Best Cars Web Site

O tempo de 0 a 100 km/h -- 10,8 s, ganho sensível sobre os 15,4 s do motor menor -- não basta para exprimir a sensação de agilidade que o Zetec Rocam 1,6 trouxe ao pequeno Ka. Como o torque aparece a baixos regimes, o motorista acredita estar com um motor de cilindrada e potência ainda maiores. A velocidade máxima também melhorou muito, de 157 para 186 km/h (de acordo com o fabricante), sendo 7 km/h devidos à melhor aerodinâmica obtida com o spoiler traseiro. O consumo aumentou bem, mas não ficou excessivo: 11,4 km/l em cidade e 14,6 km/l em estrada, segundo a Ford.

É assim que muitos verão o Ka a partir de agora: pela traseira. O ronco do escapamento convida a acelerar, mas pode não agradar em longos percursos

O ligeiro aumento de peso na frente não prejudicou o notável comportamento dinâmico, que já divertia os entusiastas desde os tempos do Endura-E. Embora o percurso -- incoerentemente -- não incluísse o autódromo, o BCWS circulou por parte do circuito e pôde sentir melhor os limites do XR. Mesmo com as rodas tão próximas dos extremos da carroceria, ele é bastante previsível e fácil de dirigir rapidamente, não pregando surpresas no limite de aderência. Os freios redimensionados são mais que suficientes, embora já fosse hora de a Ford oferecer sistema antitravamento (ABS) opcional.

Por falar em equipamentos, o XR vem de série com direção assistida, rodas de alumínio e imobilizador. Até os controles elétricos de vidros e travas são opcionais, assim como ar-condicionado, rádio/toca-CDs, bolsas infláveis e abertura interna do porta-malas. Ajuste elétrico dos retrovisores e regulagens de altura do banco e do volante não são disponíveis, e podem fazer falta para alguns.

Mais potente Ka do mundo, o XR traz novo alento a um modelo que a Ford não vinha promovendo. Mas ar-condicionado e controle elétrico de vidros e travas deveriam ser de série

O preço básico, de R$ 22.530, está pouco abaixo de outros pequenos espertos, como Gol 1,0 Turbo, Palio ELX 1,6 e Clio RN 1,6. Com os opcionais sobe para R$ 25.500, faltando as bolsas infláveis, que adicionam R$ 1.050. Se é verdade que a diferença entre os homens e os meninos é o preço de seus brinquedos, até que este divertimento de adultos não sai caro.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,1 x 75,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 95 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 14,2 m.kgf a 3.000 rpm.
CÂMBIO - manual; 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,3 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5,5 x 14 pol.; pneus, 185/60 R 14 H.
DIMENSÕES - comprimento, 3,624 m; largura, 1,631 m; altura, 1,368 m; entreeixos, 2,446 m; capacidade do tanque, 42 l; porta-malas, 186 l; peso, 930 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 186 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,8 s. CONSUMO - em cidade, 11,4 km/l; em estrada, 14,6 km/l.
Dados do fabricante

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados