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Tardio, mas bem-feito

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Atrasado na corrida pelo motor flexível, o Focus 1,6 chega com
bons resultados em desempenho e sem aumento de preço

Texto: Fabiano Pereira e Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

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Só o logotipo na traseira identifica a novidade: o estilo do Focus hatch e sedã, já não tão moderno, permanece

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Com quase 10 cv a mais com álcool e bom aumento de torque, o motor Zetec Rocam está mais disposto; os instrumentos ganham a mesma grafia das versões 2,0

"Por que demorou tanto?", é a pergunta inevitável quando se fala no Focus 1,6-litro flexível em combustível. Foi em outubro de 2004 que a Ford apresentou no Fiesta essa versão do motor Zetec Rocam, estendida no ano seguinte ao EcoSport. Só agora o médio feito na Argentina passa a funcionar com álcool e/ou gasolina — o último hatch e o penúltimo sedã da categoria entre os feitos no Mercosul, à frente apenas do Corolla por poucas semanas. Um atraso inexplicável para um fabricante com amplo departamento de Engenharia no Brasil.

Apesar da demora, o resultado atende às expectativas. O motor Ford 1,6 havia sido o primeiro a usar taxa de compressão adequada ao álcool (12,3:1), o que favorece o desempenho e o consumo com esse combustível. Esperava-se, de qualquer modo, maior ganho de potência em relação a Fiesta e EcoSport, assim como acontecia entre as versões a gasolina — o Focus tinha 5 cv a mais. Mas o aumento foi mínimo por questão de custos, admite Gilberto Geri, gerente de desenvolvimento de veículos da empresa.

O Focus Flex desenvolve 105 cv com gasolina (o mesmo que os dois outros modelos) e 113 cv com álcool (ante 111 cv dos demais), esta uma vantagem expressiva sobre os 103 cv do antigo modelo a gasolina. O torque máximo passou de 14,6 m.kgf a 2.750 rpm para 15,1 m.kgf com gasolina e 16 m.kgf com álcool, a 4.250 rpm em ambos os casos. Embora o aumento de 54% no regime de maior torque pareça indicar uma perda em baixa, ela não aconteceu: a 2.500 rpm o novo motor já entrega 98% do total, ou seja, mais que a versão anterior.

Além das modificações de praxe (como sistema de partida a frio com gasolina e proteção contra a corrosão do álcool), o Focus teve pequena mudança na relação da segunda marcha: passou de 1,93 para 2,04, encurtamento de 5%. Os efeitos são maior agilidade em situações urbanas e menor espaço entre primeira e segunda nas trocas, um pouco excessivo no câmbio anterior, embora não incomodasse pela ótima resposta em baixa do motor. Uma das melhores características do Focus 1,6 — o conceito 4+E, com a quinta destinada a baixa rotação em viagem — ficou intocado, para alívio de seus apreciadores.

Houve também alterações na embreagem (disco maior), semi-árvores de transmissão, tensionador da correia de acionamento do alternador, admissão de ar (nova captação frontal) e sistema de escapamento. Como no Fiesta e no EcoSport, a válvula termostática do circuito de arrefecimento tem controle eletrônico, de modo a impor temperatura mais baixa ao motor quando se usa gasolina, o que ajuda a afastar a detonação. De qualquer modo, o controle de "batida de pino" conta com um sensor por cilindro. O Zetec Rocam é produzido em Taubaté, SP, assim como a caixa de câmbio.

O peso aumentou 26 kg no caso do hatch. Mesmo assim, o Flex é só vantagens na comparação de desempenho e consumo pelos dados do fabricante. A velocidade máxima passou de 175 para 184/180 km/h; a aceleração de 0 a 100 km/h, de 13 para 12,2/12,8 segundos; a retomada de 50 a 100 km/h em quarta marcha, de 17,2 para 15,1/16,8 s; o consumo urbano, de 11,7 para 7,8/12,3 km/l, e o rodoviário, de 16,5 para 11,7/18,3 km/l (a ordem é sempre álcool/gasolina no caso do Flex). A Ford não distingue sedã e hatch quanto aos índices, pois a diferença de peso é de apenas 15 kg. Continua

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Data de publicação: 1/5/07

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