Best Cars Web Site

Parceria bem-sucedida

Com a adoção do motor 1,8-litro da GM, o Doblò Cargo
ficou muito mais adequado ao trabalho a que se destina

Texto: José Rezende Mahar - Fotos: divulgação

Durante muitos anos a Kombi reinou solitária no campo dos furgões de menor capacidade de carga. Mesmo que levasse uma tonelada, seu modesto padrão de conforto, desempenho e segurança era o que havia disponível para o pequeno usuário entregar flores, roupas ou ferramentas nos grandes centros urbanos.

Há três anos a Fiat apresentou a versão comercial do utilitário Doblò, o Cargo. Embora não derivado de um automóvel como o Fiorino, o modelo tem muita coisa de carro de passageiros no conforto de uso. Amplo na cabine e no compartimento de carga, ele é uma opção forte para quem precisa transportar até 600 kg. E o faz sem problemas: carregamos o veículo com 300 kg e fizemos a Rio-São Paulo inteira transportando objetos de decoração e moradia, uma carga típica do usuário do Doblò.

As duas portas laterais corrediças e as traseiras com articulação vertical facilitam o acesso ao compartimento de carga do Doblò

Fomos surpreendidos pelo comportamento dinâmico seguro e confortável para um carro de 600 kg de capacidade, embora muito dependente de uma correta calibragem dos pneus. Se os traseiros estiverem com pressão baixa a retaguarda fica instável com carga, respondendo às ordens do volante com intensidade excessiva e dando a sensação de instabilidade.

É sempre bom lembrar que o Doblò é um veiculo alto e de centro de gravidade elevado, mas no mercado dos utilitários pequenos seu comportamento sobressai quando comparado ao Renault Kangoo e ao Peugeot Partner/Citroën Berlingo, de resto mais caros de manutenção e também piores de revenda e espaço interno. Não é à toa que o Doblò lidera este setor de mercado com mais de 80% das vendas.

Interior funcional e bem planejado, com câmbio em posição alta, painel com computador de bordo e bom espaço para objetos na prateleira superior

Um veículo fácil de dirigir aumenta em muito a segurança tanto do usuário quanto da carga. Uma contribuição importante nesse campo é a ergonomia do habitáculo: o volante regulável em altura (opcional) tira aquela sensação de caminhão e se apresenta às mãos com naturalidade, o que também acontece com a suave e precisa alavanca de cambio. Situada no painel e bem próxima ao volante, parece um equipamento de carro esporte.

Os bancos são firmes na medida certa, sendo o do motorista agora equipado com regulagem de apoio lombar. Além disso estão disponíveis sistema antitravamento (ABS) de freios, controle elétrico dos vidros e travas, que evitam deixar as muitas portas abertas, e um utilíssimo sistema auxiliar de estacionamento. Localizado na base do pára-brisa, indica por meio de um alarme a proximidade de objetos, pessoas ou veículos atrás do carro, evitando batidas e problemas ao estacionar.
Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 30/3/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados