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Comentário técnico
O motor Vortec V6, importado dos EUA, oferece curva de torque bastante plana e potência abundante desde baixas rotações, como 42 cv a 1.000 rpm e 70 cv a 1.500 rpm. Para o funcionamento suave concorre a árvore contra-rotativa, montada no bloco e acionada por corrente interna (livre de ajustes), que visa a anular vibrações.

A injeção utiliza um sistema curioso, denominado SCPI -- sequential central port injection, ou injeção seqüencial em ponto central. Trata-se de sistema monoponto, mas com pequenos tubos plásticos introduzidos nos condutos de admissão. Uma pequena válvula de esfera na extremidade de cada tubo abre-se, em função da depressão, no momento da aspiração de ar para os cilindros, o que produz um efeito seqüencial. A medição da massa de ar admitida é feita por fio aquecido e as velas possuem eletrodos de platina, com vida útil de 150 mil quilômetros.

Torque em baixa e suavidade são pontos altos do V6 da GM, acoplado ao mesmo câmbio automático que serve ao Omega importado e equipava o nacional

A caixa automática de quatro marchas é a mesma dos Omegas nacional e importado, embora não conte com o seletor de programação (econômica ou esportiva) encontrado nesses modelos. Há, porém, uma característica diversa. Ao puxar a alavanca de P (estacionamento), R (ré) ou N (ponto-morto) cai-se diretamente em D (drive) no S10, Blazer e Omega nacional, e em 3 (terceira marcha) no Omega atual. Alguns usuários poderiam manter-se em 3 por longo período sem necessidade. Por essa razão a GM adotou indicador de marcha no painel do modelo para 2000.

Por outro lado, quando se leva o câmbio de 1, 2 ou 3 para a frente no pickup (e no antigo Omega) chega-se ao ponto-morto, o que ocasiona perda momentânea de transmissão. No automóvel importado a alavanca fica em drive, para maior segurança. Uma padronização para o sistema do atual Omega não seria má idéia.

Ficha técnica

MOTOR - Longitudinal, 6 cilindros em V, comando no bloco, 12 válvulas. Diâmetro e curso: 101,6 x 88,4 mm. Cilindrada: 4.299 cm3. Taxa de compressão: 9,2:1. Potência máxima: 180 cv a 4.200 rpm. Torque máximo: 34,7 kgfm a 2.600 rpm. Injeção em ponto central, seqüencial.

CÂMBIO - automático, 4 marchas; tração traseira.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento.

DIREÇÃO - setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,9 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços inferior e superior, barra de torção longitudinal, estabilizador; traseira, eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas, estabilizador.

RODAS - 7 x 15 pol.; pneus, 235/75 R 15 S.

DIMENSÕES - comprimento, 5,165 m; largura, 1,69 m; altura, 1,65 m; entre-eixos, 3,122 m; capacidade do tanque, 67 litros; caçamba, 860 l; capacidade de carga, 750 kg; peso, 1.850 kg.

Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 173 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,7 s.
CONSUMO - em cidade, 6,3 km/l; em estrada, 9,6 km/l.
Dados do fabricante
Garantia e assistência
Garantia, 2 anos sem limite de quilometragem (uso particular) ou 1 ano/50.000 km, o que ocorrer primeiro (uso comercial); rede de concessionárias, 500; informações de fábrica, 0800-19-4200.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2000; pneus, Goodyear Wrangler RT/S; quilometragem inicial, 6.780 km.

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