A Palio Adventure perdeu o
perigoso "quebra-mato", mas ganhou faróis integrados ao pára-choque,
"gomos" na frente e na traseira e máscaras pretas nos faróis principais.
Por dentro, grafismo do painel em amarelo e revestimento exclusivo
O motor 1,8 flexível de até
110 cv, em cima, é novidade na família e passa a equipar também o Palio
hatch. Embaixo, o 1,0 de 65 cv do Siena ELX, única versão da nova linha
que não roda também com álcool |
Por dentro, os modelos
procuram ser funcionais tanto quanto possível: além dos tradicionais
porta-objetos (copos no console central dianteiro e óculos do lado do
motorista), há porta-luvas duplo (no inferior pode ser colocada a
disqueteira opcional). Outra novidade é o comando interno de abertura da
tampa do tanque, assim como ocorre com o porta-malas. Também como
opcional, há apoio de braço entre os bancos dianteiros e regulagem
elétrica de altura do banco do motorista, esta vinculada à bolsa
lateral.
As versões foram reformuladas: entra a HLX como acabamento de luxo, sai
a Stile da Palio Weekend. Uma simplificação deixou a perua ELX apenas
com motor de 1,25 litro e as versões HLX só com o 1,8, enquanto no sedã
o ELX pode ter também o propulsor de 1,0 litro. Há ainda para o Siena a
versão Fire (por R$ 21.590), que conserva o desenho antigo e havia
recebido, no fim do ano, o painel que toda a linha usava até então.
Todos vêm razoavelmente bem-equipados. O Siena ELX (R$ 25.950 com motor
1,0 e R$ 27.830 com o 1,25) traz de série computador de bordo, My Car,
conta-giros e imobilizador. A Weekend ELX 1,25 (R$ 30.590) adiciona
direção assistida, vidro traseiro com limpador/lavador, luz interna com
temporizador e cintos laterais traseiros retráteis.
As versões HLX 1,8 (R$ 30.980 o Siena, R$ 35.350 a Weekend) incluem
direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros e das travas,
grade com acabamento cromado e, na perua, barras no teto. A Adventure
(R$ 40.940), além das diferenças mecânicas (altura de rodagem, pneus de
uso misto), vem com ar-condicionado, rodas de alumínio, faróis de
neblina e de longo alcance, dispostos em linha vertical e integrados ao
pára-choque. Os faróis principais têm máscaras negras, para um ar
esportivo.
Motor 1,8 flexível
Outra novidade na linha, agora sob o capô, é o motor 1,8-litro
flexível em combustível, agora
estendido ao Palio hatch, mas ainda não ao picape Strada. Antes apenas o
Palio 1,25 vinha nessa configuração, que passa a equipar o Siena e a
Palio Weekend. O 1,8 Flex desenvolve 106 cv de potência e 17,5 m.kgf de
torque a 3.000 rpm quando abastecido apenas com gasolina; com álcool,
são 110 cv e 18,4 m.kgf ao mesmo regime — em ambos os casos, 1 cv a mais
do que a General Motors extrai do mesmo motor em uso no Corsa e na
Meriva.
Ao contrário da versão GM, esse motor usa
acelerador eletrônico (que não afeta a potência, esclareça-se) e
central de injeção e ignição Magneti Marelli, em vez de Delphi. A taxa
de compressão é agora de 10,5:1.
Continua |