Melhoria genética Depois de 48 anos, a veteraníssima Kombi ganha
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A linha Kombi 2006 chega ao mercado em janeiro com uma revolução em seu
DNA: sai o legendário motor boxer
de quatro cilindros refrigerado a ar, de 1,6 litro, para dar lugar a
outro quatro-cilindros, só que em linha e arrefecido a água, com 1,4
litro e flexível em combustível. A
Kombi TotalFlex virá com o propulsor EA-111, produzido na fábrica de
motores de São Carlos, SP, que pertence à família do 1,0 TotalFlex
(Fox), do 1,6 TotalFlex (Fox, Polo e Polo Sedan) e do 1,4 a gasolina
usado no Fox exportado para a Europa. O novo motor é
da mesma família dos 1,0 e 1,6
De acordo com a fábrica, se movido com gasolina o 1,4-litro desenvolve
potência de 78 cv a 4.800 rpm e torque de 12,5 km a 3.500 rpm; com
álcool, 80 cv e 12,7 m.kgf nas mesmas rotações. As versões a gasolina e
a álcool do boxer produziam 58 e 67 cv, na ordem. Dessa forma, o
novo motor oferece ganhos de 34% e 19,4% na potência, nessa mesma ordem.
No entanto, em relação ao torque, que é o que mais interessa em um
utilitário, o 1,4 não vai muito além do 1,6 boxer, que gerava
11,3 m.kgf na versão a gasolina e os mesmos 12,7 na movida a álcool, com a
vantagem de entregá-los já a 2.600 giros. |
Fora isso, outras alterações no conjunto mecânico são os novos pontos de fixação do trem de força (agora com uma travessa por baixo do câmbio) e a relação de direção, que ficou mais baixa, portanto mais rápida. O acesso ao compartimento do motor foi facilitado com a adoção de uma tampa no assoalho do compartimento de bagagem. O radiador na
frente lembra o da Kombi a diesel, Na aparência, as únicas alterações são a grade do radiador no painel frontal da carroceria (muito semelhante ao da malsucedida versão a diesel, lançada e sepultada na década de 1980), a agrupamento dos instrumentos do painel em um único elemento e, por fim, a identificação TotalFlex na tampa traseira. A linha Kombi 2006 continua com as mesmas quatro versões de acabamento e preços também foram mantidos exatamente os do modelo anterior: Furgão (R$ 36.192), Standard (R$ 37.879), Lotação (R$ 41.393) e Escolar (R$ 43.684). Novos instrumentos, a única alteração interna A Kombi fabricada no Brasil era o último Volkswagen ainda produzido no mundo equipado com o motor boxer refrigerado a ar. Para marcar a despedida do célebre propulsor em um veículo VW (continuará em produção para suprir mercados de reposição e de aplicações secundárias, como motores estacionários e veículos fora-de-série), a marca lançou a Série Prata da Kombi, restrita a 200 unidades, com pintura e detalhes de acabamento exclusivos, ao preço de R$ 39.200 (saiba mais). Continua |
Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail * Contatos com o jornalista Fabio Ometto: fabioometto@hotmail.com Data de publicação: 12/12/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |