Best Cars Web Site
Detalhes & curiosidades
· * Abertura interna das portas: na Weekend basta puxar a maçaneta para destravá-la. Nas demais é necessário puxar um pino na parte traseira, incômodo no dia-a-dia.

* Acendedor de cigarros: só na Palio fica fora do cinzeiro. Usuários das outras peruas poderão ter de aceitar eventual mau cheiro para carregar seus celulares.

* Ajuste de altura dos cintos: em todos eles apenas na Corsa.

* Antena: de teto na Parati e Palio. Na Corsa vem incorporada ao pára-brisa, uma segurança contra furto ou danos, mas a qualidade de recepção deixa a desejar.

* Banco traseiro: na GM possui ajuste de inclinação do encosto em várias posições.

* Bolsas nos encostos dianteiros: só a Fiat oferece.

* Cobertura do porta-malas: de enrolar na Corsa, libera espaço mais facilmente, mas é difícil de recolocar com uma só mão. Nas demais é rígida e dobrável.

* Comando interno do porta-malas: mecânico na Palio e elétrico na Parati. Nesta, como fica junto ao controle elétrico do vidro dianteiro direito, só funciona com a ignição desligada.

* Extintor de incêndio: mais acessível na Palio, à frente do banco do motorista. Nas outras fica diante do passageiro, o que pode ser um problema se se estiver sozinho.

* Iluminação dos comandos: os da Parati, vermelhos, mudam de cor ao serem acionados (ar-condicionado e faróis de neblina, por exemplo).

* Iluminação interna: na Corsa falta uma luz para o compartimento traseiro de passageiros.

* Janelas traseiras: só na VW descem por completo.

  * Lavador de pára-brisa: não aciona o limpador em seguida na Weekend, exigindo atenção do motorista para um comando tão comum.

* Luzes de leitura: inexistentes em todas elas.

* Pára-sóis: eqüivalem-se, com espelho (sem iluminação) apenas no direito.

* Pontos de manutenção do motor e agregados: em cores destacadas (azul ou amarelo) nas três, facilitando encontrar tampas e medidores. Ainda nesta região, só a Parati não tem revestimento fonoabsorvente sob o capô.

* Porta-luvas: o da GM tem tamanho ínfimo, mesmo não havendo bolsas infláveis.

* Porta-malas: sob o da Corsa existem estojos removíveis para pequenos objetos. Cordas prendem as tampas no teto para facilitar seu uso. Devem, porém, ser retirados para acesso ao estepe, inclusive calibragem.

* Porta-mapas nas portas: em todas as quatro na Parati. As demais só têm na frente.

* Proteção do sistema de áudio: a GM utiliza mostrador separado, painel removível e código secreto, o sistema mais completo. Na Fiat há código e formato exclusivo, que dificulta o reaproveitamento. Na VW existe apenas o painel destacável.

* Roda do estepe: de aço em todas, diferenciando-o das rodas de alumínio do veículo. Na Parati, curiosamente, tem desenho maciço, pondo dúvida sobre a ventilação dos freios quando em uso.

* Saídas de ar: estão mais altas na nova Parati, a exemplo da Corsa. Permanecem baixas na Palio, o que não é ideal para o uso de ar-condicionado.

* Temperatura externa: só a Corsa indica, em módulo que também mostra data, hora e sintonia do rádio.

Comentário técnico
* Os motores da Parati e da Weekend (à direita) adotam curso dos pistões menor que seu diâmetro, resultando em maiores suavidade de funcionamento e disposição para subir de giros. Na Corsa o curso mais longo e o uso de bielas curtas (saiba mais) geram vibrações e "aspereza" em regimes elevados.

* A quinta marcha da perua Fiat é a de relação final (diferencial incluído) mais curta, representando cerca de 200 rpm adicionais a 100 km/h. Privilegiam-se as retomadas, mas consumo e ruído aumentam.

* Em compensação, é a única a quase coincidir a rotação de potência máxima com a de velocidade final: cerca de 5.600 rpm a 188 km/h (os 106 cv chegam a 5.500 rpm). Corsa e Parati ficam cerca de 500 rpm abaixo do regime de maior potência.

* Por falar em cavalos, a Corsa perdeu 1,5 cv recentemente, para enquadrar-se em categoria mais favorável de IPI. Como essa incoerência fiscal acabou (
saiba mais), espera-se o retorno aos 102 cv originais em breve.

* A suspensão traseira da Weekend, com braços longitudinais arrastados (ilustração à esquerda), difere do Palio hatch e Siena, assemelhando-se à do Brava e Marea. É um sistema que proporciona total independência entre as rodas, no que supera o consagrado eixo de torção de Parati e Corsa.

* Nas peruas da VW e da Fiat existe um subchassi, elemento no qual vai fixada a suspensão -- neste caso só a dianteira --, que concorre para absorver impactos e vibrações, além de facilitar e baratear a reparação de acidentes que atinjam a suspensão.

* A versão Sport da Palio recebe molas de maior carga (mais firmes) e 10 mm mais baixas na frente, com resultado positivo para a estabilidade, mas sofrível para o conforto.

* Com o uso de chapas galvanizadas em boa parte da carroceria, a VW estendeu a cinco anos a garantia contra corrosão da linha Gol, um ano a mais que a Fiat. A GM oferece apenas um ano para a Corsa Wagon.

Primeira parte - Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados