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Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 69 x 66,8 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 76 cv (gas.) e 77 cv (álc.) a 6.000 rpm. Torque máximo: 10 m.kgf (gas.) e 10,2 m.kgf (álc.) a 4.250 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 3,72; 2ª) 2,05; 3ª) 1,40; 4ª) 1,03; 5ª) 0,79; diferencial, 4,93. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 6; 2ª) 11; 3ª) 16; 4ª) 22; 5ª) 28.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 238 mm ø; traseiros a tambor, 203 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,3 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 14 pol.; pneus, 175/65 R 14 T.
DIMENSÕES - comprimento, 3,818 m; largura, 1,639 m; altura, 1,417 m; entreeixos, 2,472 m; bitola dianteira e traseira, ND; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,35; capacidade do tanque, 50 l; porta-malas, 255 l; peso, 880 kg.
 
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 166 km/h (gas.) e 167 km/h (álc.); aceleração de 0 a 100 km/h, 14,3 s (gas.) e 14,1 s (álc.).
CONSUMO - em cidade, 13,6 km/l (gas.) e 9,0 km/l (álc..); em estrada, 17,3 km/l (gas.) e 11,5 km/l (álc.).
Dados do fabricante
 
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 265; informações de fábrica, 0800 555615.
 
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2006; pneus, Goodyear GPS3 Sport; quilometragem inicial, 1.500 km.

Um carro prático e agradável de dirigir, não fosse pelo motor: a Renault poderia aderir aos 1,4-litro, como tem feito a concorrência

Na parte interna, seria uma boa notícia se a Renault adotasse o painel lançado em 2001 — isso mesmo, há cinco anos — na Europa, pois ficara devendo essa evolução ao trazer a nova frente em 2003. Ainda não foi dessa vez: igual ao do Primeiro Mundo, só o volante quando dotado de bolsa inflável... Apesar da ampla almofada central, os botões de buzina continuam restritos às pontas, junto a dois dos três raios.

Mas enfim foi atendida uma reivindicação comum desde seu lançamento, em 1999: os botões de controle elétrico dos vidros dianteiros, antes em incômoda posição no console, agora estão nas portas. Já não era sem tempo. Quem sabe o próximo a mudar seja o do pisca-alerta, hoje perto do freio de estacionamento e fora do campo visual do motorista.

No bem conhecido painel, poucas mudanças: nova parte superior, com uma moldura mais retilínea acima dos difusores de ar centrais, e grafia no quadro de instrumentos em tons branco e cinza (o fundo é eletroluminescente). Há ainda novos tecidos de revestimento, que na versão Expression, intermediária, são bem simples. Continuam faltando espaços para objetos: um celular tem de parar no cinzeiro ou ficar solto no porta-mapas da porta, os únicos locais disponíveis. E as motoristas seriam gratas se a Renault aplicasse o espelho de cortesia também ao pára-sol esquerdo.

O preço sugerido deste Clio (quase R$ 35 mil, que vão a R$ 38,3 mil com ar-condicionado) não é dos mais animadores. Com cinco portas e o mesmo nível de equipamentos do modelo da Renault, incluindo bolsas infláveis frontais, o Palio ELX 1,4 custa R$ 39,6 mil e os "primos" 206 Presence e C3 GLX, com igual motor 1,4 Flex, R$ 38,2 mil. E os três são bem mais agradáveis de dirigir que o Clio em baixa rotação. Talvez seja o momento para a Renault, assim como a concorrência, perceber que a cilindrada de 1,0 litro só atende bem a versões de entrada e providenciar um 1,4 também para o Clio.

Simulação de desempenho
  gasolina álcool
Velocidade máxima 163 km/h 164 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª.) 5.750 rpm 5.800 rpm
Regime a 120 km/h (5ª.) 4.250 rpm
Potência consumida a 120 km/h 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,0 s 13,7 s
Aceleração de 0 a 400 m 19,5 s 19,4 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 35,5 s 35,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h (5ª.) 19,4 s 18,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h (4ª.) 11,1 s 11,1 s
Consumo em cidade 10,7 km/l 7,5 km/l
Consumo em estrada 14,5 km/l 10,3 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 16,8 km/l 11,9 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 15,1 km/l 10,8 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 13,3 km/l 9,5 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 11,6 km/l 8,3 km/l
Dados obtidos em simulador desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo
Obs.: os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto/2004
Conheça o simulador e os ciclos de consumo

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