


Do navegador aos ajustes dos
bancos, tudo pode ser controlado pelo botão no console; ao lado dele, a
tela sensível ao toque para digitação

A compacta alavanca comanda a
caixa automática de oito marchas, a partida do motor é por botão e o
ar-condicionado possui quatro zonas |
Há ainda a variação da altura do carro em 25 mm de acordo com a
velocidade, visando a melhorias em estabilidade e aerodinâmica, com
efeito também no consumo. É possível elevar o A8 em caso de trafegar em
terreno acidentado. Todo o sistema está ligado a uma sofisticada gestão
de controle de estabilidade. Em situações
as quais toda a eletrônica entende serem de perigo iminente, as luzes de
alerta são ativadas, janelas e teto solar são fechados e os cintos
dianteiros tensionados. Caso não passe de um susto, o sistema faz o A8
voltar ao padrão anterior ao "alarme".
Como se vê, a eletrônica transforma-se em protagonista quase que
absoluta no novo A8. E há mais doses cavalares de tecnologia, caso do
Audi Pre Sense. Em português? Pode traduzir como anjo da guarda.
Integrado controlador de velocidade
adaptativo, ele monitora o tráfego à frente e freia o A8 quando a
velocidade do veículo adiante for menor, para manter uma distância
segura. Se acaso houver tal redução de velocidade que o sistema entenda
que é necessária a intervenção do motorista, um alarme soa.
Outro "anjo" é o Audi Side Assit, que "enxerga" com uma câmera veículos
que se aproximem pelas laterais, alertando ao motorista através de
leds amarelos nos espelhos retrovisores.
O intuito é eliminar pontos cegos e evitar que o inadvertido condutor
troque de faixa enquanto estiver sendo ultrapassado.
Todavia, o mais impressionante de todos os sistemas incorporados ao A8 é
o assistente de visão noturna Audi Night Vision, em que uma câmera
térmica associada a um computador envia imagens tomadas em infravermelho
no painel. Ao captar imagens a até 300 metros adiante, o recurso
identifica o calor de pessoas ou animais e os indica com um retângulo
amarelo que se transforma em vermelho (vibrando!) quando a distância se
reduz a 70 metros, além de apontar o evento com sinal sonoro.
Ao volante
De fato, uma viagem de quase 400 km num fim de tarde ao volante do A8
teve como princípio dar a oportunidade de dirigi-lo à noite e poder
verificar, na prática, a capacidade desses sistemas. É indiscutível que
Night Assit nos faz enxergar melhor olhando para a tela no meio do
painel que pelo para-brisa. Os contornos do horizonte, invisíveis à
noite, tomam forma e a paisagem circunstante ganha ares de Guerra do
Golfo, como as transmitidas pela TV quando mostrava os ataques noturnos
a partir dos helicópteros. Ou seja, a câmera enxerga o que o olho não
vê.
É claro que tal sistema é um auxiliar valioso na condição de baixa
visibilidade noturna, mas deve servir como acessório ao olho "pregado"
na estrada via para-brisa. Daí os quadrados laranjas e vermelhos serem
tão contrastantes, para chamar a atenção da visão periférica. O mesmo
discurso vale para o sistema que freia o carro sozinho quando o
controlador de velocidade está inserido: ajuda, mas não substitui a
necessária concentração.
Falamos no início das duas facetas com as quais se pode interpretar o
Audi A8, a que premia quem está ao volante e a que abençoa quem vai no
banco traseiro. Começando pela primeira, desnecessário dizer que, mesmo
sendo um grande sedã de aparência sóbria, há vigor frenético nas
entranhas do A8, que o faz acelerar como bem poucos esportivos
conseguem. A marca para o 0-100 km/h anunciada é de motivadores 5,7
segundos, suficiente para, nas saídas dos pedágios, espantar o sono e
atrair olhares de admiração.
Continua |