Bem-acabado e equipado, sim, mas
sobretudo funcional: o motorista tem um posto de trabalho planejado com
cuidado em todos os detalhes
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Equipamentos
de série e
opcionais |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/S |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
S/S |
Ajuste do
volante em altura/profundidade |
S/S |
Ajuste elétrico dos retrovisores |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
S/S |
Aquecimento |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/S |
Bancos/volante
revestidos em couro |
S/S |
Bolsa inflável
mot./pas./laterais/cortinas |
S/S/S/S |
Câmbio automático |
S |
Comando
interno do porta-malas |
ND |
Computador de
bordo |
S |
Conta-giros |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
Controle de
tração/estabilidade |
S/S |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/S |
Controles de áudio no volante |
S |
Direção
assistida |
S |
Faróis de
neblina |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
NA |
Luz traseira
de neblina |
S |
Rádio com toca-CDs/MP3 |
S |
Relógio |
S |
Repetidores
laterais das luzes de direção |
S |
Rodas de alumínio |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
Teto solar/comando elétrico |
S/S |
Travamento
central das portas |
S |
Vidros verdes |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível;
NA = não-aplicável |
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Sem
opcionais |
R$ 395.000 |
Como
avaliado |
R$ 397.000 |
Completo |
R$ 397.000 |
Preços sugeridos vigentes
em 21/10/10; veja os preços dos opcionais no site
www.bmw.com.br |
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Selecione o modo Esporte e de repente o 550i parece outro carro. A
suspensão ganha firmeza, sem chegar ao desconforto, e o motor parece
ainda mais disposto pela atuação diferente do acelerador e os regimes
mais altos mantidos pela caixa — opção indicada pela letra "S" no painel
junto ao número da marcha em uso. Passe ao modo manual sequencial, com
atuação pela alavanca no console (com trocas ascendentes para trás e
reduções para frente, como habitual na marca) ou pelas aletas atrás do
volante e solidárias a ele (subindo pela direita e reduzindo pela
esquerda), e o controle do V8 está em suas mãos.
Agora o grande BMW pode ser atirado nas curvas como se pesasse a metade,
pondo à prova a aderência dos largos pneus do tipo run-flat, que podem
rodar mesmo furados, com medidas diferentes entre o eixo dianteiro
(245/40 R 19) e o traseiro (275/35 R 19). E que aderência! Com a
distribuição de massas entre os eixos bastante próxima de 50:50, outra
tradição da empresa bávara, e o controle eletrônico da suspensão
trabalhando pelo comportamento dinâmico, o 550i parece menor e mais leve
quanto mais rápido se anda. É verdade que a direção com assistência
elétrica poderia transmitir um pouco mais do que se passa entre os pneus
e o solo, mas a sensação ainda assim é de pleno controle e grande
envolvimento com o motorista.
O biturbo de 4,4 litros produz um som que é pura música para os
entusiastas, um ronco de motor de alto rendimento trabalhando como mais
gosta — mas sempre sem vibrações. Em modo manual a caixa continua a
fazer trocas automáticas quando se atinge o limite de rotações, mas
permite acelerar bastante em baixos regimes sem provocar reduções, que
só acontecem mesmo ao encontrar o interruptor de fim de curso do pedal.
De qualquer forma, sua atuação em modo automático é tão irrepreensível
que passar a manual ao andar rápido se torna mero capricho, não
necessidade.
Se acabassem as curvas e surgisse uma grande autoestrada como as de sua
terra natal — as famosas autobahnen que, por definição, não têm limite
de velocidade e nas quais 200 km/h são corriqueiros —, esse BMW
continuaria à vontade. A sexta marcha é calculada para atingir a
velocidade máxima, limitada a 250 km/h pela central eletrônica, mas os
adeptos de conforto podem desativar o modo Esporte do trem de força, ou
passar ao modo manual da caixa, e levá-lo à oitava para obter a sensação
de andar muito rápido com baixas rotações. Nessa última marcha os
250 km/h chegariam com apenas 3.700 rpm.
Mesmo que não haja local para isso aqui debaixo do Equador, traz
satisfação saber que o V8 transforma altas em altíssimas velocidades sem
aparentar esforço e que, ao concluir a tarefa, o 550i continua "na mão",
sem oscilações ou instabilidades, com baixos ruídos mecânicos e
aerodinâmicos. Os freios fazem o papel contrário com rapidez e grande
impressão de segurança e, nas frenagens intensas, as luzes traseiras
piscam para alertar outros motoristas. Não resta dúvida de que esse sedã
fabricado em Dingolfing, na Baviera, foi pensado para esse tipo de uso
desde que o primeiro engenheiro abriu seu computador para iniciar o
desenvolvimento.
Central de entretenimento
É claro que, por quase R$ 400 mil, um carro não se justificaria apenas
pelo que faz na estrada: por tanto dinheiro esperam-se altas doses de
conforto, requinte e itens de conveniência e segurança. E o 550i oferece
tudo isso.
As tradições da marca de Munique ditam um ambiente interno sem excessos,
nada espalhafatoso: apenas muito bem-acabado e com tudo no lugar certo.
Conhecedores de BMW de longa data vão reconhecer elementos como a
disposição do quadro de instrumentos, a mesma há décadas, e sua
iluminação em laranja, a nosso ver ainda a melhor opção.
Continua |