| Mudança de hábito Prático, espaçoso e com bons dotes dinâmicos, o 
        Citroën | 
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        Quando a assessoria de imprensa da Citroën me ofereceu um Berlingo, 
        confesso que estava um tanto cético quanto a usar o "furgãozinho" na 
        cidade para transporte pessoal. Afinal, é um veículo de 1,80 metro de 
        altura, nada menos que 35 cm acima do que considero limite para um 
        automóvel: 1,45 m. Ao buscar o carro e me sentar ao volante, porém, uma 
        grata surpresa: embora seja  muito alto, os bancos ficam 
        razoavelmente perto do chão. Não há a sensação de "subir". O chamado 
        ponto "H" está mais para automóvel do que para furgão, minivan ou 
        utilitário esporte. Já gostei. No interior, 
        espaço e criatividade: painel e 
        Como o torque de 15,6 m.kgf ocorre a 4.000 rpm, à primeira vista pode 
        parecer um motor impróprio para um veículo que pode carregar 600 kg, mas só à 
        primeira vista. O motor "empurra" desde baixos giros com notável 
        desenvoltura. Apesar da grande área frontal (estima-se quase 2,80 m²), 
        combinada com coeficiente aerodinâmico (Cx) mediano de 0,37, o motor 
        não toma conhecimento. O importador indica velocidade máxima de 
        175 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, desempenho 
        típico de automóvel de motor 1,6. O consumo, lamentavelmente, não é 
        informado. | O acabamento único GLX Multispace custa R$ 47.050 e já vem com a maior parte dos itens que se deseja. O único opcional são as bolsas infláveis frontais, cujo preço ainda está para ser definido. No preço estão incluídos direção assistida, ar-condicionado, comando elétrico dos vidros dianteiros (um-toque no esquerdo), ajuste elétrico do retrovisor direito (remoto manual no esquerdo, ótima solução), travas elétricas com comando a distância, demais vidros laterais basculantes (todos), terceira luz de freio, luz traseira de neblina, ajuste elétrico do facho dos faróis, conta-giros, imobilizador de motor, assistente de estacionamento, banco traseiro bipartido e indicador de manutenção. Só faltam travamento das portas em movimento e sistema de áudio (o do carro avaliado é acessório). As linhas são 
        as mesmas há sete anos, mas não 
        Lançado na Europa em julho de 1996, em 1998 o furgão começou a ser 
        importado da França para o Brasil, com motor 1,8 de 90 cv. Em 2000 
        passou a vir da Argentina, produzido na fábrica de El Palomar, próximo a 
        Buenos Aires. Até o final de 2003 foram vendidas 
        cerca de 5.500 unidades aqui. A importação recomeçou agora em agosto, 
        com o motor 1,6 16V produzido em Porto Real, RJ. A Citroën planeja 
        vender 100 Berlingos por mês e seus concorrentes diretos são o Renault 
        Kangoo Expression 1,6 16V (R$ 53.590) e o Fiat Doblò ELX 1,8 (R$ 
        50.980), este o atual "dono" do mercado, com quase 100% de participação. | 
| Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 1/10/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |