Conforto em qualquer terreno Suspensão macia, motor de 218 cv e
muito luxo e |
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Dono do título de utilitário-esporte mais vendido do mundo, o Ford Explorer chegou recentemente ao Brasil no modelo 2000, em versão única Limited V8. Trata-se na verdade de um relançamento, pois a Ford apresentou o motor mais potente -- o anterior era um V6 de quatro litros -- em 1999 e vendeu poucas unidades, acabando por trazê-la este ano com retoques estéticos e aperfeiçoamentos em conforto e segurança. |
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Estilo imponente do Explorer sofreu pequenas mudanças na linha 2000, mas as linhas da traseiras estão um pouco defasadas |
Concorrente direto do
Jeep Grand Cherokee Limited (leia
avaliação),
Mercedes-Benz ML 320 (o 430, embora traga motor V8,
afasta-se em potência e preço) e, em faixa de preço
superior, do Range Rover, o Explorer mantém seu estilo básico
desde 1996, mas traz algumas novidades. O pára-choque
dianteiro incorpora faróis de neblina, as rodas de 16
pol (pneus 255/70) têm novo desenho e há luzes de
cortesia nos estribos e sob os retrovisores externos,
facilitando o acesso em locais escuros. Apesar da imponência típica desses veículos, o desenho começa a mostrar-se antiquado, sobretudo a traseira, muito similar à dos primeiros modelos, trazidos em 1993. Para abrir a porta pode-se optar pelo controle remoto ou pelo teclado alfanumérico junto à maçaneta do motorista, que comanda travamento e alarme através de código secreto, de fábrica ou escolhido pelo usuário. Ele dá acesso a um interior com equipamentos e detalhes de conveniência em profusão, de modo raro mesmo neste segmento. |
Interior sofisticado oferece computador de bordo (no console), pára-sóis duplos e controles de ar-condicionado, áudio e velocidade no volante | ![]() |
Um desses itens é o
transreceptor universal Homelink, instalado no pára-sol
do motorista, que memoriza até três freqüências,
abrangendo controle remoto de garagens e sistemas de
segurança. Oferece também um prático gravador de
mensagens, para aqueles lembretes ao volante que seriam
esquecidos ao sair do carro. Os bancos dianteiros, individuais e revestidos em couro, têm ajuste elétrico até do apoio lombar, e o do motorista oferece três memórias de posição. O volante, ajustável em altura e profundidade, aloja comandos de controle de velocidade, ar-condicionado automático e sistema de áudio. Este inclui, no mesmo equipamento, toca-fitas e toca-CD, de ótima qualidade. Pára-sóis duplos, que podem cobrir parte do pára-brisa e do vidro lateral ao mesmo tempo, permitem eficiente proteção do sol em estradas sinuosas. |
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Conforto
e robustez do Explorer foram postos à prova na avaliação
fora-de-estrada. A O computador de bordo e sistema de verificação instalado no console exibe informações diversas, como consumo e velocidade média, e coordena a manutenção do veículo, como nível e vida útil do óleo lubrificante. O retrovisor interno é fotocrômico e traz um comando para acendimento automático dos faróis em locais escuros, prático ao cruzar túneis com freqüência. Acima dele há bússola digital, indicador de temperatura externa e comandos elétricos do teto solar. O banco traseiro de utilitários-esporte nunca oferece o conforto de um bom automóvel, mas o do Explorer não decepciona. Deveria, porém, ter encosto de cabeça para o passageiro do meio. Detalhe ímpar é o console central com porta-copos, tomada de energia 12 volts, controles de ar-condicionado e áudio e saídas para dois fones de ouvido. É possível até selecionar fontes diferentes (rádio, fita ou CD) da escutada pelos ocupantes dos bancos dianteiros. |
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O sistema de áudio dispõe de toca-fitas e toca-CD no mesmo equipamentos. Abaixo dele, os comandos de ar-condicionado |
O velho 302, ainda presente Embora considerado "moderno" no material de imprensa da Ford, o motor do Explorer é o veteraníssimo 302 (sua cilindrada em polegadas cúbicas, cerca de cinco litros) de comando no bloco, que equipou nossos Galaxie e Maverick. Presente até há alguns anos no Mustang, esse V8 notabiliza-se pelo torque elevado e grande robustez. Continua |
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