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Alguns detalhes são convenientes, como o destravamento das portas em dois estágios (motorista/passageiro), alarme dotado de ultra-som e controle a distância, e bolsa inflável do passageiro que pode ser desativada. Ficam críticas ao espaço ínfimo para objetos (nem há porta-copos, tão comuns nesses veículos), aos cintos sem ajuste de altura, ao comutador de farol, que permite acendê-lo já em facho alto, e ao excessivo aquecimento da cabine vindo da parte mecânica, notado ao parar o carro por minutos, mesmo à noite.

Clique para ampliar a imagem Painel ficou mais agradável e funcional, permitindo a opção por duas bolsas infláveis, mas falta conta-giros. Comandos elétricos ao lado dos difusores de ar acionam a tração 4x4 e a reduzida

Gosta de acelerar   A substituição do motor Maxion de 95 cv pelo MWM de 132 cv, no ano passado, representou um grande avanço para o S10 e o Blazer. Antes o mais tímido entre os de origem norte-americana, o picape assumiu a liderança em desempenho nas versões a diesel, superando até mesmo os pesados F250 e Silverado: aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 s e velocidade máxima de 171 km/h, equivalentes às de um automóvel pequeno de 90 cv.

Para desfrutar desse potencial, porém, é preciso manter os giros acima de 2.000 rpm, condição para a turbina trabalhar "cheia". Abaixo dessa marca o motor é apenas mediano, o que implica um dirigir instável a quem está habituado -- como convém em motores a gasolina -- a acelerar fundo desde baixos regimes: o giro sobe, o picape dá um salto; troca-se de marcha, o ímpeto diminui, para logo ser retomado, e assim por diante.

Estilo discutível, mas muito funcionais: os faróis adotam refletor de superfície complexa e permanecem com quatro fachos acesos, melhorando muito a iluminação

Os engates firmes do câmbio não contribuem, mas com algum hábito o motorista obtém uma condução mais suave. O melhor desse S10, portanto, é manter boa velocidade constante com pouco ruído e vibração, podendo-se trafegar no limite de 120 km/h (que correspondem a apenas 2.850 rpm), ou mesmo bem acima, sem incômodos. Nessa condição nem mesmo o Dakota turbodiesel, que é muito mais silencioso em baixas rotações, consegue se igualar ao potente S10.

O picape avaliado contava com tração integral e reduzida, acionadas por botões elétricos no painel em vez da tradicional alavanca no console. Embora não tenha sido testado em condições severas fora de estrada, que não seriam mesmo o hábitat do S10, o sistema operou com suavidade e permitiu melhor controle em curvas de média velocidade, pois com quatro rodas tracionando pode-se reacelerar mais cedo. Desligue o 4x4, porém, ao efetuar retornos e manobras (saiba mais).

Motor 2,8 com turbo e intercooler fornece 132 cv e 34 m.kgf, melhores índices no segmento; leva o S10 a altas velocidades, mas em médias rotações é um tanto barulhento

Para um utilitário, seu rodar é correto e inspira confiança. Seria melhor se a suspensão dianteira não fosse macia em excesso, aparentemente um recurso do fabricante para amenizar o desconforto da traseira. Em velocidade de viagem, como 130 km/h, a frente balança verticalmente todo o tempo, enquanto a parte posterior só se mexe se houver irregularidades no piso -- é o chamado "efeito dobradiça". Para 2001 há opção de freios antitravamento (ABS) em todas as rodas, antes aplicado apenas à traseira.

Vale a pena pagar o que custa este S10? Se você está apenas assustado com o preço da gasolina e por isso quer deixar seu carro, pense duas vezes nos inconvenientes do início desta avaliação: pode ser melhor gastar um pouco mais no posto e continuar rodando de automóvel. Se, por outro lado, você precisa -- ou gosta, já que há manias para tudo -- de um picape e quer a economia do diesel sem abrir mão do desempenho, provavelmente é das melhores opções do segmento.
Continua

Equipamentos de série e opcionais
Acionamento elétr. vidros D / T O/NA
Ajuste de altura bancos E / D ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade O/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D O
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância O/O/O
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando int. porta-malas NA
Computador de bordo ND
Conta-giros ND
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) O*
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro NA
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-fitas ND
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidoras laterais de direção ND
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central O
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
* Opcional para as rodas dianteiras, sendo de série nas traseiras
Outro opcional: janela traseira corrediça

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Tratamento de imagens: André Peretti

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