



O comportamento do Adventure
não mudou, mas o motor 7 cv mais potente (com álcool) se faz notar
quando mais exigido


Na traseira, estribo
bipartido e o emblema da marca (que atua como maçaneta) no lugar do nome
Fiat estampado |
O fato de não haver
menor alíquota de IPI para picapes com essa tecnologia (ao contrário dos
automóveis), porém, desestimulou sua adoção, que representaria aumento de preço
de R$ 400, segundo a fábrica. Em contrapartida, o Fire está até R$ 1.600
mais barato, caso da cabine simples.
Como se esperava desde que o BCWS revelou fotos secretas de toda
a linha, em outubro (leia artigo), a
reforma visual do Strada foi menos extensa que a dos demais modelos da
linha: além da frente, apenas retoques foram feitos na traseira, com
novas lanternas, pára-choque (em que a base de apoio foi bipartida) e
tampa da caçamba. Nesta, o nome Fiat estampado na chapa deu lugar a um
grande emblema da marca, que oculta sua maçaneta.
O visual frontal do Adventure repete o da mesma versão da Palio Weekend,
com faróis de molduras pretas em vez de cromadas e quatro unidades
auxiliares no pára-choque, duas de neblina e duas de longo alcance.
Desaparece o quebra-mato, item perigoso em caso de atropelamento e que
deveria ser proibido pelo Contran — agora o Montana Off-Road da GM é o
único a usá-lo. No Trekking, a aparência da frente lembra a dos Palios,
mas o pára-choque traz os "gomos" na parte central comuns ao Adventure.
As laterais receberam apenas um revestimento em preto nas colunas
centrais e maçanetas no mesmo padrão da nova linha. Por dentro, além das
mudanças já vistas no restante da família, aparecem os bancos que o
Palio usa desde o modelo 2001, mas que estranhamente ainda não equipavam
o picape. Seu curso de ajuste longitudinal aumentou em 20 mm, bem-vindo
para motoristas altos, e a reclinação do encosto é enfim feita por botão
giratório, em vez de alavanca. A Fiat destaca a presença de 10
porta-objetos no interior, incluindo dois porta-luvas no Adventure.
Como no Palio, itens de conveniência inéditos na categoria podem equipar
o Strada: computador de bordo, sistema de configuração de funções My Car
(ambos de série), acionamento automático do limpador de pára-brisa e dos
faróis, sistema de áudio com toca-MP3,
disqueteira no porta-luvas e retrovisor interno
fotocrômico (opcionais). Faltaram
apenas as bolsas infláveis laterais para completar o rico (e caro...)
pacote disponível para o restante da linha.
Na parte mecânica, apenas uma alteração: o motor de 1,8 litro flexível,
que trouxe ganho de 7 cv ao usar álcool (110 cv) ou 3 cv mantendo o uso
de gasolina (106 cv). O torque cresceu para 18,4 e 17,5 m.kgf, na mesma
ordem.
Continua |