800 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas / tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros / traseiros a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim (opcional)
DIREÇÃO
Assistência / diâmetro de giro hidráulica / 10,5 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira independente, braço arrastado, estabilizador
RODAS
Rodas 5,5 x 14 pol 5,5 x 15 pol
Pneus 185/65 R 14 175/70 R 14 205/70 R 15
DIMENSÕES
Comprimento / largura 4,237 m / 1,639 m 4,237 m / 1,659 m 4,305 m / 1,721 m
Altura / entreeixos 1,515 m / 2,437 m 1,587 m / 2,437 m 1,643 m / 2,466 m
Capacidade do tanque / porta-malas 51 l / 460 l
Peso 1.091 kg 1.098 kg 1.198 kg
Desempenho e consumo
  ELX 1,4 Trekking 1,4 Adventure Locker 1,8
  gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 166 km/h 167 km/h 164 km/h 165 km/h 172 km/h 174 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,5 s 13,4 s 13,5 s 13,4 s 11,7 s 11,5 s
Consumo em cidade 13,4 km/l 9,5 km/l 13,0 km/l 9,2 km/l 12,2 km/l 8,4 km/l
Consumo em estrada 17,5 km/l 13,0 km/l 17,0 km/l 12,6 km/l 16,3 km/l 11,5 km/l
Dados do fabricante

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