Mais refinado, mas ainda cargueiro

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Aspecto mais agradável por fora e por dentro renova o Fiat Doblò 2010,
mas o motor de 1,4 litro é fraco demais para um veículo tão pesado

Texto: José Rezende Mahar e Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

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O trabalho mais extenso foi no Adventure Locker, que traz para-choque exclusivo, quatro faróis auxiliares e o costumeiro estepe preso à tampa

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Melhor acabamento nas portas e mais itens de conveniência: poucas mudanças no interior, que conserva o painel com que ele foi lançado

Cinco anos depois do similar europeu, o Fiat Doblò brasileiro afinal recebe uma remodelação na parte dianteira que o deixa com linhas bem mais leves e agradáveis. A mudança, que coincide com a saída de produção dessa primeira geração na Europa (leia sobre o novo modelo), chega na linha 2010 acompanhada da adoção do motor Fire de 1,4 litro para as versões de entrada, tanto de passageiros quanto comercial (Cargo).

Agora são seis opções. O Doblò básico tem motor 1,4, direção assistida, vidros dianteiros e travas com comando elétrico, portas laterais corrediças, computador de bordo, configurador de funções, temporizador de faróis, terceira luz de freio, imobilizador de motor, espelhos nos para-sóis, protetor de cárter e porta-objetos sob o teto. Como opções pode receber ar-condicionado, bolsas infláveis frontais e freios com sistema antitravamento (ABS) em pacote, banco traseiro bipartido, rádio/CD com MP3, volante com regulagem de altura e dois bancos suplementares, que aumentam a capacidade para sete lugares.

O ELX 1,4 acrescenta ar-condicionado e um sexto banco, que é retrátil para liberar mais espaço para bagagem quando não for usado. Há mais opcionais para ele, caso de apoio de braço para o motorista, faróis de neblina, interface Bluetooth no rádio, retrovisores externos elétricos, rodas de alumínio e travamento de portas a distância, além dos itens disponíveis para o básico. No caso do HLX 1,8, o motor de maior cilindrada vem acompanhado de travamento a distância, tecidos internos mais luxuosos e segunda medição no computador de bordo, sendo mantidas as demais opções do ELX.

Topo de linha, o Doblò Adventure Locker adiciona ao conteúdo do HLX bloqueio mecânico do diferencial comandado por botão no painel (Locker), bússola e clinômetros sob o teto, faróis de neblina e de longo alcance no para-choque, suspensão elevada, estepe fixado na porta traseira com trava antifurto, rodas de alumínio de 15 pol com pneus de uso misto 205/70 R 15, retrovisores com luzes de direção e outros detalhes de aparência. Ao lado das principais opções do HLX, traz revestimento dos bancos em couro de dois tons e estepe com roda de alumínio.

Há ainda duas versões comerciais. O Cargo 1,4 vem com porta-objetos sob o teto, imobilizador, temporizador de faróis, parede divisória em chapa e protetor de cárter; o 1,8 acrescenta direção assistida, que é opcional com o motor menor. Ambos podem receber opções como bolsas infláveis e ABS, rádio/CD com MP3, faróis de neblina e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores. Há ainda a escolha de uma ou duas portas laterais deslizantes. Os preços sugeridos são: básico 1,4, R$ 48.950; ELX 1,4, R$ 52.540; HLX 1,8, R$ 54.670; Adventure 1,8, R$ 59.680; Cargo 1,4, R$ 38.680; e Cargo 1,8, R$ 43.320.

A frente trazida da versão europeia, e adaptada ao pacote fora-de-estrada no caso do Adventure, conseguiu bom resultado. O antigo desenho em que uma barra dividia os faróis em dois níveis não combinava mesmo com a linha Fiat, fazendo lembrar os utilitários Chevrolet. Os grandes faróis continuam com duplo refletor de superfície complexa e o conjunto de grade e para-choque está bem de acordo com a proposta. No Adventure, faróis com máscaras negras, grade cromada, ressaltos no para-choque para simular um quebra-mato e os quatro faróis auxiliares dão o aspecto "aventureiro" apreciado pelos adeptos do tipo de veículo, assim como as molduras laterais e nas caixas de roda em plástico sem pintura e o estepe externo. Na traseira mudaram apenas para-choque e lanternas em toda a linha.

Assim como no europeu de 2004, o interior manteve o painel em uso desde o lançamento do Doblò, em 2001. Se uma reforma mais extensa seria bem-vinda, a Fiat fez um esforço de atualização que repercutiu bem: novos revestimentos, ausência de chapa metálica aparente nas portas, comandos de vidros nas portas em vez de na área central do painel. O quadro de instrumentos mudou levemente e agora traz configurador de funções My Car.  Continua

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Com motor 1,8-litro de desempenho adequado e melhor conjunto que o do Adventure, o HLX é certamente a melhor versão do Doblò para uso urbano

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Data de publicação: 21/11/09

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