Foco acertado. E em cheio Com ótimo espaço interno
e mecânica eficiente, o |
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Com certo atraso em relação às concorrentes General Motors, Fiat, Citroën, Volkswagen e Audi, que lançaram novos carros médio-pequenos produzidos no Mercosul em 1998 e 1999, a Ford está lançando no Brasil o Focus, sucessor natural do Escort, fabricado na Argentina e por isso isento de imposto de importação, pois é classificado como nacional. |
Apresentado no Salão de
Genebra de 1998 e posto à venda na Europa seis meses
depois, o Focus é sucesso também nos Estados Unidos,
onde tomou o lugar do Contour (Mondeo) por seu amplo espaço
interno. No Brasil era aguardado desde que Ivan Fonseca e
Silva, então presidente da Ford, anunciou -- em dezembro
daquele ano -- que seria importado como opção superior
ao Escort, na faixa de R$ 35 mil. A desvalorização do
real que se seguiu protelou e alterou os planos de lançamento,
mas em setembro de 1999 o Best Cars Web Site
revelou a continuidade do projeto, ao flagrar em testes
um Focus três-volumes camuflado (leia abaixo). Estão chegando duas versões. A básica vem apenas como hatchback de cinco portas e com o motor Zetec de 1,8 litro, 16 válvulas e 115 cv conhecido do Escort. Traz de série imobilizador, direção assistida, conta-giros, ajuste do volante em altura e profundidade, cintos de três pontos também na traseira e toca-CD. O primeiro pacote de opcionais é composto por abertura elétrica do porta-malas, ar-condicionado e controle elétrico dos vidros dianteiros e travas das portas -- ao menos estes últimos deveriam vir de série. |
Enquanto o três-volumes (no alto) é moderno e elegante, o hatchback (ao lado) pode não agradar a todos com a traseira ousada. Mas o sucesso entre os mais jovens parece certo | ![]() |
O segundo pacote (ou catálogo)
adiciona trava das portas por controle remoto, duas
bolsas infláveis, ajuste de altura (manual) do banco do
motorista, vidros elétricos traseiros, freios a disco
nas quatro rodas com antitravamento (ABS) e pneus 195/60
R 15 com rodas de alumínio. Era grande a expectativa
pelo preço, mas a Ford não o revelou no lançamento, em
Punta Del Este, Uruguai -- ficou para o fim de outubro.
Nossa expectativa, porém, é de que o Focus básico
fique em torno de R$ 30 mil. O cinco-portas pode vir também em acabamento Ghia, com o motor Zetec 16V de dois litros e 130 cv que vem no Mondeo. Os equipamentos de série incluem, além dos opcionais do Focus básico (exceto bolsas infláveis e freios ABS), temporizador do limpador de pára-brisa com seis posições. O hatch deve representar 60% das vendas, previstas em 16.000 unidades/ano no total das versões. |
Para um consumidor mais
tradicional há o Ghia três-volumes de quatro portas,
também dois-litros, que traz os mesmos equipamentos do
Ghia hatch. Ambos oferecem, como opcionais, duas
bolsas infláveis, ajuste elétrico de altura e manual do
apoio lombar do banco do motorista, encosto de cabeça
central no banco traseiro, computador de bordo, controles
de áudio junto ao volante, faróis de neblina, controle
de tração, retrovisores elétricos e na cor do veículo,
freios ABS, volante revestido em couro e teto solar --
sem comando elétrico, porém. Espera-se preço básico
em torno de R$ 38 mil. Não deverão vir, ao menos por
enquanto, a perua e o três-portas existentes na Europa. O Focus é daqueles carros que provocam paixão ou rejeição, mas não indiferença. A Ford levou a extremos seu conceito New Edge design, que mistura curvas com arestas e foi introduzido aqui pelo Ka. Faróis (com refletor único, enquanto a maioria dos concorrentes utiliza duplo), grade, lanternas e vidro traseiro (hatch), moldura de placa e até os repetidores laterais das luzes de direção têm forma triangular ou com ângulos vivos, ao passo que os arcos dos pára-lamas lembram carros de competição. Continua |
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