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Renovação incompleta

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Após dois anos, o Clio ganha a frente do europeu, mas
permanece com o interior inalterado desde 1999

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Apesar da melhor distribuição de vendas entre os diversos segmentos, gerada pelas novas alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em vigor desde agosto último, o comprador de carros pequenos continua o principal alvo de nossos fabricantes. Em 2002 houve a renovação do Fiesta, Polo e Corsa; este ano teremos os lançamentos do Honda Fit, do Citroën C3 e do Volkswagen Tupi (leia segredo), ao lado de derivações daqueles modelos, como Fiesta Sedan e Corsa Pickup.

Nesse contexto, fica difícil compreender por que a Renault levou quase dois anos para trazer, à versão nacional do Clio, as modificações de estilo implantadas ao modelo europeu em abril de 2001. E o fez apenas em parte: alterações no interior foram descartadas para conter custos. Assim, o "novo" Clio chega dia 20 às concessionárias brasileiras com o jeito de um velho conhecido.

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A nova frente traz um ar mais arrojado e robusto para o Clio, mas na traseira mudam
apenas as lanternas: a carroceria de 1999 está envelhecida diante da concorrência

Ampla reformulação, apenas na frente. A aparência tímida do modelo lançado em 1999 deu lugar a um ar mais robusto, imponente, graças aos amplos grupos óticos triangulares que alojam faróis duplos, redondos e de superfície complexa (pela primeira vez no carro), e as luzes de direção. O conjunto lembra um pouco o da Scénic e marca a eliminação dos faróis superelipsoidais que vinham equipando as versões RT e Si.

O capô tem as laterais mais altas que o centro e o pára-choque agora é o mesmo do francês -- ao contrário do modelo anterior, que havia exigido alterações para aumentar a admissão de ar pelas entradas inferiores. De resto, são novas apenas as lanternas traseiras do hatch, mantendo as dimensões das antigas, e as rodas e calotas. A versão de topo substitui os pneus 175/65-14 pelos 185/60-14.

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No interior, só novos tons, pomo de câmbio e volante em couro: defasado diante do
europeu. Os faróis são duplos em toda a linha, mas sem os baixos superelipsoidais

Onde o Clio europeu mais evoluiu -- e o brasileiro não -- foi no interior. Lá a Renault adotou um painel mais sofisticado, materiais de melhor qualidade e oferece opções como revestimento dos bancos em couro, ajuste de apoio lombar do encosto, controle automático de temperatura do ar-condicionado, computador de bordo, sistema de áudio com disqueteira, limitador de velocidade, assistência elétrica de direção, faróis com lâmpadas de xenônio, rodas de 15 ou 16 pol, bolsas infláveis frontais adaptativas e laterais, câmbio automático (de quatro marchas) ou manual automatizado (QuickShift, de cinco), controle de estabilidade (ESP) e pára-brisa atérmico, que reflete parte do calor. Continua

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Data de publicação: 11/2/03

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