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O desempenho satisfaz mesmo na versão 1,6-litro, mas se torna muito interessante na 2,0; conforto de marcha e nível de ruído são muito bons

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Como no Pallas, painel digital, volante de cubo fixo com comandos e opção de itens convenientes, caso do ar-condicionado de duas zonas

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Grande perda para o sedã: portamalas de 320 l, dos menores da classe

À primeira vista, o C4 parece um automóvel de maior porte. Com o melhor Cx (coeficiente aerodinâmico) da categoria, 0,29 (empatado com o Tiida), o carro chama a atenção pelas linhas fluidas. Na frente, é o parabrisa acentuadamente inclinado prolongando o desenho do capô a característica mais marcante. Visto de lado, a linha de cintura alta e o teto longo com caimento para trás são sua marca registrada. E na traseira são as lanternas subindo ao longo do vidro traseiro até o aerofólio no topo da quinta porta a característica mais marcante. No conjunto, uma silhueta moderna, robusta e diferenciada.

Sensação de bem-estar   Ao contrário da maioria dos concorrentes (a exceção é o Vectra), o C4 usa distâncias entre eixos diferentes entre hatch e sedã: 2,608 e 2,710 metros, na ordem. Somada ao balanço traseiro bem mais curto no cinco-portas, a diferença chega a expressivos 51 centímetros no comprimento (4,26 contra 4,77 m). Quem se habituou ao tamanho do Pallas pode estranhar a traseira curta, mas o C4 tem o estilo típico da marca, com balanço dianteiro bem mais longo que o traseiro. O espaço para pernas no banco traseiro ficou menor, mas os passageiros se acomodam bem, dentro da média da categoria. Grande — e inevitável — perda é mesmo o compartimento de bagagem, que se reduz dos 513 litros no sedã para 320 no hatch, um dos menores da classe. O banco traseiro é bipartido 60/40.

O teste de apresentação à imprensa, de pouco mais de 160 quilômetros, permitiu constatar os principais atributos de ambas as versões, a começar pelo alto nível de acabamento interno (mesmo na versão GLX), conforto e espaço e o baixo nível de ruído, tanto do motor quanto de rodagem. A sensação ao volante é de estar rodando com um carro de categoria superior. O motor de 1,6 litro, que tem potência de 113 cv e torque máximo de 15,8 m.kgf com álcool, é eficiente nas arrancadas e retomadas de velocidade. Segundo a fábrica, o diferencial foi reduzido em 15% em relação às versões européias, para melhorar o desempenho nas saídas e se adaptar melhor ao "jeito brasileiro" de conduzir. O resultado é maior rotação em viagem do que o ideal, como já ocorria no VTR e no Pallas. A Citroën prevê a venda de 60% do mix nessa versão.

No Exclusive automático, à mesma sensação de conforto e bem-estar da versão GLX vêm somar-se as respostas vigorosas do motor de 2,0 litros, que entrega 151 cv e 21,6 m.kgf (também com álcool) e, segundo a marca, oferece 85% do torque máximo já a 2.000 rpm. Como no Pallas, a caixa de quatro marchas permite mudanças manuais pela alavanca seletora e conta com três programas de uso (normal, esporte e para baixa aderência). Adaptado às vias brasileiras, o C4 vendido aqui é 10 mm mais alto que o europeu e tem novas configurações de amortecimento.

O C4 de cinco portas demorou mais do que se esperava para por as rodas em solo brasileiro, mas a espera compensou. Em um segmento carente de renovação — à parte Focus e Tiida, a concorrência tem muitos anos de janela —, traz os atributos certos para conquistar sua fatia.

Ficha técnica
    GLX 1,6 Exclusive 2,0
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 78,5 x 82 mm 85 x 88 mm
Cilindrada 1.597 cm3 1.997 cm3
Taxa de compressão 11:1 10,8:1
Potência máxima (gas./álc.) 110/113 cv a 5.600 rpm 143/151 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 14,5/15,8 m.kgf a 4.000 rpm 20,4/21,6 m.kgf a 4.000 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 5 (automático, 4, opcional para motor 2,0) / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência eletroidráulica
Diâmetro de giro ND
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 15 pol 16 pol
Pneus 195/65 R 15 205/55 R 16
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,26 m / 1,773 m
Altura e entre-eixos 1,458 m / 2,608 m
Capacidade do tanque e portamalas 60 l / 320 l
Peso 1.200 kg 1.292 kg
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis

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