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O banco traseiro, dividido em 1/3 e 2/3, pode ser rebatido ou removido, enquanto o dianteiro direito é dobrável para o transporte de objetos de até 2,5 metros de comprimento. A capacidade do porta-malas vai de 538 a 1.821 litros -- neste caso sem o banco traseiro, quando se obtém um assoalho plano. A cobertura divisória tem cinco posições de encaixe, uma delas estendida para fora, servindo de mesa. Há rede para segurar a carga, ganchos de amarração e tomada de energia 12V.

Interior surpreende pelo conforto e tem bom acabamento em couro. O banco
do motorista tem ajuste elétrico em altura, mas o do encosto deveria ser contínuo

Entre os detalhes positivos estão maçanetas internas cromadas, bússola e porta-óculos no console de teto, travamento automático das portas a 25 km/h, luz de aviso de cinto desatado, controle automático de velocidade, espelho iluminado em ambos os pára-sóis (com charmoso formato ovalado), sistema de áudio com toca-fitas e toca-CDs no mesmo equipamento (pena que não possa ser ouvido após desligar a ignição), destravamento das portas em dois estágios (do motorista ao primeiro toque, as demais ao segundo) e apoio de braço para o motorista.

"Nosso" PT Cruiser vem com luz traseira de neblina, ocupando o lugar de uma das luzes de ré, e repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, como é comum em modelos de especificação européia. Permanecem, porém, o retrovisor esquerdo plano e o direito com advertência sobre a lente convexa, obrigatórios nos EUA. Neste mercado, aliás, o carro sai com vidros escurecidos da coluna central para trás e não existe o suporte da placa dianteira, prescindível na legislação local.

E o que deveria melhorar? O estepe, de montagem externa sob o porta-malas, é destinado a emergências e não deve rodar em alta velocidade, limitação a que os brasileiros não estão habituados. O comutador de farol alto/baixo, de puxar apenas, permite acendê-lo já em facho alto, podendo ofuscar outros motoristas.

Praticidade: cobertura do porta-malas com cinco posições, banco traseiro removível e dianteiro direito rebatível, liberando um comprimento útil de 2,5 metros

O ajuste dos encostos dianteiros por alavanca, não contínuo, poderia ser modificado. E deveriam existir controle automático de temperatura do ar-condicionado (embora o sistema atual funcione bem), comando interno da tampa do bocal de abastecimento, teto solar e uma antena mais prática que a telescópica de recolhimento manual, nada apropriada a um carro desse valor.

Desempenho não entusiasma   O motor do PT Cruiser vendido aqui é o mesmo 2,0-litros de 16 válvulas do Neon, mas com duplo comando de válvulas (em vez de único) que lhe dá potência de 141 cv, oito a mais. O câmbio automático de quatro marchas com controle eletrônico é a única opção de transmissão. Aliado ao peso e aerodinâmica pouco favoráveis do carro, esse conjunto é incapaz de entusiasmar pela vivacidade. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme / controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático S/ND
Bancos / volante em couro S/S
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/S
Câmbio automático S
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/S
Controle aut. de velocidade S
Controle de tração S
Direção assistida S
Faróis de neblina S
Freios antitravamento (ABS) S
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T S/S
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas S
Rádio/toca-CD S
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio S
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Terceira parte

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