Gasolina, álcool ou GNV? O
usuário do Astra Multipower poderá rodar com qualquer dos três, claro
que com diferentes desempenhos: de 127,6 cv com álcool a potência cai a
apenas 105,8 cv com gás |
Apenas quatro meses após lançar o Astra 2005
flexível em combustível, agora é a vez
de uma variação do tema. Além da gasolina e do álcool, o dono do Astra
Multipower vai poder rodar com gás natural veicular (GNV). O grande
atrativo do gás é o custo por quilômetro percorrido bem baixo, da ordem
de 7,13 centavos de real (base: 15 km/m³ de consumo médio informado pelo
fabricante e preço do metro cúbico R$ 1,070, conforme a Agência Nacional
do Petróleo, região Sudeste, junho de 2004).
Num percurso de 100 quilômetros o gasto com combustível será de
aproximadamente R$ 7,10. Tomando as mesmas referências, a álcool se
gastaria R$ 11,40, e a gasolina, R$ 15,80. Ou seja, a gás gasta-se 37,7%
menos do que se fosse a álcool e 55% no caso da gasolina. Muito
interessante, certamente, só que isso tem um preço. Aliás, três.
Primeiro, sobre o que custa o Astra Sedã 2,0 Flexpower Comfort – R$
47.166 – é preciso gastar mais R$ 2.900 para um cilindro de 8 Nm³
(normais metros cúbicos) e R$ 3.900 se forem dois cilindros, num total
de 16 Nm³. É evidente que não tem sentido um só cilindro, o que
resultaria numa autonomia a gás muito baixa – 86 quilômetros na cidade,
120 km na estrada e 102 km tomando-se por base o consumo médio. Deve ser
lembrado que a quantidade efetiva de gás depende da temperatura
ambiente: se for superior a 15°
C será menor, reduzindo-se a autonomia.
O outro preço é a perda de desempenho, principalmente aceleração e
retomadas de velocidade (estas ainda não informadas pela fábrica, o que
é inadmissível). O 0-100 km/h com gás é feito em 13 segundos, contra 9,8
s a gasolina e 9,1 s a álcool (é estranho a GM manter os índices de
desempenho do Flexpower, já que o "Multi" é 90 kg mais pesado). O fraco desempenho resulta da potência de
105,8 cv com gás, bem menos que os 121 cv e 127,6 cv, gasolina e álcool,
na ordem. A rotação de potência máxima é sempre a mesma, 5.200 rpm. O
torque também diminui bastante: 16,4 m.kgf, ante 19,6 com álcool e 18,3
com gasolina. A taxa de compressão do Flexpower (11,7:1) foi mantida.
O terceiro preço é o espaço do porta-malas, que de típico de sedã médio
passa a de hatchback pequeno. A GM também não informou os volumes com um
e dois cilindros instalados, mas antecipou que a perda é da ordem de
40%. Como a capacidade original é de 460 litros, com dois cilindros só
se pode contar com cerca de 275 litros – pouco mais que em um Celta.
Continua |