Best Cars Web Site

Clique para ampliar a imagem

No C 280 e no 200 Avantgarde, que são iguais por fora, a grade traz a estrela como nos Mercedes esportivos

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O interior: mais espaço à frente e atrás, três áreas de ajuste de temperatura e o comando no console, para uso dos sistemas de áudio, telefonia e (lá fora) navegação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Detalhes do Avantgarde: fundo prata no quadro de instrumentos e ajuste elétrico completo dos bancos

Mais esportivo   No interior, a Mercedes teve o cuidado de manter elementos tradicionais como a posição de alguns comandos, as funções concentradas na alavanca à esquerda da coluna de direção (um tanto baixa, levando o motorista a acionar às vezes a do controlador e limitador de velocidade) e o freio de estacionamento, comandado por pedal e liberado por alavanca. O uso de acabamentos em prata e o volante com raios angulosos dão um aspecto esportivo, parte da estratégia da Mercedes de buscar clientes mais jovens com o novo C.

Nos instrumentos, o velocímetro agora central traz dentro de si um mostrador digital para mensagens de alerta, computador de bordo, configuração de funções e hodômetro, como em outros modelos da marca. O ar-condicionado passa a oferecer três áreas de ajuste de temperatura: esquerda, direita e traseira, esta com comandos voltados ao banco de trás. O visor dos sistemas de áudio, telefonia (com sistema Bluetooth para celular) e navegação (não disponível no Brasil) foi para o topo do painel e ganhou tampa, que não desliga os recursos ao ser fechada. É possível controlar esses dispositivos por um botão no console, ao estilo do iDrive da BMW, que acessa menus e seleciona funções.

Embora haja conector para toca-MP3 portátil, o sistema de série não lê esse tipo de arquivo nem admite mais de um CD. Outra falta é a da faixa degradê no pára-brisa. Mas há bons detalhes: ambos os retrovisores externos biconvexos e bem amplos, duplo fecho do capô, cofre do motor pintado como a carroceria (no Série 3 não é) e limpador de pára-brisa do lado direito com mecanismo pantográfico para maior varredura.

Os bancos dianteiros são firmes e confortáveis, com amplos ajustes. No Classic a regulagem elétrica é apenas de altura e reclinação do encosto, enquanto o Avantgarde soma as de distância, inclinação do assento e altura do encosto de cabeça — sempre para ambos os bancos, embora só o do motorista tenha ajuste de apoio lombar. Também restrito à segunda versão é o ajuste elétrico do volante. Uma falha na adaptação ao Brasil é que o regulador de distância do banco do passageiro esbarra no extintor de incêndio... Coisa de carro do Primeiro Mundo em país do Terceiro.

Os aumentos de 55 milímetros em comprimento, 42 em largura e 45 em distância entre eixos deixaram o Classe C mais espaçoso, mas não muito. O banco traseiro ainda é ideal para duas pessoas, que dispõem de boa acomodação na vertical e algo modesta para as pernas. O quinto ocupante, além do aperto, sofre com o encosto duro e o túnel da transmissão. O banco não rebate para ampliar o porta-malas, que é apenas satisfatório ao levar 475 litros. Ao se abrir sua tampa (que não usa dobradiças pantográficas, mas tem espaço previsto para os "pescoços de ganso"), aparecem de imediato o triângulo de segurança e uma luz vermelha que sinaliza o carro parado. O estepe tem roda e pneu iguais aos demais.

De resto, estão presente os equipamentos mais comuns na categoria, como freios com sistema antitravamento (ABS) e assistência adicional em emergência, controles de estabilidade e tração (que podem ser parcialmente desligados), seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e cortinas), encostos de cabeça ativos na frente e o sistema Pre-Safe, que prepara o veículo em caso de iminência de colisão para proteger os ocupantes. A versão Avantgarde adiciona faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos (o alto soma à lâmpada halógena uma comutação das de xenônio que fazem o facho baixo). Lamenta-se só haver sensores auxiliares de estacionamento, dianteiro e traseiro, no C 280. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados