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Foco acertado. E em cheio

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Com ótimo espaço interno e mecânica eficiente, o
Focus, novo médio da Ford, vai preocupar a concorrência

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Com certo atraso em relação às concorrentes General Motors, Fiat, Citroën, Volkswagen e Audi, que lançaram novos carros médio-pequenos produzidos no Mercosul em 1998 e 1999, a Ford está lançando no Brasil o Focus, sucessor natural do Escort, fabricado na Argentina e por isso isento de imposto de importação, pois é classificado como nacional.

Clique para ampliar a imagem Sedã de quatro portas (no alto) e hatchback de cinco, as versões do Focus no Brasil. Só esta tem opção entre motores 1,8-litro (115 cv) e 2-litros (130 cv), além de acabamentos básico e Ghia

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Apresentado no Salão de Genebra de 1998 e posto à venda na Europa seis meses depois, o Focus é sucesso também nos Estados Unidos, onde tomou o lugar do Contour (Mondeo) por seu amplo espaço interno. No Brasil era aguardado desde que Ivan Fonseca e Silva, então presidente da Ford, anunciou -- em dezembro daquele ano -- que seria importado como opção superior ao Escort, na faixa de R$ 35 mil. A desvalorização do real que se seguiu protelou e alterou os planos de lançamento, mas em setembro de 1999 o Best Cars Web Site revelou a continuidade do projeto, ao flagrar em testes um Focus três-volumes camuflado (leia abaixo).

Estão chegando duas versões. A básica vem apenas como hatchback de cinco portas e com o motor Zetec de 1,8 litro, 16 válvulas e 115 cv conhecido do Escort. Traz de série imobilizador, direção assistida, conta-giros, ajuste do volante em altura e profundidade, cintos de três pontos também na traseira e toca-CD. O primeiro pacote de opcionais é composto por abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado e controle elétrico dos vidros dianteiros e travas das portas -- ao menos estes últimos deveriam vir de série.
Enquanto o três-volumes (no alto) é moderno e elegante, o hatchback (ao lado) pode não agradar a todos com a traseira ousada. Mas o sucesso entre os mais jovens parece certo Clique para ampliar a imagem
O segundo pacote (ou catálogo) adiciona trava das portas por controle remoto, duas bolsas infláveis, ajuste de altura (manual) do banco do motorista, vidros elétricos traseiros, freios a disco nas quatro rodas com antitravamento (ABS) e pneus 195/60 R 15 com rodas de alumínio. Era grande a expectativa pelo preço, mas a Ford não o revelou no lançamento, em Punta Del Este, Uruguai -- ficou para o fim de outubro. Nossa expectativa, porém, é de que o Focus básico fique em torno de R$ 30 mil.

O cinco-portas pode vir também em acabamento Ghia, com o motor Zetec 16V de dois litros e 130 cv que vem no Mondeo. Os equipamentos de série incluem, além dos opcionais do Focus básico (exceto bolsas infláveis e freios ABS), temporizador do limpador de pára-brisa com seis posições. O hatch deve representar 60% das vendas, previstas em 16.000 unidades/ano no total das versões.
Clique para ampliar a imagem Interior mantém o estilo ousado da carroceria e agrada pelo espaço e acabamento. Volante com dupla regulagem e, na versão Ghia, ajuste elétrico de altura e manual do apoio lombar do banco proporcionam posição de dirigir agradável
Para um consumidor mais tradicional há o Ghia três-volumes de quatro portas, também dois-litros, que traz os mesmos equipamentos do Ghia hatch. Ambos oferecem, como opcionais, duas bolsas infláveis, ajuste elétrico de altura e manual do apoio lombar do banco do motorista, encosto de cabeça central no banco traseiro, computador de bordo, controles de áudio junto ao volante, faróis de neblina, controle de tração, retrovisores elétricos e na cor do veículo, freios ABS, volante revestido em couro e teto solar -- sem comando elétrico, porém. Espera-se preço básico em torno de R$ 38 mil. Não deverão vir, ao menos por enquanto, a perua e o três-portas existentes na Europa.

O Focus é daqueles carros que provocam paixão ou rejeição, mas não indiferença. A Ford levou a extremos seu conceito New Edge design, que mistura curvas com arestas e foi introduzido aqui pelo Ka. Faróis (com refletor único, enquanto a maioria dos concorrentes utiliza duplo), grade, lanternas e vidro traseiro (hatch), moldura de placa e até os repetidores laterais das luzes de direção têm forma triangular ou com ângulos vivos, ao passo que os arcos dos pára-lamas lembram carros de competição.
Continua
A caça ao Focus em primeira mão
Há exatamente um ano, o Best Cars Web Site revelou em primeira mão o Focus em testes de fábrica para venda no Brasil. Um três-volumes prata, camuflado com painéis e fitas adesivas, portando placas azuis (restritas a fabricantes), foi flagrado descendo a serra de Campos do Jordão rumo a Taubaté, SP, onde a Ford mantém unidade de produção de motores e transmissões.

O editor Fabrício Samahá, no carro dirigido por Luís Perez, da Folha de S. Paulo, fez as primeiras fotos do Focus em avaliação por estradas brasileiras. As imagens da traseira já haviam sido feitas quando Perez, numa manobra arrojada, ultrapassou o Focus com Samahá apoiado na porta direita do carro, pronto a produzir as fotos de frente. Desafio concluído, estavam prontas para publicação pelo Best Cars Web Site e pela Folha, com total exclusividade na imprensa brasileira, as fotos que revelavam a continuidade da adaptação do modelo às condições nacionais.

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