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Na avaliação com as três versões, a confirmação de que conforto e segurança ainda são as prioridades da Mercedes, apesar do novo apelo à esportividade

Claro que os mais exigentes devem optar pelo C 280, que se mostra bem mais disposto em qualquer rotação e ainda traz o agradável som de um seis-cilindros. A caixa de sete marchas é suave nas trocas e responde rápido aos pedidos de redução pelo acelerador. Mas não deixa de ser estranho que, depois de destacar há apenas dois anos que todo Classe C vinha com comandos no volante para mudanças manuais, a Mercedes tenha eliminado esse recurso em todas as versões (no Classe E inclusive, exceto o esportivo 63 AMG). Parece cedo demais para concluir que os proprietários não dessem valor ao acessório.

Na apresentação do produto a empresa insistiu na tese de que adicionou esportividade a ele. Pode ser, mas não resta dúvida de que o Classe C é bem distinto de um BMW Série 3 nesse aspecto. Apesar da tração traseira e das qualidades inerentes a um bom carro alemão, como a estabilidade direcional irrepreensível a qualquer velocidade, o modelo de Stuttgart ainda segue um conceito menos voltado ao entusiasta. O comportamento em curva é sempre subesterçante, sendo difícil provocar saídas de traseira como muitos apreciam, e as sensações ao volante estão mais para carro de luxo que para esportivo, mesmo no C 280. Nem mesmo o motor cativa tanto pela "música" quanto o seis-em-linha bávaro.

Mas é um detalhe menor, acredita-se, para a maioria dos compradores de Mercedes. Mais importantes são as qualidades de conforto, solidez e segurança, associadas ao prestígio inigualável da estrela nesse segmento. Apesar de um desenho que pode dividir opiniões e da ausência temporária da versão 350, pode-se apostar que o novo C terá lugar cativo nessa categoria pequena em volume, mas grande nas cifras.

Ficha técnica
    C 200 Kompressor C 280
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha longitudinal, 6 em V
Comando e válv. por cilindro no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 82 x 85 mm 88 x 82,1 mm
Cilindrada 1.796 cm3 2.996 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 11,3:1
Potência máxima 184 cv a 5.500 rpm 231 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 25,5 m.kgf a 2.800 rpm 30,6 m.kgf a 2.500 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
Superalimentação compressor não
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 5 automático, 7
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,8 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, multibraço
RODAS
Rodas 7 x 16 pol* 7,5 x 17 pol
Pneus 205/55 R 16* 225/45 R 17
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,581 m / 1,77 m
Altura e entreeixos 1,444 m / 2,76 m
Capacidade do tanque e porta-malas 66 l / 475 l
Peso 1.490 kg 1.555 kg
* Versão Classic; a versão Avantgarde tem a mesma especificação do C 280
Desempenho e consumo
  C 200 Kompressor C 280
Velocidade máxima 235 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,6 s 7,3 s
Consumo em cidade 9,3 km/l 7,3 km/l
Consumo em estrada 16,6 km/l 14,2 km/l
Dados do fabricante

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