

O painel
funcional inclui alerta para excesso de velocidade e os controles de
vidros são ótimos. O veterano motor revitaliza-se com a flexibilidade em
combustível e oferece 99 cv
Equipamentos
de série e
opcionais |
Ajuste
de altura bancos E / D |
S/ND |
Ajuste
de apoio lombar E / D |
ND |
Ajuste
do volante em altura / profundidade |
ND |
Ajuste
elétr. retrovisores E / D |
O |
Alarme
/ controle a distância |
O/O |
Aquecimento |
O |
Ar-condicionado
/ automático |
O/ND |
Bancos
/ volante em couro |
ND |
Bolsa
inflável E / D / laterais |
O/O/ND |
Câmbio
automático |
ND |
Comando
interno do porta-malas |
O |
Computador
de bordo |
ND |
Conta-giros |
S |
Controle
elétr. dos vidros D / T |
O/O |
Controle
aut. de velocidade |
ND |
Controle
de tração |
ND |
Direção
assistida |
S |
Faróis
de neblina |
ND |
Freios
antitravamento (ABS) |
ND |
Imobilizador
de motor |
S |
Limpador/lavador
traseiro |
S |
Luzes
de leitura D / T |
ND |
Luz
traseira de neblina |
ND |
Rádio/toca-fitas |
ND |
Rádio/toca-CD |
O |
Relógio |
S |
Repetidores
laterais de direção |
ND |
Rodas
de alumínio |
ND |
Terceira
luz de freio |
S |
Teto
solar / comando elétrico |
ND |
Travamento
central |
O |
Vidros
verdes |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível;
NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito;
D / T = dianteiro / traseiro |
Preços |
Básico |
R$ 32.263 |
Como
avaliado |
R$ 40.531 |
Completo |
R$ 40.531 |
Veja os preços dos
opcionais no site
www.volkswagen.com.br |
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O espaço é satisfatório
para quatro adultos e uma criança e, no compartimento de bagagem, os 437
litros acomodam as malas de todos eles — mais que em minivans mais
caras, como Scénic e Meriva. Este acabamento inclui banco traseiro
bipartido e com encostos de cabeça, o que ainda falta em outras Paratis. Há
faixa degradê no pára-brisa, comando elétrico da tampa traseira, alarme
com proteção por ultra-som e um (irritante) alerta programável para
excesso de velocidade. Os fumantes gostarão de ver cinzeiro e acendedor
de cigarros, que o novo irmão Fox não traz.
Econômica O
motor flexível em combustível é a maior novidade desta Parati em relação
a outras que avaliamos. A taxa de compressão modesta (saiba
mais sobre técnica) reflete-se em menores desempenho e economia do
que seria possível, mas os resultados não são ruins. O veterano AP-1600
move a perua de 980 kg com certa agilidade (veja
simulação de desempenho), pois oferece 99 cv e 14,4
m.kgf de torque com uso de álcool, próximo do 1,8-litro a gasolina. A
tradicional receita de duas válvulas por cilindro contribui para boa
distribuição da força desde os baixos regimes.
O motor é ruidoso, em parte pela falta de revestimento sob o capô, e não
demonstra no dia-a-dia a suavidade que se espera por sua ótima
relação r/l: mais uma indicação da
idade do projeto, já que os novos carros têm evoluído muito na absorção
de vibrações e asperezas. Por outro lado, as relações de marcha longas
nem parecem pertencer a um VW, tamanha a insistência recente da marca em
câmbios curtos demais.
O restante do conjunto é bem conhecido. Passa pelos engates de marcha
não tão precisos quanto no passado (mas que perdeu em 2002 a trava
redundante da ré, facilitando sua colocação), pela direção e os freios
adequados (poderiam ser menos assistidos, para atuação mais suave) e por
uma suspensão que, além da comprovada robustez, garante um rodar macio e
estabilidade dentro do padrão. Claro que não se espera esportividade,
ainda mais com pneus 175/70-13, mas é um carro que transmite confiança
no uso sem excessos de seu público-alvo.
A VW poderia, porém, cobrar menos a esta altura, em que o
projeto todo já foi pago há tempos. A City Total Flex começa em R$
32,2 mil e chega a R$ 40,5 mil com os
opcionais com que a avaliamos, que não eram itens de luxo. Bolsas
infláveis, freios antitravamento (ABS) e rodas de alumínio não são
oferecidos. A nova Palio Weekend HLX 1,8 custa R$ 42,2 mil com opcionais
que a deixam em vantagem, acabamento mais luxuoso e motor também
flexível de até 110 cv, o que diminui as chances da Parati de resgatar
sua antiga liderança no segmento.
Continua |