


Mesmo nesta versão de 179 cv,
que não impressiona pelo desempenho, o Solstice tem mostrado os exatos
atributos para fazer grande sucesso nos Estados Unidos



A base do Cobalt é o Astra,
mas seu estilo é bem mais interessante e o motor de 2,0 litros, todo de
alumínio, recebe compressor nesta versão para fornecer 208 cv |
Casam-se à perfeição com as rodas de 18 pol de diâmetro à frente e 19
pol atrás, com pneus dianteiros 275/35 ZR 18 e traseiros 325/30 ZR 19.
Nenhum Corvette chegou a esse nível de "patas" e, se a visão é
impressionante, a capacidade de fazer curva surpreende, como se pôde
sentir na breve volta. Faz tempo que ele é um dos poucos carros de
produção a ultrapassar 1 g de aceleração lateral. Não há dados de
distribuição de peso, mas o conjunto câmbio-diferencial na traseira e o
motor dianteiro bem recuado certamente a tornam das melhores.
É um dos
espécimes de maior grandeza de sua categoria. Até lubrificação por
cárter seco o motor traz. O preço
público nos Estados Unidos é de R$ 151.000 (US$ 65.690). Como
curiosidade, no manual há um aviso de que o lábio do defletor dianteiro
pode tocar o chão ocasionalmente. Imagine-se aqui...
Pontiac
Solstice
É um dos maiores sucessos da história da GM. Nasceu como conceito no
Salão de Detroit de 2002 para, em 2005, ser colocado em produção (leia
apresentação). É um roadster por excelência, com tração
traseira e motor de 2,4 litros com duplo comando de válvulas e
variador de fase, que lhe garante 179
cv a 6.600 rpm de puro prazer. A máxima é de 192 km/h, com 0-100 na
faixa de 7,5 segundos: na medida certa para sair por aí com o céu como
teto. É notável grande rigidez estrutural, mesmo se tratando de um carro
de carroceria aberta.
As rodas ficam bem nas extremidades, provendo um
balanço dianteiro e traseiro bem
pequeno. A distância entre eixos é de somente 2,415 m, 15 mm mais que um
Fusca, o que resulta em enorme agilidade. O Solstice é relativamente
leve, 1.300 kg, e muito bem-dotado de rodas e pneus, 245/45 R 18. A
distribuição de peso declarada é perfeita, 50% por eixo. Dois detalhes
curiosos são os freios ABS opcionais e o câmbio de cinco marchas, indo
contra a tendência de seis — mas que está na medida para o carro.
O melhor de tudo é seu preço nos EUA: R$ 47.127 (US$ 20.490). Para o que
é, é uma pechincha. É por isso que o japonês
Mazda MX5, dono desse mercado desde
1989, está enfrentando séria concorrência, à base de três Solstices
vendidos para cada Miata. Seria sem dúvida uma boa opção de importação
para a GMB, mesmo que na versão da divisão Saturn, a
Sky — cuja vantagem é ter linhas mais
próximas do padrão dos Chevrolets nacionais, tanto que será vendida na
Europa como Opel GT.
Chevrolet
Cobalt SS Supercharger
Trata-se de um cupê construído sobre a plataforma Delta, a mesma do
Astra europeu, e lançado em 2003 como substituto do Cavalier. Existe
também em versão sedã, mas sem a opção de compressor. O apelo do modelo
é a sobrealimentação de 0,8 bar provida pelo compressor tipo soprador (blower)
Roots, Eaton M62 com resfriador de ar.
O motor 2,0-litros, similar em arquitetura ao usado no Brasil, mas com
bloco de alumínio, gera 208 cv a 5.600 rpm e torque de 23,5 m.kgf a
4.400 rpm, para velocidade máxima de 235 km/h e 0-100 em 6,2 segundos,
segundo a fábrica. O carro pesa 1.274 kg, o que resulta em 6,1 kg/cv.
A suspensão segue o padrão da plataforma, mas com definição esportiva,
ajudada por estabilizadores de 24 mm e 22 mm, na ordem. Pneus 215/45-18
ajudam no efeito visual e, sobretudo, numa aderência convincente. O
Cobalt negociou a "serrinha" como gente grande. O estilo é muito
chamativo e agradável, em especial o aerofólio traseiro. No interior, um
manômetro do compressor vem junto à coluna esquerda do pára-brisa, como
em carros personalizados. Por coincidência, o preço nos EUA é exatamente
o mesmo do Solstice: R$ 47.127.
Continua |