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Embora bem menor que os demais Hummers e com motor de apenas cinco cilindros, não faltam ao H3 porte, peso (2,1 toneladas) e capacidade fora-de-estrada

Hummer H3   Bem, Hummer é Hummer. Depois da estréia do Hummvee, o original militar, na operação "Tempestade do Deserto" — a ação no Kwait para expulsar os invasores iraquianos de janeiro a março de 1991 —, o grande utilitário ganhou vida civil dois anos depois como H1, seguido pelo H2. São veículos enormes, potentes e capazes de vencer praticamente qualquer obstáculo, mas nem todo mundo podia comprá-los, seja por não ter dinheiro suficiente, seja por não caberem na maioria das garagens e estacionamentos, mesmo nos EUA.

Assim, para alegria de muitos, surgiu o H3, no Salão de Detroit de 2004. Bem menor, é 43 cm mais curto, 15 cm mais baixo e 14,5 cm mais estreito que o H2. Baseia-se na plataforma do picape Chevrolet Colorado, o sucessor do S10 nos EUA. Sem perder o jeito bruto, tornou-se possível seu uso normal em toda parte. A suspensão dianteira é independente, mas atrás é por eixo rígido, uma diferença importante em relação ao H1. Dirigi-lo é curioso, dado o pára-brisa diminuto e praticamente na vertical, mas que não fique dúvida: é um utilitário esporte dos mais sérios e competentes.

O motor de 3,5 litros e cinco cilindros produz 223 cv e 31,1 m.kgf de maneira muito suave. A caixa automática de quatro marchas está acoplada a caixa de transferência para a tração 4x4 permanente, podendo o diferencial central ser bloqueado e ser usada a marcha reduzida. O comando é elétrico. O H3 pode vir também com caixa manual de cinco marchas, ao contrário do H1/H2, só automático (inclusive a versão militar). Os preços lá começam em R$ 67.850 e chegam a R$ 75.280 (US$ 29.500 a US$ 32.730). A caixa automática sai por R$ 2.750 (US$ 1.195).

Foi apenas um tira-gosto. Mas valeu.

Ficha técnica
    Cobalt SS
Supercharger
Corvette Z06 Solstice H3
MOTOR
Posição e cilindros transversal,
4 em linha
longitudinal,
8 em V
longitudinal,
4 em linha
longitudinal,
5 em linha
Comando e válv./cilindro duplo no cabeçote, 4 no bloco, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 86 x 86 mm 104,8 x 101,6 mm 88 x 98 mm 93 x 102 mm
Cilindrada 1.998 cm3 7.011 cm3 2.384 cm3 3.460 cm3
Taxa de compressão 9,5:1 11:1 10,4:1 10:1
Potência máxima 208 cv a
5.600 rpm
512 cv a
6.400 rpm
179 cv a
6.600 rpm
223 cv a
5.600 rpm
Torque máximo 23,5 m.kgf a
4.400 rpm
65,7 m.kgf a
4.800 rpm
22,9 m.kgf a
4.800 rpm
31,1 m.kgf a
2.800 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
Superalimentação compressor, resfriador de ar não
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira 6 / traseira 5 / traseira automático,
4 / integral
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado a disco
Antitravamento sim (opcional no Solstice)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson independente, braços sobrepostos
Traseira eixo de torção ind., braços sobrepostos eixo rígido
RODAS
Rodas (diant. e tras.) 7 x 18 pol 9,5 x 18 pol e
12 x 19 pol
8 x 18 pol 7,5 x 16 pol
Pneus (diant. e tras.) 215/45 ZR 18 275/35 ZR 18 e
325/30 ZR 19
245/45 R 18 285/75 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,58 m 4,43 m 3,99 m 4,74 m
Largura 1,72 m 1,93 m 1,81 m 1,89 m
Altura 1,41 m 1,24 m 1,27 m 1,89 m
Entreeixos 2,62 m 2,68 m 2,41 m 2,84 m
Capacidade do tanque 49 l 68,1 l 52,2 l 87 l
Porta-malas 393 l 634 l 107 l (fechado) 835 l
Peso 1.274 kg 1.420 kg 1.297 kg 2.132 kg
Desempenho e consumo
    Cobalt SS
Supercharger
Corvette Z06 Solstice H3
Velocidade máxima 235 km/h mais de 305 km/h 192 km/h ND
Aceleração 0 a 100 km/h 6,2 s menos de 4,0 s 7,5 s ND
Consumo em cidade* 9,7 km/l 6,8 km/l 8,5 km/l 6,8 km/l
Consumo em estrada* 12,3 km/l 11,0 km/l 11,9 km/l 8,0 km/l
Dados do fabricante; * informado nos EUA com uso da gasolina local; ND = não disponível

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