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O interior do Limited: aspecto moderno e fartas conveniências, como ajuste elétrico de banco, navegador e ar-condicionado de duas zonas


 

 

A versão de topo tem câmera traseira com imagens no retrovisor; suas bolsas infláveis incluem as laterais dianteiras e as cortinas (na foto)

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O motor de cinco cilindros a diesel é o destaque: com 3,2 litros, oferece potência (200 cv) e torque (48 m.kgf) líderes em seu segmento no Brasil

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O espaço interno é bastante bom para o tipo de veículo. Rodando com quatro adultos, sendo o maior de 1,85 metro e o menor de 1,69 m, todos encontraram boa posição tanto de direção quanto nos bancos de passageiros. O único pênalti é a regulagem de volante, que deixa de fora o ajuste em distância.

Motor próprio, seis marchas   Ao contrário do modelo anterior, que usava motor International, o novo Ranger a diesel vem com propulsores da própria Ford. A estrela é o Duratorq I5 (de inline-five, ou cinco cilindros em linha), também produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina. Dotado de injeção eletrônica de alta pressão, quatro válvulas por cilindro e turbina de geometria variável, desenvolve a maior potência do segmento (200 cv) e um torque tão alto quanto o do líder até agora, o S10 (48 m.kgf). A outra unidade a diesel tem quatro cilindros, 2,2 litros e turbo para obter 125 cv e 32 m.kgf.

No lugar das versões a gasolina, surge o motor Duratec com cilindrada de 2,5 litros e 16 válvulas em inédita versão flexível, desenvolvida para nosso mercado. O Ranger retoma, portanto, o deslocamento usado no antigo motor de quatro cilindros, que havia baixado a 2,3 litros ao ser adotado o mais moderno Duratec.

Sem aumentar a taxa de compressão de 9,7:1 (um tanto baixa para uso de álcool) em relação ao Fusion a gasolina, a Ford pôde ampliar o torque para 24 m.kgf com gasolina e 24,7 m.kgf com álcool, mas a potência caiu 5 cv com gasolina em relação ao motor do sedã (agora 168 cv) e foi mantida com álcool (173 cv). Mais importante é a comparação ao antigo Ranger 2,3, caso em que se ganharam 18 cv e 1,9 m.kgf com gasolina. Há acesso externo ao reservatório de partida a frio por uma tampa no aplique do para-lama dianteiro esquerdo.

Pela primeira vez o Ranger a diesel oferece opção de caixa automática, item há muito reivindicado pelos consumidores mais urbanos, mas que a Ford alegava ser dispensado pelo perfil de cliente que ela priorizava. A caixa adotada é de seis marchas com recursos atuais de controle eletrônico, caso do sensor que percebe se tratar de declive e reduz marcha se o motorista acionar os freios. Há também um modo esportivo (que mantém o motor em rotações mais altas), acionado quando a alavanca é deslocada para a esquerda, e comando de trocas manuais sequenciais para frente e para trás.

Também tem seis marchas a caixa manual para os motores a diesel, enquanto as versões flexíveis vêm com cinco marchas. Em qualquer uma dessas há indicador no painel para sugerir a mudança de marcha de maneira a poupar combustível. A tração 4x4 é selecionada por um comando no painel e, como habitual quando não existe diferencial central (o Amarok de caixa automática é um raro caso com ele), é recomendável que a tração 4x4 não seja usada em curvas em piso seco, já que as rodas não têm como descrever diferentes rotações e a transmissão pode se danificar.

Com um novo chassi de resistência bem maior à torção, o Ranger ganhou suspensões também novas. A dianteira mantém a eficiente disposição de braços sobrepostos, mas as barras de torção deram lugar a molas helicoidais, que favorecem um rodar mais suave. Molas e amortecedores usam diferentes calibrações entre as versões 4x2 e 4x4. Na traseira permanece o eixo rígido com feixes de molas semielípticas.

O controle eletrônico de estabilidade das duas versões superiores conta, no entender da Ford, com oito funções: 1) controle de tração; 2) controle de estabilidade com monitoramento da inclinação da carroceria para afastar o risco de capotar; 3) controle automático de velocidade em descidas; 4) assistente de partida em rampa, seja para frente ou de ré; 5) controle de oscilação de reboque; 6) controle adaptativo de carga; 7) acionamento do pisca-alerta em caso de frenagem intensa; e 8) assistência em frenagem de emergência. Mais sobre elas adiante.

Os equipamentos de série
A versão XL para frotistas vem de série com tração 4x4 com diferencial traseiro autobloqueante, direção assistida hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas com controle remoto, freios com sistema antitravamento (ABS) nas quatro rodas e distribuição eletrônica entre os eixos (EBD), alarme, computador de bordo, volante com regulagem de altura, abertura interna do tanque de combustível e rodas de 16 polegadas. Nessa versão, vidros e retrovisores externos têm acionamento manual e para-choques, maçanetas e retrovisores externos vêm em preto.

O XLS acrescenta rodas de alumínio de 16 pol, controle elétrico de vidros e retrovisores, rádio com CD e MP3, apoio de braço no banco traseiro e para-choque dianteiro na cor do veículo. No caso da versão a diesel de cabine dupla, vem ainda com bolsas infláveis frontais e faróis de neblina. Com cabine simples existe o pacote de equipamentos chamado Top, com tais bolsas, rádio/toca-CDs com MP3 e interface Bluetooth, faróis de neblina e controlador de velocidade.
O Ranger XLT adiciona bolsas infláveis frontais, controle eletrônico de estabilidade, rodas de alumínio de 17 pol, ar-condicionado automático de dupla zona, sistema de áudio com Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade, abertura e fechamento de vidros com controle remoto, comandos de áudio no volante, bancos com ajuste de altura e lombar, estribos e itens externos cromados (grade, maçanetas, para-choque traseiro e estrutura de caçamba).

Por fim, o Limited vem ainda com bolsas infláveis laterais de tórax e cortinas, navegador por GPS com tela colorida de 5 pol, câmera traseira, faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático, revestimento interno em couro, banco do motorista com ajuste elétrico, compartimento refrigerado, estrutura de caçamba com desenho próprio e bagageiro no teto. Toda a linha conta com três anos de garantia.

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