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Nos últimos anos, o mercado de picapes tem mostrado clara preferência pelos modelos de cabine dupla e com motorização a diesel, que representam 87% das vendas do segmento médio — no de grandes ainda não havia essa opção de cabine, salvo via transformações.

Clique para ampliar a imagem Com todo seu peso, mesmo descarregado, o desempenho do F-250 Cabine Dupla é apenas razoável (de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos)...

O motor MWM 4,2-litros turbodiesel, com três válvulas por cilindro (duas de admissão, uma de escapamento) e resfriador ar-ar, desenvolve 180 cv a 3.200 rpm, com torque de 50,9 mkgf a 1.600 rpm. A pressão do turbo é de 1,2 kg/cm². Com isso o F-250 acelera de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos, segundo o fabricante. O corte de alimentação ocorre a 4.000 rpm. Esse motor era empregado no Silverado/GMC 3500HD, mas sem resfriador de ar.

A distância entre eixos cresceu 897 mm em relação ao modelo de cabine simples, de 3.071 para 3.968 mm. Por isso, recebeu uma nova árvore de transmissão, bipartida (única, no Cabine Simples), que aumenta a velocidade crítica para bem além da que o veículo pode atingir e reduz a transmissão de ruído e vibração para o interior.

A suspensão foi recalibrada com o auxílio de simulações, recurso hoje à mão de todo grande fabricante. A dianteira continua com semi-eixo oscilante por lado (Twin-I-Beam, viga “I” dupla) e molas helicoidais, mas é exclusiva do Cabine Dupla e tem capacidade para 1.635 kg. A suspensão traseira, com capacidade para 1.215 kg, utiliza feixes de molas e segue novo desenho, em que os amortecedores são montados externos ao chassi.

...apesar dos 180 cv e do exuberante torque do motor MWM de 4,2 litros, com três válvulas por cilindro e resfriador de ar

Essa configuração aumenta a eficiência do sistema, devido aos amortecedores acompanharem mais de perto os movimentos da suspensão. Aprimora o comportamento dinâmico em pisos irregulares e diminui a tendência de saída de traseira relacionada à freqüência de ressonância do eixo, um problema associado a picapes de tração traseira com eixo rígido. O câmbio traz sincronização até na ré, providência que aos poucos vai-se intensificando por facilitar o dirigir e evitar arranhadas ao ser engatada.

Dirigindo o "caminhão"   Apesar do brilhante motor, não é fácil movimentar 2.835 kg (XL) ou 2.850 kg (XLT). Mas o desempenho tem tudo para satisfazer seu público-alvo. Acelerações e retomadas correspondem às dos bons carros de motor 1,0 litro; mesmo assim são coerentes. Os comandos são leves para o tipo de veículo, como a alavanca de câmbio e o pedal de embreagem, mas a maçaneta de liberação do freio de estacionamento a pedal é baixa demais. O volante de dois raios e 390 mm de diâmetro proporciona boa pega, com encaixe perfeito para os polegares. Continua

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