Esse XR é um Kanhão! O
alto torque do motor Zetec Rocam 1,6 faz maravilhas |
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Desde seu lançamento europeu, no Salão de Paris de 1996, havia quem reivindicasse um motor mais potente para o Ford Ka. À época
a marca já dispunha, na Europa, do Zetec 1,25 16V de 75 cv -- da mesma família do 1,4 16V de 88 cv que aqui equipava o Fiesta. A Ford chegou a usar este último
num Ka vendido no Japão, com câmbio automático Mazda, mas europeus e brasileiros continuaram aguardando. |
Rodas de 14 pol, saias laterais e spoiler traseiro -- responsável por um ganho de 7 km/h -- são as principais identificações externas do XR, um Ka muito mais disposto e divertido de dirigir |
Nosso modelo 2000, como se sabe, abandonou os arcaicos motores Endura-E de 1,0 (53,5 cv) e 1,3 litro (60 cv) em favor do Zetec Rocam 1,0 de 65 cv: ganho significativo, mas permaneceu a vontade de acelerar o carrinho,
de excelente comportamento dinâmico, com a versão 1,6 de 95 cv do novo motor. A Ford finalmente atendeu às preces com o Ka XR, versão esportiva que chega às concessionárias
no início de maio, trazendo novo alento ao modelo -- que a marca vinha
desprezando ao concentrar esforços no Fiesta. |
A sigla
remete ao saudoso Escort XR3, sucesso dos anos 80 e 90. O painel aloja Por dentro as formas se mantêm, mas com novos detalhes. O diminuto painel conseguiu acomodar à esquerda do velocímetro um pequeno conta-giros,
com faixa vermelha que a Ford não usa em outros modelos (continua faltando o termômetro do motor).
O volante tem revestimento perfurado na região de pega, conservando o desenho nada esportivo de dois raios baixos. Parte do painel e do pomo do câmbio têm cor prateada
e o revestimento é mais alegre, embora menos requintado que o do GL
Image. Como na parte externa, nada realmente radical. |
O motor maior e 30 cv mais potente exigiu amplas modificações na estrutura, mas o resultado foi dos melhores: o Ka ficou muito ágil e mantém a tradicional estabilidade |
Mas vamos ao que o leitor quer saber, que é como anda o XR. E como anda! Se no Fiesta os 95 cv de potência e os bem distribuídos
14,2 m.kgf de torque já permitem um dirigir agradável, no Ka -- bem mais leve -- a esportividade é evidente já no primeiro contato. No autódromo de
Interlagos e região, onde a Ford o apresentou à imprensa, o carrinho mostrou estimulante aceleração através das marchas, temperada pelo som mais encorpado do escapamento.
Este, contudo, é bem audível a 100 km/h constantes e pode incomodar
em longos percursos. Continua |
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