Alguns detalhes são convenientes, como o destravamento das portas em dois estágios (motorista/passageiro), alarme dotado de ultra-som e controle a distância, e bolsa inflável do passageiro que pode ser desativada. Ficam críticas ao espaço ínfimo para objetos (nem há porta-copos, tão comuns nesses veículos), aos cintos sem ajuste de altura, ao comutador de farol, que permite acendê-lo já em facho alto, e ao excessivo aquecimento da cabine vindo da parte mecânica, notado ao parar o carro por minutos, mesmo à noite. |
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Painel ficou mais agradável e funcional, permitindo a opção por duas bolsas infláveis, mas falta conta-giros. Comandos elétricos ao lado dos difusores de ar acionam a tração 4x4 e a reduzida |
Gosta de acelerar
A substituição do motor Maxion de 95 cv pelo MWM de 132 cv, no ano passado, representou um grande avanço para o S10 e o Blazer. Antes o mais tímido entre os de origem norte-americana, o picape assumiu a liderança em desempenho
nas versões a diesel, superando até mesmo os pesados F250 e Silverado: aceleração de 0 a 100 km/h em
11,5 s e velocidade máxima de 171 km/h, equivalentes às de um automóvel
pequeno de 90 cv. |
Estilo discutível, mas muito funcionais: os faróis adotam refletor de superfície complexa e permanecem com quatro fachos acesos, melhorando muito a iluminação | ![]() |
Os engates firmes do câmbio não contribuem, mas com algum hábito o motorista obtém uma condução mais suave. O melhor desse S10, portanto, é manter boa velocidade constante com pouco ruído e vibração, podendo-se trafegar no limite de 120 km/h (que correspondem a apenas
2.850 rpm), ou mesmo bem acima, sem incômodos. Nessa condição nem mesmo o Dakota turbodiesel, que é muito mais silencioso em baixas rotações, consegue se igualar ao potente S10. |
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Motor 2,8 com turbo e intercooler fornece 132 cv e 34 m.kgf, melhores índices no segmento; leva o S10 a altas velocidades, mas em médias rotações é um tanto barulhento |
Para um utilitário, seu rodar é correto e inspira confiança. Seria melhor se a suspensão dianteira não fosse macia em excesso, aparentemente um recurso do fabricante para amenizar o desconforto da traseira. Em velocidade de viagem, como 130 km/h, a frente balança verticalmente todo o tempo, enquanto a
parte posterior só se mexe se houver irregularidades no piso -- é o chamado "efeito dobradiça". Para 2001 há opção de freios antitravamento (ABS) em todas as rodas, antes aplicado apenas à traseira. |
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Tratamento de imagens: André Peretti
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