Além da versão
Fire, que mantém o desenho antigo, o Siena oferece escolha entre motores
1,0 e 1,25 para a ELX, com os mesmos equipamentos de série e rodas de 14
pol só no mais potente (foto inferior)
Ficha
técnica |
Siena HLX e Palio Adventure 1,8 |
MOTOR
- transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote,
2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm.
Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção
multiponto seqüencial. Potência máxima: 106 cv a 5.500 rpm (com
gasolina), 110 cv a 5.500 rpm (com álcool). Torque máximo: 17,5
m.kgf a 3.000 rpm (com gasolina), 18,4 m.kgf a 3.000 rpm (com
álcool). |
CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS) opcional. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção
(Siena) ou independente, braços arrastados, estabilizador (Adventure). |
RODAS
- 5,5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14 (Siena) ou 175/80 R 14 (Adventure). |
DIMENSÕES
(Siena)
- comprimento, 4,135 m; largura, 1,634 m; altura, 1,453 m;
entreeixos, 2,373 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas,
500 l; peso, 1.080 kg. |
DIMENSÕES
(Adventure)
- comprimento, 4,257 m; largura, 1,664 m; altura, 1,595 m;
entreeixos, 2,465 m; capacidade do tanque, 51 l; porta-malas,
460 l; peso, 1.168 kg. |
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DESEMPENHO
(Siena)
- velocidade máxima, 187 km/h (com gasolina), 189 km/h (com
álcool); aceleração de 0 a 100 km/h, 9,9 s (com gasolina), 9,7 s
(com álcool). |
DESEMPENHO
(Adventure)
- velocidade máxima, 176 km/h (com gasolina), 178 km/h (com
álcool); aceleração de 0 a 100 km/h, 11 s (com gasolina), 10,8 s
(com álcool). |
CONSUMO
- em cidade, 12,2 km/l (com gasolina), 8,4 km/l (com álcool); em
estrada, 16,3 km/l (com gasolina), 11,3 km/l (com álcool). |
Dados do fabricante |
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As relações de marcha se
mantêm, a não ser o diferencial da Adventure, agora igual ao das Weekend
HLX e por isso 3% mais longo (nada de "respostas mais rápidas", como
afirmou um site pouco especializado). Novidade no Siena HLX são as rodas
de alumínio de 15 pol com pneus 175/65, como já existia na Weekend Stile.
A Adventure é que deveria ganhar "pernas mais grossas", pois os
175/80-14 utilizados não ajudam no visual nem no comportamento.
Segundo a Fiat, os três modelos (hatch, sedã e perua) atingem velocidade
máxima de 187 km/h com gasolina e 189 km/h com álcool. O Palio acelera
de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com gasolina e em 9,3 com álcool; o
Siena o faz em 9,9 e 9,7 s, na ordem; e a Palio Weekend, em 10,2 e 10 s.
O desempenho da Adventure é inferior (veja tabela) em função do
maior peso.
No lançamento em Florianópolis, SC, o BCWS pôde avaliar tanto o
novo Siena quanto as Palios Weekend e Adventure. O sedã obteve, graças à
nova calibração da suspensão, boa melhoria em estabilidade — ficou mais
firme, sem perder em conforto. A impressão, na versão anterior, era que
o carro ficava solto demais, sobretudo em curvas e manobras evasivas,
tendo sido o fato criticado por muitos proprietários no
Teste do Leitor. Na Weekend,
contudo, o problema também se manifestava mas não foi alvo de
aprimoramento.
Uma espécie de "campeã de audiência" é a versão Adventure (nicho criado
pela própria Fiat há cinco anos), que, apesar de mais cara, responde por
45% das vendas da Weekend. Pensando na segurança dos pedestres, a perua
perdeu o pára-choque de impulsão, "quebra-mato" (o que já havia ocorrido
no Doblò Adventure), recebendo uma grade
preta com gomos que lembra vagamente a do Jeep Cherokee. A Fiat adianta
que, quando for reestilizado, também o picape Strada perderá o perigoso
equipamento, uma medida que a sócia GM deveria seguir em seu Montana
Off-Road.
O comportamento das peruas pouco mudou — continuam bem ágeis com o motor
1,8 e ganharam até uma maçaneta mais ergonômica na tampa traseira.
Embora a rigidez estrutural da carroceria tenha aumentado em 35%,
permanece a suspensão macia demais. Ferreira, da Fiat, argumenta que as
pesquisas da empresa têm demonstrado satisfação com o conforto de
rodagem, mas é um fato que um pouco mais de firmeza deixaria a Weekend
mais "na mão" sem prejudicar esse importante fator.
Todos os modelos estão de parabéns quando o assunto é harmonia e beleza
internas, mas não em acabamento, que exibe plásticos de baixa qualidade
e encaixes imperfeitos. Com preços bem situados no segmento, resta saber
se vão contribuir — apesar do estilo controvertido — para fazer o raio
atingir a árvore pelo quarto ano consecutivo. |