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Além da versão Fire, que mantém o desenho antigo, o Siena oferece escolha entre motores 1,0 e 1,25 para a ELX, com os mesmos equipamentos de série e rodas de 14 pol só no mais potente (foto inferior)

Ficha técnica
Siena HLX e Palio Adventure 1,8
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 106 cv a 5.500 rpm (com gasolina), 110 cv a 5.500 rpm (com álcool). Torque máximo: 17,5 m.kgf a 3.000 rpm (com gasolina), 18,4 m.kgf a 3.000 rpm (com álcool).
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção (Siena) ou independente, braços arrastados, estabilizador (Adventure).
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 175/70 R 14 (Siena) ou 175/80 R 14 (Adventure).
DIMENSÕES (Siena) - comprimento, 4,135 m; largura, 1,634 m; altura, 1,453 m; entreeixos, 2,373 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 500 l; peso, 1.080 kg.
DIMENSÕES (Adventure) - comprimento, 4,257 m; largura, 1,664 m; altura, 1,595 m; entreeixos, 2,465 m; capacidade do tanque, 51 l; porta-malas, 460 l; peso, 1.168 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO (Siena) - velocidade máxima, 187 km/h (com gasolina), 189 km/h (com álcool); aceleração de 0 a 100 km/h, 9,9 s (com gasolina), 9,7 s (com álcool).
DESEMPENHO (Adventure) - velocidade máxima, 176 km/h (com gasolina), 178 km/h (com álcool); aceleração de 0 a 100 km/h, 11 s (com gasolina), 10,8 s (com álcool).
CONSUMO - em cidade, 12,2 km/l (com gasolina), 8,4 km/l (com álcool); em estrada, 16,3 km/l (com gasolina), 11,3 km/l (com álcool).
Dados do fabricante

As relações de marcha se mantêm, a não ser o diferencial da Adventure, agora igual ao das Weekend HLX e por isso 3% mais longo (nada de "respostas mais rápidas", como afirmou um site pouco especializado). Novidade no Siena HLX são as rodas de alumínio de 15 pol com pneus 175/65, como já existia na Weekend Stile. A Adventure é que deveria ganhar "pernas mais grossas", pois os 175/80-14 utilizados não ajudam no visual nem no comportamento.

Segundo a Fiat, os três modelos (hatch, sedã e perua) atingem velocidade máxima de 187 km/h com gasolina e 189 km/h com álcool. O Palio acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com gasolina e em 9,3 com álcool; o Siena o faz em 9,9 e 9,7 s, na ordem; e a Palio Weekend, em 10,2 e 10 s. O desempenho da Adventure é inferior (veja tabela) em função do maior peso.

No lançamento em Florianópolis, SC, o BCWS pôde avaliar tanto o novo Siena quanto as Palios Weekend e Adventure. O sedã obteve, graças à nova calibração da suspensão, boa melhoria em estabilidade — ficou mais firme, sem perder em conforto. A impressão, na versão anterior, era que o carro ficava solto demais, sobretudo em curvas e manobras evasivas, tendo sido o fato criticado por muitos proprietários no Teste do Leitor. Na Weekend, contudo, o problema também se manifestava mas não foi alvo de aprimoramento.

Uma espécie de "campeã de audiência" é a versão Adventure (nicho criado pela própria Fiat há cinco anos), que, apesar de mais cara, responde por 45% das vendas da Weekend. Pensando na segurança dos pedestres, a perua perdeu o pára-choque de impulsão, "quebra-mato" (o que já havia ocorrido no Doblò Adventure), recebendo uma grade preta com gomos que lembra vagamente a do Jeep Cherokee. A Fiat adianta que, quando for reestilizado, também o picape Strada perderá o perigoso equipamento, uma medida que a sócia GM deveria seguir em seu Montana Off-Road.

O comportamento das peruas pouco mudou — continuam bem ágeis com o motor 1,8 e ganharam até uma maçaneta mais ergonômica na tampa traseira. Embora a rigidez estrutural da carroceria tenha aumentado em 35%, permanece a suspensão macia demais. Ferreira, da Fiat, argumenta que as pesquisas da empresa têm demonstrado satisfação com o conforto de rodagem, mas é um fato que um pouco mais de firmeza deixaria a Weekend mais "na mão" sem prejudicar esse importante fator.

Todos os modelos estão de parabéns quando o assunto é harmonia e beleza internas, mas não em acabamento, que exibe plásticos de baixa qualidade e encaixes imperfeitos. Com preços bem situados no segmento, resta saber se vão contribuir — apesar do estilo controvertido — para fazer o raio atingir a árvore pelo quarto ano consecutivo.

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