Best Cars Web Site

Primeiro, ao chegar na rotação de corte, 7.600 rpm, vem o som típico de motor cortando, como em qualquer câmbio manual normal nos carros atuais. Mas o êxtase chega ao reduzir marchas, quando o comando eletrônico se encarrega de dar aquela rápida acelerada no motor para igualar rotação com velocidade do veículo para a marcha a ser engatada -- com perfeição impressionante. Adeus punta-tacco. Tudo isso em meio a um nível de ruído muito bem escolhido, destinado a dar emoção para quem gosta de carros rápidos: alto quando tem de ser alto. As quatro saídas de escapamento se destacam e realçam o caráter do veículo.

Clique para ampliar a imagem Nada de alavanca de câmbio: no console, apenas a seleção entre os quatro modos de funcionamento. A tela de cristal líquido do Infocenter comanda o toca-CD, a climatização e o computador de bordo

Todo o resto é coerente, como é de se esperar. O câmbio é traseiro (transeixo), o que contribui para distribuição de peso entre 52% e 47% na dianteira, dependendo do carregamento do veículo. Mas a embreagem fica junto à caixa, e não ao motor, como visto em outros casos, descartando qualquer efeito de inércia da árvore de transmissão (cardã), sempre prejudicial ao funcionamento dos sincronizadores. Um tubo de torque une motor e câmbio, livrando a estrutura traseira de cargas torcionais. 

A suspensão, independente nas quatro rodas, é por braços superpostos na frente e atrás, que são fabricados em alumínio forjado -- inclusive as mangas-de-eixo -- de maneira a reduzir a massa não-suspensa. A dianteira conta com subchassi tubular. Nos carros para o Brasil foi incluído o sistema opcional denominado Skyhook pela Maserati -- "suspenso pelo céu", para verbalizar isolamento total da estrada.

Dona da marca, a Ferrari pretende ter nos novos Maseratis concorrentes para os Porsches, mas no Brasil eles custam mais que os modelos de aspiração natural do fabricante alemão
Clique para ampliar a imagem

Consiste de amortecedores de alumínio cuja carga é continuamente variável, a partir de informações de sensores de aceleração e amortecimento adaptativos. Isto promove da maneira contínua o ajuste dos amortecedores em função de piso e estilo de dirigir. O diferencial autobloqueante ZF apresenta travamento assimétrico (25% na aceleração e 45% ao levantar o pé do acelerador). Molas e amortecedores são concêntricos.

Freios Brembo a disco ventilados e furados, com pinças de alumínio de quatro pistões atrás e na frente, mostram-se à altura do desempenho desses Maseratis. O sistema antitravamento (ABS) Bosch 5.3 de quatro canais, com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), mais a lógica de controle de aceleração do motor (MSR) nas reduções de marcha, evitam qualquer possibilidade de travamento das rodas motrizes em uso vigoroso.

A sofisticada suspensão possui braços e até mangas-de-eixo de alumínio. Os amortecedores têm sua carga continuamente ajustada em função do terreno e do modo de dirigir

Escolha cuidadosa de rodas e pneus: alumínio aro 18 pol de 15 raios, tala 8 pol à frente, com pneus 235/40 ZR 18, e 9,5 pol na traseira, pneus 265/35 ZR 18. Mas não são a melhor escolha para rodar na buraqueira irresponsável que se vê pelo país todo, o que vai requerer muito cuidado ao dirigir para evitar prejuízos.

A oportunidade para o BCWS avaliar os Maseratis foi muito limitada por parte do importador, mas deu para perceber as qualidades dinâmicas e de desempenho. Aguardamos ocasião para avaliarmos melhor os veículos.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados