Best Cars Web Site
Conforto e conveniência

Pouco luxo, mas funcionalidade e acabamento bem-feito, são características de ambos os interiores. Tons claros predominam, uma vantagem em climas quentes que muitos brasileiros ainda não aprenderam a desfrutar -- até o Civic nacional adotou revestimentos mais escuros que o antigo importado. Dentro do Protegé, nota-se o maior espaço e o desenho mais moderno do painel e comandos. Alguns deles no Corolla parecem ter saído de uma máquina do tempo, como os de ventilação, o da luz dos instrumentos, as alças de teto e o alojamento quase improvisado do sistema de áudio.

Melhor posição de dirigir no Mazda, que ainda oferece controle de velocidade e toca-CD -- mas legibilidade do equipamento precisa melhorar
Só o motorista do Mazda dispõe de duplo ajuste de altura do assento (simples no Toyota, ambos com roldana) e bom apoio para o pé esquerdo, mas nos dois há volante regulável e correto apoio lombar. No Corolla o pedal de freio fica alto, próximo do banco, o que cansa no tráfego urbano. Os dois recorrem ao reclinador do banco por alavanca, mais comum no Japão, que dificulta o acerto por não ser contínuo, e oferecem apoio de braço central com porta-objetos. O espaço para pequenos itens é farto e o nacional inclui um para a carteira à esquerda do volante.

As duas marcas oferecem itens de conveniência como controles elétricos dos quatro vidros (com função um-toque para o motorista, só na descida no Mazda e em ambas as direções no Toyota, este com proteção antiesmagamento) e retrovisores, interruptor de trava central das portas, porta-copos escamoteável e abertura interna do porta-malas e da tampa do bocal de abastecimento, além de ótimos volantes de quatro raios. Mas ficam devendo controle remoto para abertura das portas e alarme antifurto, muito importantes para a segurança nos dias atuais. Um aspecto a ser revisto pelos fabricantes.

Atmosfera interna do Toyota agrada, mas alguns comandos são arcaicos e o pedal de freio poderia não ser tão alto; bom espaço para objetos

O Protegé segue a escola norte-americana: controle automático de velocidade, opcional, e sinetas de alerta -- às vezes incômodas -- para atos diversos, como abrir a porta com a chave no contato, deixar as luzes acesas ou não atar o cinto. A um giro da chave só a porta do motorista se abre, prevenindo a entrada de alguém indesejado pelo outro lado. Como no rival, há indicador de portas mal fechadas no painel.

Os instrumentos se eqüivalem, o Corolla mantendo o marcador de combustível sempre ligado (uma conveniência saber quanto há logo ao entrar no veículo), mas empregando superados hodômetros não-digitais. A Toyota deveria providenciar limpador de pára-brisa com função uma-varrida e sincronizado ao lavador, bem como banco traseiro rebatível -- nem acesso ao porta-malas foi previsto. Também faltam em ambos temporizador da luz de cortesia, faixa degradê no pára-brisa, melhor iluminação interna e luzes de neblina na traseira e de direção nas laterais. Mas possuem terceira luz de freio.

Passageiros do Protegé (esquerda) dispõem de mais espaço, mas só de dois apoios
de cabeça (três no Corolla). Há cinto de três pontos para todos, um destaque

Só no Mazda há espelho também no pára-sol esquerdo e toca-CD, com qualidade de áudio bastante superior ao toca-fitas do outro. Seu mostrador, no entanto, é difícil de ler durante o dia. Ambos têm o extintor montado sob o banco do passageiro, não a posição mais acessível em emergência, e o Mazda peca pelos avisos diversos em inglês e francês, faltando nosso idioma. Decepcionante mesmo, nos dois, é ouvir a buzina monotonal, que no modelo importado lembra a de um Fusca...

Mais longo entre os eixos, pouco mais largo e mais alto, o Protegé leva vantagem consistente em espaço interno, sobretudo para pernas e cabeças de quem viaja atrás. Corolla, contudo, oferece melhor posição para eventual quinto passageiro, um tanto alto no concorrente, e porta-malas mais espaçoso: 406 contra 368 litros. Continua

Equipamentos de série e opcionais
 
Protegé
Corolla
Acionamento elétrico dos vidros D / T S S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar dos bancos E / D ND ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/ND S/ND
Ajuste elétrico dos retrovisores E / D S S
Alarme antifurto / ultrassom / controle a distância ND ND
Aquecimento S S
Ar-condicionado / controle automático S/ND S/ND
Bancos / volante em couro ND ND
Bolsa inflável E / D / laterais S/S/ND S/S/ND
Câmbio automático S O
Comando interno do porta-malas S S
Computador de bordo ND ND
Conta-giros S S
Controle automático de velocidade O ND
Controle de tração ND ND
Direção assistida S S
Faróis de neblina ND ND
Freios antitravamento (ABS) O ND
Imobilizador de motor ND S
Limpador/lavador traseiro NA NA
Luzes de leitura D / T ND ND
Luz traseira de neblina ND ND
Manômetro de óleo / voltímetro ND ND
Rádio/toca-fitas ND S
Rádio/toca-CD S ND
Relógio S S
Repetidoras laterais de direção ND ND
Rodas de alumínio S ND
Terceira luz de freio S S
Teto solar / comando elétrico ND ND
Travamento central O O
Vidros verdes S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
 
Próxima página - Anterior

Primeira parte - Avaliações - Página principal - e-mail


© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados