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O desempenho melhorou e o Focus continua estável e confortável: uma opção a considerar, apesar da idade

 
Ficha técnica
Focus GLX hatch
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,1 x 75,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,3:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 105 cv (gas.) e 113 cv (álc.) a 5.500 rpm. Torque máximo: 15,1 m.kgf (gas.) e 16 m.kgf (álc.) a 4.250 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, independente, multibraço.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/60 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,174 m; largura, 1,702 m; altura, 1,48 m; entreeixos, 2,615 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 350 l; peso, 1.190 kg.
 
Desempenho e consumo
  gas. álc.
Velocidade máxima 180 km/h 184 km/h
Acel. de 0 a 100 km/h 12,8 s 12,2 s
Consumo em cidade 12,3 km/l 7,8 km/l
Consumo em estrada 18,3 km/l 11,7 km/l
Dados do fabricante

Ao contrário do que costuma acontecer nas versões flexíveis, que ganham 2 ou 3 cv, neste caso foi possível notar maior disposição ao avaliar o Focus GLX em um percurso rodoviário entre Guarulhos e a fábrica de Taubaté, no interior paulista. O motor funciona sem esforço, com suavidade e baixo ruído. O câmbio tem engates curtos e leves e marcha a ré fácil de usar, sem travas desnecessárias. O acerto da suspensão continua dos melhores da categoria, com rodar macio e bom comportamento em curvas.

O que deveria melhorar são os bancos: o ajuste de altura (motorista somente) move apenas o assento, podendo deixar o encosto mal posicionado; falta também maior apoio lombar. De resto, o ótimo acabamento que caracterizava o Focus de início se perdeu em parte nos últimos anos, com o uso de tecidos de aspecto inferior nos bancos e o escurecimento dos materiais. Deixa saudades da refinada combinação de tons e do tecido aveludado dos modelos até 2002. Até a pintura em preto brilhante das colunas centrais e retrovisores foi descartada na versão GL, que agora tem os itens em preto fosco.

O motor 1,6-litro, que responde por 85% das vendas atuais do Focus, permanece disponível em dois acabamentos para o hatch (GL e GLX) e apenas no GLX para o sedã. E, boa notícia, sem alteração de preços. Já modelos 2008, o GL parte de R$ 43.490, o GLX hatch de R$ 46.950 e o sedã de R$ 48.720, com dotação de equipamentos de série notável diante desses valores.

Ar-condicionado, direção assistida, volante com ajuste de altura e profundidade, conta-giros, iluminação no porta-luvas e no porta-malas, limpador/lavador do vidro traseiro (hatch), preparação para áudio com quatro alto-falantes, espelhos de cortesia nos pára-sóis, banco traseiro bipartido, terceira luz de freio, luz de neblina traseira e imobilizador de motor são de série em todos. O único opcional no GL é o controle elétrico dos vidros dianteiros e travas.

O GLX adiciona controle elétrico de travas, retrovisores e dos quatro vidros (com função um-toque e sensor antiesmagamento), ajuste de altura do banco do motorista, abertura elétrica do porta-malas, rádio/toca-CDs (sem função MP3, porém), iluminação nos espelhos de cortesia, pneus 195/60-15 em vez de 185/70-14 (com rodas de aço) e pára-brisa degradê, entre outros. O sedã vem ainda com cinto de três pontos para o passageiro central atrás. Os opcionais são bolsas infláveis frontais, rodas de alumínio, alarme e controle remoto do travamento das portas, que abre e fecha vidros a distância. A grafia dos instrumentos agora é a mesma das versões de 2,0 litros.

Já em idade avançada — quase sete anos por aqui e nove desde a apresentação na Europa, onde já existe a segunda geração —, o Focus não mais impressiona pela modernidade, mas continua uma grande opção. É possível comprar um hatch GLX bem-equipado ao preço das versões básicas de concorrentes como Stilo, Golf e 307. O GL chega a custar menos que alguns carros pequenos com equipamentos semelhantes. E, para quem gosta de refinamento técnico, é prazeroso rodar no único automóvel "nacional" (rótulo que se pode estender a um argentino) com suspensão traseira multibraço.

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