O tempo de 0 a 100 km/h -- 10,8 s, ganho sensível sobre os 15,4 s do motor menor
-- não basta para exprimir a sensação de agilidade que o Zetec Rocam 1,6 trouxe ao pequeno Ka. Como o torque aparece a
baixos regimes, o motorista acredita estar com um motor de cilindrada e potência ainda maiores. A velocidade máxima também melhorou muito, de 157 para
186 km/h (de acordo com o fabricante), sendo 7 km/h devidos à melhor aerodinâmica obtida com o spoiler traseiro.
O consumo aumentou bem, mas não ficou excessivo: 11,4 km/l em cidade
e 14,6 km/l em estrada, segundo a Ford. |
É assim que
muitos verão o Ka a partir de agora: pela traseira. O ronco do
escapamento convida a acelerar, mas pode não agradar em longos
percursos |
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O ligeiro aumento de peso na frente não prejudicou o notável comportamento dinâmico, que já divertia os entusiastas desde os tempos do
Endura-E. Embora o percurso -- incoerentemente -- não incluísse o
autódromo, o BCWS circulou por parte do circuito e pôde
sentir melhor os limites do XR. Mesmo com as rodas tão próximas dos extremos da carroceria,
ele é bastante previsível e fácil de dirigir rapidamente, não pregando surpresas no limite de aderência. Os freios redimensionados são mais que suficientes, embora já fosse hora de a Ford oferecer sistema antitravamento (ABS) opcional. |
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Mais potente Ka
do mundo, o XR traz novo alento a um modelo que a Ford não vinha
promovendo. Mas ar-condicionado e controle elétrico de vidros e
travas deveriam ser de série |
O preço básico, de R$ 22.530, está pouco abaixo de
outros pequenos espertos, como Gol 1,0 Turbo, Palio ELX 1,6 e
Clio RN 1,6. Com os opcionais sobe para R$ 25.500, faltando as bolsas
infláveis, que adicionam R$ 1.050. Se é verdade que a diferença entre os homens e os meninos é o preço de seus brinquedos, até que este divertimento de adultos não sai caro. |
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