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É uma decoração alegre e em um interior prático: há uma grande bandeja de teto, de lado a lado, no espaço dianteiro; dois porta-objetos laterais atrás, com rede; dois no painel (mais um porta-moedas) e dois no console de túnel. No assoalho traseiro — que é plano — há dois práticos espaços com tampa. As portas possuem aviso no painel para abertas ou fechamento incompleto. No banco traseiro, os três lugares contam com cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça ajustável em altura. Rebatê-lo é muito fácil e, como os fechos dos cintos e a parte diagonal do central são integrados aos bancos, não ficam pelo caminho nessa operação. Ao dirigir,
boas surpresas: desempenho correto O
compartimento de bagagem é descomunal: 664 litros, com 933 mm de
comprimento por 1.320 mm (1.167 mm entre as caixas de roda) e 530 mm de
altura. Uma senhora "caixa". Após escamotear o banco traseiro dispõe-se
de um "baú" de 2.800 l. Contribuem para o espaço a suspensão traseira
independente "à francesa", por braços arrastados com barra de torção
transversal, e o estepe "fora", sob o assoalho — não tão prático na hora
de usá-lo. A generosidade inclui o banco traseiro, ajudada pela grande
distância entre eixos de 2,69 m. O espaço para pernas é típico de sedã
de grande porte e o para cabeça chega a 1,01 m. Apesar disso, o
comprimento do Berlingo é de somente 4,10 m, o que o torna adequado para
o tráfego denso. |
O
motor, elástico, permite dirigir calmamente ou então "empilhando
marchas", numa condução mais rápida. Nem parece utilitário. Os pedais
são dispostos corretamente, há apoio definido para o pé esquerdo e o
câmbio possui trava apenas interna para evitar o engate involuntário da
ré. O excelente comportamento dinâmico é outra surpresa: mesmo com pneus
relativamente estreitos (175/65-14), a aderência em curvas é mais do que
adequada, com pouca inclinação de carroceria e saída de frente bem
discreta. A resposta de direção sempre corresponde ao que se espera. A
calibragem da suspensão e o isolamento estão no estado-da-arte, com
total controle dos movimentos transversais e longitudinais e absorção
das irregularidades. Além do espaço
vertical de um metro nos bancos, Alguns leitores podem achar que "douramos muito a pílula" ao falar do Berlingo, mas quando se leva em conta a racionalidade de um veículo, aliada à concepção inteligente e à praticidade que representa, deixá-lo de fazer seria no mínimo injusto. Parodiando antigo anúncio da Volkswagen nos Estados Unidos na década de 1960, o Berlingo pode ser, para muitas famílias brasileiras, o melhor segundo carro — mesmo que elas não tenham o primeiro. Conhecê-lo melhor foi mesmo uma revisão de conceitos. Quem foi que disse que hábitos não podem ser mudados? |
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