No hatch as lanternas posteriores ficam nas colunas, solução inédita no segmento no Brasil (embora já vista em peruas como a Marea Weekend) que melhora sua visibilidade pelos carros que vêm atrás. Seu coeficiente aerodinâmico (Cx) é bom mas não excepcional, 0,32. O três-volumes, mais tradicional, obtém grande harmonia e deve ter aprovação de um público mais variado. |
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A versão Ghia, única oferecida no Focus Sedan, é bem-equipada de série e pode receber itens como volante revestido em couro, controle de tração e teto solar, mas de comando manual |
| O novo Ford chega com
ampla bagagem: conquistou títulos de "Carro do Ano"
europeu e em países como Escócia, Dinamarca, Letônia,
Irlanda, Suécia, Argentina e Estados Unidos -- mais de
50 distinções no mundo todo. Foi o primeiro "Carro
do Ano" na Europa e nos Estados Unidos ao mesmo
tempo. E é hoje o mais vendido automóvel europeu. Com entreeixos de 2,615 metros, um dos maiores do segmento, o Focus já promete interior espaçoso: a Ford divulga o maior volume interno, 3.190 litros, e a maior altura do assoalho ao teto, 995 mm, dentro da categoria. De fato, a acomodação de cinco adultos é das melhores entre os médio-pequenos, para o que contribui a posição alta dos bancos -- sentando-se em posição mais ereta os passageiros aproveitam melhor o espaço, como a Fiat sempre provou. Quando há teto solar, o forro sobe na parte traseira para não tirar espaço da cabeça dos passageiros -- falha que ocorria no Escort quando o item era oferecido. |
| Baixo nível de ruídos e vibrações, ótima estabilidade e bom desempenho geral foram impressões positivas do Focus. Será forte concorrente de Astra, Brava/Marea, Golf/Bora e outros médio-pequenos | ![]() |
| A ousadia do desenho
continua no painel, console, volante e até nas teclas de
comandos, como os de ar-condicionado e recirculação. Já
o quadro de instrumentos é simples, fácil de ler e não
traz surpresas. À sua esquerda fica o comando de
abertura interna do porta-malas, e à direita, o
computador de bordo na versão Ghia. O volante de quatro
raios, ajustável em altura e profundidade, e a regulagem
de altura do banco (elétrica no Ghia, atuando apenas
sobre o assento) permitem encontrar facilmente uma boa
posição de dirigir, em que pese o volante algo voltado
para a esquerda. Há luz traseira contra neblina e ajuste elétrico da altura dos faróis. O temporizador do limpador de pára-brisa possui seis posições no Ghia, versão que inclui controles de áudio junto ao volante. Os controles elétricos de vidros adotam função um-toque e sistema antiesmagamento, mas falta temporizador. |
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Recursos
inéditos e interessantes: o manual do proprietário em O capô inova com o uso
de chave para destravamento, em vez da tradicional
alavanca sob o painel. Como críticas, o botão
do pisca-alerta poderia ser mais chamativo, a abertura do
bocal de abastecimento exige chave e só o Ghia tem
ajuste da iluminação do painel. Mas
nada é tão desconcertante quanto girar uma manivela
para abrir o teto solar... A Ford promete estudar um
controle elétrico para breve. |
Inovação
do Focus é o manual do proprietário digital, num CD de
áudio com 18 faixas, contendo todas as instruções de
operação do carro. Por intermédio de um índice,
afixado no próprio CD, o proprietário pode selecionar o
assunto sobre o qual precisa receber informações. Com
fundo musical, uma voz feminina descreve, passo a passo,
todos os recursos do automóvel. O manual digital é
parte integrante do Focus, acompanhando o tradicional
exemplar impresso. |
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