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No hatch as lanternas posteriores ficam nas colunas, solução inédita no segmento no Brasil (embora já vista em peruas como a Marea Weekend) que melhora sua visibilidade pelos carros que vêm atrás. Seu coeficiente aerodinâmico (Cx) é bom mas não excepcional, 0,32. O três-volumes, mais tradicional, obtém grande harmonia e deve ter aprovação de um público mais variado.

Clique para ampliar a imagem A versão Ghia, única oferecida no Focus Sedan, é bem-equipada de série e pode receber itens como volante revestido em couro, controle de tração e teto solar, mas de comando manual
O novo Ford chega com ampla bagagem: conquistou títulos de "Carro do Ano" europeu e em países como Escócia, Dinamarca, Letônia, Irlanda, Suécia, Argentina e Estados Unidos -- mais de 50 distinções no mundo todo. Foi o primeiro "Carro do Ano" na Europa e nos Estados Unidos ao mesmo tempo. E é hoje o mais vendido automóvel europeu.

Com entreeixos de 2,615 metros, um dos maiores do segmento, o Focus já promete interior espaçoso: a Ford divulga o maior volume interno, 3.190 litros, e a maior altura do assoalho ao teto, 995 mm, dentro da categoria. De fato, a acomodação de cinco adultos é das melhores entre os médio-pequenos, para o que contribui a posição alta dos bancos -- sentando-se em posição mais ereta os passageiros aproveitam melhor o espaço, como a Fiat sempre provou. Quando há teto solar, o forro sobe na parte traseira para não tirar espaço da cabeça dos passageiros -- falha que ocorria no Escort quando o item era oferecido.
Baixo nível de ruídos e vibrações, ótima estabilidade e bom desempenho geral foram impressões positivas do Focus. Será forte concorrente de Astra, Brava/Marea, Golf/Bora e outros médio-pequenos Clique para ampliar a imagem
A ousadia do desenho continua no painel, console, volante e até nas teclas de comandos, como os de ar-condicionado e recirculação. Já o quadro de instrumentos é simples, fácil de ler e não traz surpresas. À sua esquerda fica o comando de abertura interna do porta-malas, e à direita, o computador de bordo na versão Ghia. O volante de quatro raios, ajustável em altura e profundidade, e a regulagem de altura do banco (elétrica no Ghia, atuando apenas sobre o assento) permitem encontrar facilmente uma boa posição de dirigir, em que pese o volante algo voltado para a esquerda.

Há luz traseira contra neblina e ajuste elétrico da altura dos faróis. O temporizador do limpador de pára-brisa possui seis posições no Ghia, versão que inclui controles de áudio junto ao volante. Os controles elétricos de vidros adotam
função um-toque e sistema antiesmagamento, mas falta temporizador.

Recursos inéditos e interessantes: o manual do proprietário em
CD e o destravamento do capô com chave, mais seguro

O capô inova com o uso de chave para destravamento, em vez da tradicional alavanca sob o painel. Como críticas, o botão do pisca-alerta poderia ser mais chamativo, a abertura do bocal de abastecimento exige chave e só o Ghia tem ajuste da iluminação do painel. Mas nada é tão desconcertante quanto girar uma manivela para abrir o teto solar... A Ford promete estudar um controle elétrico para breve.

O acabamento é bastante bom, seguindo a tradição Ford, com plásticos macios e ótimo ambiente interno. No console existem porta-copos e porta-caneta, este muito importante -- deixada no bolso, pode ser perigosa em um acidente. Ambos os pára-sóis trazem espelhos de cortesia, mas falta a faixa degradê no pára-brisa, que existe no Fiesta Sport (embora haja pintura serigrafada na região central superior).

Clique para ampliar a imagem Rodas de 15 pol com pneus 195/60 podem equipar também o hatch 1,8-litro, conferindo-lhe ar esportivo e melhor comportamento dinâmico. Mas é o Ghia dois-litros, na foto, que deve conquistar mesmo o público jovem

Inovação do Focus é o manual do proprietário digital, num CD de áudio com 18 faixas, contendo todas as instruções de operação do carro. Por intermédio de um índice, afixado no próprio CD, o proprietário pode selecionar o assunto sobre o qual precisa receber informações. Com fundo musical, uma voz feminina descreve, passo a passo, todos os recursos do automóvel. O manual digital é parte integrante do Focus, acompanhando o tradicional exemplar impresso.

O porta-malas do hatch comporta 350 litros, segundo a Ford, algo menor que concorrentes como Astra e Brava. No sedã a situação é outra: seus 490 litros superam VW Bora, Astra Sedan e Marea, entre outros. Suas dobradiças externas, do tipo pantográfico, permitem abertura acima de 90 graus e dispensam reserva de espaço durante a acomodação da bagagem. O estepe fica sob o assoalho e utiliza roda de aço, mesmo o carro sendo equipado com outras de alumínio.
Continua

E o Escort, como fica?
Embora certa publicação, talvez por sensacionalismo, o tenha condenado no Brasil logo que o Focus foi lançado na Europa, o Escort tem argumentos para permanecer no mercado nacional por mais um bom tempo, como opção mais acessível na categoria. A recente avaliação da perua em versão GL 1.6 revelou competitividade diante de peruas pequenas, com as quais ela concorre em preço.

É natural que um Escort com acabamento e motorização similares ao Focus não seria conveniente. Mas o hatch e a perua devem permanecer com o Zetec Rocam de 1,6 litro, oito válvulas e 95 cv, que dá conta do recado, consome pouco e, por ser nacional, sai mais barato que o Zetec 1,8 importado da Inglaterra. Preço, neste caso, é o grande trunfo da marca para mantê-lo em produção. Se souber trabalhar bem com esse fator, o mercado -- soberano como sempre -- pode lhe trazer a resposta esperada.

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