Mudança de hábito Prático, espaçoso e com bons dotes dinâmicos, o
Citroën |
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Quando a assessoria de imprensa da Citroën me ofereceu um Berlingo,
confesso que estava um tanto cético quanto a usar o "furgãozinho" na
cidade para transporte pessoal. Afinal, é um veículo de 1,80 metro de
altura, nada menos que 35 cm acima do que considero limite para um
automóvel: 1,45 m. Ao buscar o carro e me sentar ao volante, porém, uma
grata surpresa: embora seja muito alto, os bancos ficam
razoavelmente perto do chão. Não há a sensação de "subir". O chamado
ponto "H" está mais para automóvel do que para furgão, minivan ou
utilitário esporte. Já gostei. No interior,
espaço e criatividade: painel e
Como o torque de 15,6 m.kgf ocorre a 4.000 rpm, à primeira vista pode
parecer um motor impróprio para um veículo que pode carregar 600 kg, mas só à
primeira vista. O motor "empurra" desde baixos giros com notável
desenvoltura. Apesar da grande área frontal (estima-se quase 2,80 m²),
combinada com coeficiente aerodinâmico (Cx) mediano de 0,37, o motor
não toma conhecimento. O importador indica velocidade máxima de
175 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, desempenho
típico de automóvel de motor 1,6. O consumo, lamentavelmente, não é
informado. |
O acabamento único GLX Multispace custa R$ 47.050 e já vem com a maior parte dos itens que se deseja. O único opcional são as bolsas infláveis frontais, cujo preço ainda está para ser definido. No preço estão incluídos direção assistida, ar-condicionado, comando elétrico dos vidros dianteiros (um-toque no esquerdo), ajuste elétrico do retrovisor direito (remoto manual no esquerdo, ótima solução), travas elétricas com comando a distância, demais vidros laterais basculantes (todos), terceira luz de freio, luz traseira de neblina, ajuste elétrico do facho dos faróis, conta-giros, imobilizador de motor, assistente de estacionamento, banco traseiro bipartido e indicador de manutenção. Só faltam travamento das portas em movimento e sistema de áudio (o do carro avaliado é acessório). As linhas são
as mesmas há sete anos, mas não
Lançado na Europa em julho de 1996, em 1998 o furgão começou a ser
importado da França para o Brasil, com motor 1,8 de 90 cv. Em 2000
passou a vir da Argentina, produzido na fábrica de El Palomar, próximo a
Buenos Aires. Até o final de 2003 foram vendidas
cerca de 5.500 unidades aqui. A importação recomeçou agora em agosto,
com o motor 1,6 16V produzido em Porto Real, RJ. A Citroën planeja
vender 100 Berlingos por mês e seus concorrentes diretos são o Renault
Kangoo Expression 1,6 16V (R$ 53.590) e o Fiat Doblò ELX 1,8 (R$
50.980), este o atual "dono" do mercado, com quase 100% de participação. |
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