Best Cars Web Site

Com os alemães na mira

Clique para ampliar a imagem

S40 e V50, a nova geração de Volvos médios, revela
qualidades para encarar BMW, Audi e Mercedes

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: F. Samahá e divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O ganho em estilo é evidente na nova geração, com elementos que os tornam bem parecidos com outros modelos da marca. Os faróis usam lâmpadas de xenônio em ambos os fachos e a grade tem desenho distinto entre sedã e perua

Os interessados na compra de um sedã médio de luxo alemão — BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C, Audi A4 — já podem voltar os olhos para uma alternativa que vem da fria Suécia. Nove anos depois da chegada ao Brasil do S40, a Volvo apresentou a segunda geração de seu menor modelo (e da perua V40, agora V50), com atributos para conquistar seu espaço nesse prestigiado segmento.

A palavra Revolvolution, um trocadilho com a marca e revolution (revolução em inglês), não é mais usada, mas não resta dúvida de que a mudança de perfil da Volvo prossegue a passos largos. Sem abandonar seu esmero com a segurança, os suecos conseguiram agregar ao antes pacato sedã um estimulante tempero esportivo, que vai do estilo ao comportamento dinâmico.

Por fora, a primeira impressão é de que compactaram o belo S60 e, no caso da perua — sportswagon, diz a marca —, com um toque de XC90 na traseira. A fluidez de linhas, com o teto em suave curva, combina com a imponência dos "ombros" largos e da grade protuberante em relação aos faróis. Estes enfim adotam tecnologia de ponta, com lâmpadas de xenônio para os fachos alto e baixo, exclusivas no segmento. As lanternas traseiras amplas, que na V50 sobem pelas colunas, são típicas da marca.

O resultado é dos mais atraentes, com aerodinâmica dentro da média (Cx 0,31 o sedã, 0,32 a perua), e certamente contribuirá para a aceitação dos dois modelos. No caso da perua, a identificação com a maior V70 e o utilitário esporte XC90 é positiva, pois a antiga V40 não se parecia em nada com eles. Nossas únicas ressalvas vão para as rodas de desenho clássico (o próximo lote já deve ser importado com um modelo mais esportivo) e a grade da V50, conservadora demais, que poderia ser a mesma do sedã. Seus faróis de neblina também têm desenho próprio. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 27/5/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados