Best Cars Web Site

Na dianteira a suspensão é similar à do Corsa, mas com maiores altura e robustez. O vão livre do solo, 200 mm, é declarado como o maior da categoria. O sistema de freios foi revisto e o sistema antitravamento (ABS) de quinta geração é opcional. O que deveria ser de série é a direção assistida, já que se trata de veículo pesado (mínimo de 1.115 kg) e que pode chegar a 1.850 kg com carga máxima.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O pacote Off Road: aparência robusta e interessante, mas sem acréscimo no
potencial fora-de-estrada, pois tem altura e pneus iguais aos do básico

Dotado do conhecido motor Família I de 1,8 litro, a potência varia entre 105 cv, quando o tanque está apenas com gasolina, e 109 cv com álcool. O torque alcança 17,3 m.kgf com gasolina e 18,2 m.kgf com álcool. Com um dos motores mais potentes já usados em um picape leve (apenas o Saveiro de 2,0 litros e 111 cv supera o Montana com álcool), seu desempenho surpreende.

Segundo a GM, a velocidade máxima chega a 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,2 segundos com álcool. Com gasolina, esses números são um pouco inferiores: 178 km/h e 10,6 s, na ordem. Em consumo, ainda segundos dados de fábrica, a situação se inverte. Com gasolina, roda 11,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada. Quando se usa álcool, faz 7,7 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Com 109 cv ao rodar com álcool, o motor 1,8 confere desempenho dos
melhores ao Montana, que promete agradar em suas três versões

Ao volante   Avaliado pelo BCWS em um trajeto predeterminado pela GM em Foz do Iguaçu, PR, o comportamento do Montana mais se assemelha ao de um carro de passeio, como o Corsa. O picape não pula demais ao passar por lombadas, absorve bem as irregularidades do piso e tem bons acabamento e isolamento acústico. Pena que a visibilidade traseira seja comprometida pela barra de segurança, que a GM julga necessária na posição atual para garantir segurança no caso de levar carga.

O câmbio é o mesmo do Corsa, mas com a relação de diferencial 6,3% mais curta, passando de 3,94:1 para 4,19:1, a fim de compensar o maior diâmetro dos pneus (175/70-14 nas versões básica e Off Road, contra 175/65-14 do Corsa, ou 2,7% maior) e de melhorar o desempenho com carga. A rotação em viagem permanece adequada, menos de 3.400 rpm a 120 km/h em quinta. A distância em relação ao solo, em todas as versões, é de 200 mm com o veículo descarregado e de 153 mm com carga máxima.

O estepe agora fica sob a caçamba, liberando bom espaço interno para objetos

Embora tenha versões diferentes, não há grandes mudanças técnicas, a não ser os pneus da Sport. Para não comprometer o conforto nem aumentar o nível de ruído, a engenharia da fábrica optou por não empregar pneus de uso mistos no pacote Off Road, por exemplo. Nesta versão aparece um item que tem causado polêmica e até já foi banido em versão recém-lançada pela Fiat, o Doblò Adventure: o quebra-mato, perigoso em eventual atropelamento.

O mix de vendas deve ser 50% para a versão básica e 25% para cada uma das outras. A GM pretende comercializar 6.000 unidades até o final do ano, um salto se levado em conta que o Corsa Pickup vendia em média 800 por mês. A compra com uso da internet, mesmo que feita em concessionária, deve estar disponível já nesta segunda-feira à noite. Como a entrega leva de quatro a sete dias, a previsão da GM é entregar os primeiros exemplares do Montana já no final desta semana.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados