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O bárbaro sedã bávaro

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Todo reformulado, o BMW Série 3 surpreende na tecnologia
e preserva o tempero esportivo que fez a fama da marca

Texto: Fabrício Samahá - Fotos do autor e de divulgação
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Menos ousado que os Séries 1 e 7, o desenho do mais  vendido BMW ficou muito atraente, sobretudo ao vivo, e manteve elementos como a "borda" na tampa do porta-malas lançada duas gerações atrás

Desde a reformulação do Série 7, em 2001, os numerosos fãs do BMW Série 3 aguardavam com algum receio o lançamento de sua nova geração, sucessora da E46 lançada em 1998. É que as linhas introduzidas, tanto naquele sedã quanto em outros modelos recentes (os Séries 1, 5 e 6), pelo chefe de estilo Chris Bangle vinham gerando grande polêmica, dividindo o mundo dos entusiastas entre os que adoraram sua inovação e os que o queriam longe da marca bávara.

Foram anos de expectativa até que a divulgação do novo Série 3 (geração E90), em outubro último, afastou os temores. Bangle parece ter aprendido com as críticas e desta vez, em que trabalhou no carro-chefe da marca — responsável por cerca de 60% de suas vendas no mundo —, optou por algo mais moderado, que expressa evolução sem chocar. Embora alguns possam achar que ainda há vincos, ângulos e arestas demais, ou que a traseira fica devendo imponência (as lanternas parecem as do antigo Nissan Primera), o carro agrada muito ao vivo, mais que nas fotos, e tem toda a cara de BMW. Contudo, não impressiona em aerodinâmica, com Cx 0,30 (0,28 no 320i, de pneus mais estreitos).

Apenas dois meses depois da apresentação mundial, no Salão de Genebra, o E90 já chega ao Brasil em três versões, que repetem as denominações do anterior: 320i, com motor de quatro cilindros, 2,0 litros e 150 cv; 325i, com o seis-em-linha de 2,5 litros e 218 cv; e 330i, de seis cilindros, 3,0 litros e 258 cv. Todos vêm para cá apenas com câmbio automático de seis marchas, com modo de operação seqüencial: não teremos as caixas manual e automatizada SMG.

Os preços são de R$ 169,5 mil para o 320i, R$ 229,5 mil para o 325i, R$ 244,5 mil para o 330i Top e R$ 289,5 mil para o 330i Sport, estes diferenciados em itens de acabamento. São competitivos diante das versões equivalente do Audi A4 e do Mercedes-Benz Classe C, os eternos adversários, quando se leva em conta a farta dotação de equipamentos do modelo bávaro. Continua

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Data de publicação: 4/5/05

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