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Quando se trata da histórica disputa entre Fiat e Volkswagen no mercado
brasileiro, os passos da italiana costumam seguir os da alemã. O Uno chegou ao
País em 1984 como resposta ao Gol de 1980; em 1994 a VW reformulou seu campeão
de vendas, ao qual a Fiat respondeu dois anos mais tarde com o Palio. Mas, de lá
para cá, os dois modelos passaram apenas por atualizações parciais até que, em
2008, o Gol enfim chegasse à terceira geração.
A contrapartida de Betim, MG, demorou um pouco mais dessa vez, mas parece ter
sido à altura. O Palio de segunda geração, ou projeto 326, chega com importantes
evoluções para buscar a recuperação de vendas do modelo, um tanto combalidas
desde o lançamento do novo Uno, no ano passado. A Fiat acena com a intenção de
vender 8 mil deles por mês a partir de janeiro. A versão que alcançava melhor
resultado no mercado — a Fire, mais barata — permanece sem mudanças e deve
responder por mais 6 mil unidades mensais. Da nova linha, espera-se que a versão
de 1,0 litro continue a mais vendida.
Há três opções de acabamento (Attractive, Essence e Sporting), três de motor (de
1,0, 1,4 e 1,6 litro) e duas de câmbio (manual e
automatizado Dualogic) para esse novo Palio, por ora oferecido apenas com
carroceria de cinco portas. O Attractive pode ter o motor Fire Evo de 1,0 litro,
a partir de R$ 31 mil, ou o 1,4 da mesma linha, por R$ 34.290, sempre com caixa
manual. O Essence traz a unidade E-Torq de 1,6 litro e 16 válvulas, a R$ 38 mil
com câmbio manual ou R$ 40.490 com o Dualogic, e o Sporting — que usa o mesmo
motor — custa R$ 40 mil ou R$ 42.490 nas duas versões de câmbio.
Os equipamentos de série do Attractive 1,0 são algo escassos: direção assistida,
computador de bordo com duas medições, temporizador
de faróis, comando interno de tampa do porta-malas e do tanque, relógio,
configurador de funções, luz de leitura
dianteira, retrovisores com comando interno, para-brisa com faixa degradê,
para-sóis com espelhos e alerta de limite de velocidade.
Grande é a lista de opcionais, que inclui bolsas infláveis frontais, freios com
sistema antitravamento (ABS) e distribuição
eletrônica entre os eixos (EBD), ar-condicionado, controle elétrico de
vidros (dianteiros ou todos), travas e retrovisores, para-brisa térmico (para
rápido desembaçamento, como no Uno), rodas de alumínio de 14 pol, faróis de
neblina, rádio/CD com MP3 em dois modelos, volante de couro com comandos de
áudio, abertura elétrica do porta-malas por pressão no logotipo Fiat, faróis e
limpador automáticos, retrovisor interno fotocrômico,
defletor traseiro e chave tipo canivete com telecomando. Com todos eles e
pintura metálica, chega a R$ 41.373.
Ao optar pelo motor 1,4-litro, levam-se ainda no Attractive controle elétrico de
vidros dianteiros e travas, iluminação do porta-luvas, volante com regulagem de
altura, faróis de neblina, chave canivete com telecomando e porta-óculos. Os
demais opcionais da versão 1,0 são mantidos, mas as rodas de alumínio vêm em 15
pol em vez de 14 (as de aço, de série, continuam 14). Esse Palio, com tudo o que
pode receber, chega a R$ 45.152.
O Essence repete o conteúdo do Attractive 1,4 e adiciona ar-condicionado, rodas
de alumínio de 15 pol, banco do motorista com regulagem de altura, indicador de
temperatura externa e detalhes cromados no interior. Os itens opcionais da outra
versão estão disponíveis também para ele, que pode ainda receber bolsas
infláveis laterais nos bancos dianteiros. Caso tenha o câmbio Dualogic, vem com
controlador de velocidade (que poderia existir
também para caixa manual) e, como opção, alavancas do tipo borboleta no volante
para a seleção de marchas. O Dualogic completo custa R$ 49.631. |