Apesar dos quatro anos de
mercado europeu, o C4 cinco-portas chega ainda com ar moderno, em que as
lanternas se destacam na traseira |
Ao mesmo tempo que se reinventa por meio de uma nova campanha mundial,
que inclui reformulação do tradicional logotipo do "duplo chevron", a
Citroën complementa a linha C4 no Brasil com o lançamento da versão
hatch de cinco portas. Trata-se do quinto e último membro da família —
depois do VTR de três portas, o sedã Pallas e as minivans Picasso e
Grand Picasso — e o que mais tempo demorou a chegar ao País: quatro anos
e meio desde sua estreia no Salão de Paris de 2004. Tanto que na Europa
já houve alterações de estilo na parte dianteira para 2009.
Disponível em duas configurações de acabamento — GLX e Exclusive —, e
duas de motor — 1,6 e 2,0 litros, ambas flexíveis e com quatro válvulas
por cilindro —, o C4 (a Citroën faz questão de frisar que a nova versão
se chama apenas C4 e não C4 Hatch) chega da Argentina a preços sugeridos
de R$ 53.800 a R$ 75.500. O modelo oferece o mesmo padrão de acabamento
e desenho interno do C4 Pallas. Segundo Domingos Boragina Neto, diretor
comercial da Citroën, a marca espera vender cerca de mil unidades por
mês da nova versão. “O segmento M1 hatch, do qual faz parte o C4,
apresentou aumento de 21,1% em 2008, ou 7% acima da média de mercado de
outros segmentos, o que demonstra o grande potencial de vendas do
modelo”, argumenta Boragina.
A Citroën não contava com um médio de cinco portas no mercado nacional
desde o fim do Xsara, em 2003. Seus principais concorrentes são Vectra,
Stilo, Focus, Tiida, 307 e Golf. Para enfrentar essa concorrência, a
Citroën propõe cinco opções para o C4, desde a GLX 1,6 com câmbio manual
até a Exclusive 2,0 com caixa automática. A GLX pode vir também com o
motor 2,0 e câmbio manual (R$ 56.300) ou automático (R$ 60.800); o
Exclusive é sempre 2,0, com preço de R$ 64.300 para manual e R$ 68.800
para automático. Com o pacote Tecnologique, este passa a R$ 75.500.
Mesmo na opção GLX, o C4 sai com uma extensa lista de itens de série,
que inclui freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento
(ABS) e auxílio em frenagens de emergência
(AFU), rodas de alumínio (de 15 pol com pneus 195/65), rádio/CD com MP3
e controles no volante, computador de bordo, porta-luvas refrigerado,
bolsas infláveis frontais, banco do motorista com regulagens de altura e
lombar, volante ajustável em altura e distância, ajuste elétrico dos
faróis, controlador e limitador de
velocidade, controle elétrico dos vidros com
função um-toque para todos, travamento das portas a distância e
cintos de três pontos para os cinco ocupantes. O único opcional para o
GLX 1,6 são as rodas de 16 pol com pneus 205/55, padrão nas demais
versões.
O Exclusive oferece uma lista ainda maior de itens de conforto e
segurança. Além dos confortáveis bancos revestidos em couro, vem com
bolsas infláveis laterais nos bancos dianteiros e bolsas do tipo
cortina, sensores auxiliares de
estacionamento traseiros, sistema
Bluetooth com comando no volante, ar-condicionado automático com
regulagem independente para motorista e passageiro, acionamento
automático de faróis e limpador de parabrisa, retrovisor interno
fotocrômico, volante e pomo de câmbio
revestidos em couro e difusor de perfume. O pacote Tecnologique
compreende faróis de xenônio
direcionais, banco do motorista com
regulagem elétrica, retrovisores externos com rebatimento elétrico,
alarme, sensores de estacionamento dianteiros e
controle de estabilidade.
Continua |